- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
A função exercida pelo veterinário abrange o cuidado da saúde e da qualidade de vida animal, sejam eles os domésticos, para o consumo humano e selvagens. O mercado de trabalho para um médico veterinário é bastante animador, pois se encontra em plena ascensão, ainda mais com um diversificado campo de atuação.
Este profissional pode trabalhar com vínculo empregatício em clínicas e hospitais, na defesa sanitária, promoção de saúde pública, em pesquisa e educação, na área comercial, produção industrial, preservação ambiental. Além de oferecer seus serviços de forma autônoma prestando assessoria ou como empreendedor.
Com tantas oportunidades em vista, um candidato pode encontrar dificuldades para ingressar nesse mercado que exige um certo grau de qualificação. Principalmente, se seu currículo não atender as exigências que os empregadores tanto esperam.
Por isso, que tal descobrir como destacar as habilidades e as experiências profissionais no seu currículo de veterinário? Saiba ainda o que não pode faltar em cada seção e o que é dispensável. Com toda a certeza, tudo isso, aumentará muito suas chances de ser selecionado pelo recrutador.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Veterinário
Fazer um currículo é uma tarefa que demanda tempo, atenção e cuidado. Todos os requisitos que você, como um bom veterinário, tem para atuar na sua profissão. Mas, um currículo diferenciado e específico que te permita competir com outros candidatos às melhores vagas, exigirá muita dedicação. Por essa razão, fizemos um guia simples e completo para te ajudar ao máximo nessa empreitada.
Quer conseguir o emprego que tanto sonhou ou mudar o curso da sua carreira? Você só precisa de um currículo de veterinário com todas as seções necessárias para o recrutador ter a certeza que você é o melhor candidato para a vaga. Veja alguns exemplos de currículo aqui para se inspirar ainda mais!
Pedro Almeida
São Paulo, São Paulo
(11) 23456 7890
pedroalmeida@brmail.com
Rede Social
https://www.linkedin.com/p-a
Perfil Profissional
Veterinário com 8 anos de experiência e amplo conhecimento de condições agudas e crônicas, especializada em cirurgias em animais de pequeno porte. Capaz de oferecer um atendimento diferenciado, com foco no bem-estar do animal.
Histórico Profissional
Março 2023 – Atual
Hospital Veterinário Paes de Barros – São Paulo, SP
Veterinário
- Prestação de orientações aos tutores sobre os cuidados necessários com os animais, descrevendo de forma clara a condução do tratamento, visando a melhora do quadro clínico;
- Administração de medicamentos conforme o quadro clínico do animal, promovendo a assistência adequada para garantir a saúde e o bem-estar do paciente;
- Aplicação de vacinas em animais domésticos, prevenindo a contração de doenças infecciosas a fim de manter a saúde em equilíbrio.
Fevereiro 2020 – Janeiro 2023
Wildvet – São Paulo, SP
Veterinário
- Orientação sobre criação e cuidado de animais, prevenção de doenças e nutrição para grupos variados;
- Parceria com organizações de resgate de animais, policiais ambientais e abrigos para oferecer atendimento gratuito a animais;
- Participação em campanhas de vacinação de animais contra a raiva em comunidades carentes.
Junho 2016 – Janeiro 2020
Centro Veterinário 24h SaveVet – SP
Veterinário
- Execução das tarefas designadas pela equipe, com atenção aos detalhes para evitar erros;
- Apoio à equipe na realização de tarefas diversas conforme a demanda, garantindo a agilidade e eficiência;
- Administração e prescrição de medicamentos, reposição de estoques e controle de substâncias controladas.
Formação Acadêmica
Maio 2013 – Maio 2015
Universidade de São Paulo – SP
Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária
Abril 2005 – Março 2010
Universidade de São Paulo – SP
Graduação em Medicina Veterinária
Habilidades e Competências
- Atenção no preenchimento de fichas e prontuários;
- Conhecimento da legislação de produtos de origem animal;
- Excelente capacidade analítica de exames para prover diagnósticos;
- Habilidade com animais de pequeno e grande porte;
- Cuidado emergencial para animais domésticos;
- Proatividade para melhorar a qualidade dos atendimentos;
- Capacidade de atuar e tomar decisões sob pressão;
- Comunicação objetiva com tutores ao prestar orientações sobre cuidados;
- Segurança e eficiência para atender casos de urgência;
- Empatia no trato com animais e tutores.
Idiomas
Inglês
C1
Avançado
Árabe
A2
Básico
Informações Adicionais
- CRMV: 1010101-SP;
- Programa de Atualização em Doenças Nutricionais e Metabólicas – USP (2023);
- Prática Profissionalizante em Clínica Médica de Pequenos Animais – USP (2022).
Modelos de currículo de Veterinário
É imprescindível organização documental para se trabalhar bem em qualquer área. Ainda mais para os recrutadores durante a seleção de candidatos. Eles jamais perderão tempo com um currículo de veterinário desorganizado, por isso, evite essa situação tendo em mãos um currículo onde informação e organização estejam alinhados.
Além disso, você sabia que o modelo de currículo inadequado é outro fator determinante no processo seletivo? Mas, não se preocupe, vamos te ajudar a fazer um currículo bem sistematizado para garantir o interesse dos empregadores. Desse modo, aumente suas chances escolhendo um modelo de currículo em nosso gerador de currículos, inclua suas informações pessoais, edite e depois baixe no formato de sua preferência.
Olha como seu currículo de veterinário pode ficar. Esses são só alguns exemplos:
Escolha o formato de currículo ideal para Veterinário
Agora que você já sabe qual modelo usar, é hora de pensar no formato. Seu currículo de veterinário precisa combinar suas informações pessoais com um layout interessante. E seguindo nossas dicas, seu currículo será claro e objetivo.
Ademais, a ordem e a importância de cada seção do seu currículo de veterinário será determinada pela sua trajetória profissional. Se você for um veterinário com mais anos de experiência, prefira o formato “cronológico reverso”. Neste caso, as Experiências Profissionais se destacam sendo listadas da mais recente para a mais antiga. Assim, sua evolução profissional será destacada
Se tratando dos estudantes que ainda não concluíram o curso, dos recém-formados, ou daqueles candidatos com pouca experiência, recomendamos o formato de currículo do “tipo funcional”. Neste caso, a seção de Habilidades vem depois do Perfil Profissional. Aqui você realça suas competências, formação acadêmica, certificados e conhecimentos específicos na área.
Por fim, outra dica essencial para a formatação técnica do seu currículo é:
- Selecionar uma fonte de fácil leitura, (como, por exemplo, Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri, etc.);
- Usar fonte no tamanho 10, 11 ou 12;
- Utilizar elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Adotar até duas cores para o layout do documento.
Como escrever um currículo de Veterinário
Para facilitar seu trabalho na hora de selecionar e organizar suas informações, vamos te orientar no que deve ser inserido e evitado em cada seção do seu currículo de veterinário.
Se seu objetivo é captar a atenção empregadores no primeiro momento, a principal coisa a ser feita é: elaborar um currículo com uma estruturação completa, porém, objetiva e concisa. Se você tiver um documento completo, terá maiores chances de ser selecionado pelos recrutadores.
Um bom currículo de veterinário precisa conter as qualificações, habilidades e experiências do candidato. Para impressionar o recrutador, mostre que além do domínio em realizar exame clínico de animais, prescrever tratamento e realizar cirurgias, você também, tem capacidade de agir com coragem e demonstrar habilidade manual, algo fundamental para a profissão do veterinário clínico. Para destacar todos seus pontos fortes, veja, detalhadamente, todas as seções que não podem faltar no seu currículo de veterinário e o que escrever em cada uma delas.
Informação de contato
No topo do currículo, devem aparecer os dados pessoais: seu nome completo, local de residência (apenas a cidade e o estado) e informações de contato (telefone celular e e-mail). Não é necessário informações como número de CPF, estado civil ou data de nascimento. Estes dados serão solicitados quando você avançar no processo seletivo.
Uma dica que pode lhe ser útil é. Mencione aqui o link de alguma rede social voltada para as suas atividades como veterinário, onde você compartilha dicas ou fala sobre questões interessantes à sua profissão. Caso possua um perfil profissional no LinkedIn, deixe o link para os recrutadores poderem acessar informações adicionais que não couberam no seu currículo de veterinário.
Quando terminar de preencher essa seção, verifique se todas as informações estão corretas e atualizadas, já que o empregador entrará em contato com você para tirar dúvidas e para te chamar para a entrevista.
Exemplo de informação de contato para Veterinário
Pedro Almeida
São Paulo, São Paulo
(11) 23456 7890
pedroalmeida@brmail.com
Redes Sociais
www.instagram.com/pedroalmeida
www.linkedin.com/pedroalmeida
Perfil e objetivo profissional
Esta seção serve para que os candidatos se apresentem, diretamente, aos recrutadores. Cative o empregador oferecendo um breve e resumido histórico de suas habilidades, experiências e objetivos profissionais. Com estas informações o recrutador saberá o que você tem a contribuir para a empresa ou organização.
Cada perfil ou objetivo deve ser sempre personalizado para cada oferta de emprego. Por isso, leia mais de uma vez os requisitos da vaga e identifique quais palavra-chaves você pode incluir no texto. Isso ajudará o recrutador a identificar que você é apto para o posto de trabalho.
Os veterinários mais experientes devem optar pelo perfil profissional. Aqui se destaca a evolução da carreira e a ética profissional, além da formação acadêmica e de possíveis especializações. Pode-se incluir as conquistas durante os anos de trabalho (sempre apresentando dados concretos e realistas) sem esquecer das principais qualidades pessoais e profissionais.
Os recém-formados, ou que estão entrando no mercado de trabalho agora, devem incluir um objetivo profissional no currículo. É possível menciona quais desejos se quer conquistar na carreira e como o trabalho pode contribuir para a empresa. Essas informações auxiliarão o recrutador a entender melhor o seu perfil.
Exemplos de perfil profissional para Veterinário
- Veterinário com 8 anos de experiência e amplo conhecimento de condições agudas e crônicas, especializada em cirurgias em animais de pequeno porte. Capaz de oferecer um atendimento diferenciado, com foco no bem-estar do animal.
- Profissional com experiência de cinco anos na área comercial agropecuária, tendo por diferencial o amplo suporte às equipes. Capaz de gerir pessoas e projetos de forma assertiva, visando o alcance das metas.
Experiência profissional
Esta seção do currículo tem sua importância, pois além de aparecer em destaque no centro do documento, serve para os recrutadores terem uma ideia geral do seu histórico profissional. Sem contar que, um profissional que cuida do bem-estar dos animais precisa de alguma forma mostrar que têm conhecimento nessa área. Um ano de experiência já é o suficiente para o profissional ser considerado capaz de atuar no mercado veterinário.
Se você for um candidato com uma carreira extensa, selecione apenas as três últimas experiências, ou as mais relevantes, e informe as atividades exercidas, o nome e a localização do trabalho. Você pode falar das iniciativas pelas quais foi responsável, conquistas em equipe e outros resultados mensuráveis. Por exemplo, se você participou da elaboração de projetos de licenciamento ambiental ou do desenvolvimento de programas de sobrevivência de espécies em extinção, isso merece ser mencionado.
Já para o candidato com pouca experiência, as abordagens serão outras. Este público precisa focar, sobretudo, na formação acadêmica e nas habilidades desenvolvidas ao longo do curso universitário ou tecnológico. Outra dica é: mencione empregos anteriores relacionados à área da saúde animal (como preservação ambiental, farmacológica, biotecnologia, agronomia, etc.), trabalhos voluntários, participação em grupo de pesquisa, apresentação em congressos, etc. Tudo aquilo que o tenham ajudado a desenvolver alguma habilidade relevante para a área veterinária e que seja pertinente à oferta de trabalho.
Exemplo de experiência profissional para Veterinário
Março 2023 – Atual
Hospital Veterinário Paes de Barros – São Paulo, SP
Veterinário
- Prestação de orientações aos tutores sobre os cuidados necessários com os animais, descrevendo de forma clara a condução do tratamento, visando a melhora do quadro clínico;
- Administração de medicamentos conforme o quadro clínico do animal, promovendo a assistência adequada para garantir a saúde e o bem-estar do paciente;
- Aplicação de vacinas em animais domésticos, prevenindo a contração de doenças infecciosas a fim de manter a saúde em equilíbrio.
Fevereiro 2020 – Janeiro 2023
Wildvet – São Paulo, SP
Veterinário
- Orientação sobre criação e cuidado de animais, prevenção de doenças e nutrição para grupos variados;
- Parceria com organizações de resgate de animais, policiais ambientais e abrigos para oferecer atendimento gratuito a animais;
- Participação em campanhas de vacinação de animais contra a raiva em comunidades carentes.
Junho 2016 – Janeiro 2020
Centro Veterinário 24h SaveVet – São Paulo, SP
Veterinário
- Execução das tarefas designadas pela equipe, com atenção aos detalhes para evitar erros;
- Apoio à equipe na realização de tarefas diversas conforme a demanda, garantindo a agilidade e eficiência;
- Administração e prescrição de medicamentos, reposição de estoques e controle de substâncias controladas.
Formação acadêmica
Para o veterinário exercer sua função no mercado de trabalhar, ele precisará comprovar que possuí: ensino superior completo em Medicina Veterinária, residência médica veterinária e registro no Conselho Regional de Medicina Veterinário. Você precisa se dedicar em torno de sete anos para atuar como um profissional da medicina veterinária, após ganhar conhecimentos teórico e prático entre as ciências exatas, biológicas, da saúde, humanas e sociais.
Nessa seção você deve incluir seu histórico acadêmico, excluindo o ensino médio. Então, graduação, especialização, pós-graduação, listando da mais recente para a mais antiga. Por exemplo, se tiver uma pós-graduação, insira essa informação primeiro, seguida da graduação. Vale lembrar que os cursos de pós sempre darão muito prestígio ao seu currículo, comprovando ser um veterinário muito capacitado. Cite a instituição de ensino onde obteve o diploma, o nome do curso e o ano de conclusão.
Para os estudantes que ainda não concluíram a graduação e buscam um estágio, ou para os recém-formados buscando um primeiro emprego, nós temos outra dica. Destaque as participações em eventos ou workshops e cursos complementares. À medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes.
Exemplo de formação acadêmica para Veterinário
Maio 2013 – Maio 2015
Universidade de São Paulo – SP
Mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária
Abril 2005 – Março 2010
Universidade de São Paulo – SP
Graduação em Medicina Veterinária
Habilidades ou competências
Assim como em algumas profissões, as habilidades relevantes para os veterinários variam conforme a área de atuação e o perfil do local do trabalho. Quer ver só um exemplo?
Digamos que você quer atuar em uma clínica médica veterinária, e seu colega de classe quer ingressar na área de biotecnologia. Então, enquanto você precisa demonstrar habilidades na realização de sedação, anestesia e tranquilização de animais, seu colega precisa ter habilidades em desenvolver produtos com técnica de biologia molecular. Porém, para vocês dois se diferenciarem dos demais concorrentes, ambos precisam ter, também, habilidades como: boa comunicação, saber agir em público, exercer liderança, trabalhar em equipe etc.
Assim, as habilidades dividem-se em duas categorias: técnicas e interpessoais. As técnicas são aquelas que você precisa para fazer seu trabalho, na prática, como emitir atestado de saúde animal, elaborar laudo genealógico, analisar produtos. As habilidades interpessoais, são aquelas que você precisa ter para interagir com seus colegas, chefes, clientes. Ambas são significativas para os empregadores e, portanto, fundamentais para incluir em um currículo de veterinário.
Liste as habilidades que possuí e depois, destaque as mais relevantes para a vaga, lembre-se de buscar por palavra-chaves na descrição da oferta para te ajudar nessa tarefa. Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de veterinário:
Habilidades técnicas
- Atenção no preenchimento de fichas e prontuários;
- Conhecimento da legislação de produtos de origem animal;
- Excelente capacidade analítica de exames para prover diagnósticos;
- Habilidade com animais de pequeno e grande porte;
- Cuidado emergencial para animais domésticos.
Habilidades interpessoais
- Proatividade para melhorar a qualidade dos atendimentos;
- Capacidade de atuar e tomar decisões sob pressão;
- Comunicação objetiva com tutores ao prestar orientações sobre cuidados;
- Segurança e eficiência para atender casos de urgência;
- Empatia no trato com animais e tutores.
Idiomas
Embora os animais não falem verbalmente, seus donos ou cuidadores precisam se comunicar com você. Se for trabalhar em algum projeto com equipe estrangeira, ou em uma área turística e precisa atender clientes que não falam português, a comunicação terá que ser feita em alguma língua estrangeira. Por isso, diferencie seu currículo dos outros candidatos adicionando as línguas estrangeiras que tenha certo domínio e por fim, inclua o seu nível de conhecimento.
Exemplo de idioma para Veterinário
Inglês
C1
Avançado
Árabe
A2
Básico
Seções adicionais
Além do idioma, você pode incluir outras informações adicionais que complementem o seu currículo. São elas intercâmbios, prêmios, certificações, hobbies e interesses pessoais. Ou talvez, cursos complementares e seu registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Sempre focando nos requisitos da vaga.
Exemplo de informações adicionais para Veterinário
- CRMV: 1010101-SP
- Programa de Atualização em Doenças Nutricionais e Metabólicas – USP (2023)
- Prática Profissionalizante em Clínica Médica de Pequenos Animais – USP (2022)
Agora que você viu como fazer seu currículo de veterinário de forma bem detalhada e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Veterinário
Faça uma revisão geral
Revise o seu currículo de veterinário para não deixar escapar nenhum erro ortográfico ou gramatical. Erros ou frases mal-escritas podem deixar uma péssima impressão e destruir suas chances de conseguir a vaga desejada.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você for recém-formado, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o recrutador a te considerar para o trabalho. Se você não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação. Seja conciso e objetivo. Afinal, o recrutador tem muitos currículos para ler e dará preferência aos que ele encontrará rapidamente o que está buscando.
Adapte seu currículo para cada oferta
Nunca envie o mesmo currículo para vários lugares, pois o currículo genérico não chamará a atenção do empregador. Tente adaptá-lo à vaga desejada ao incluir palavra-chaves que aparecem na oferta e aumente suas chances de ser contratado.
Use o nosso gerador de currículos
Com o gerador de currículos, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para usar no seu perfil profissional e descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Veterinário
Que detalhes pessoais devo incluir em meu currículo de veterinário?
Mesmo não sendo obrigatório, você pode incluir hobbies ou interesses pessoais na seção “Informações Adicionais”. Fale detalhes relevantes que sejam úteis para o seu no currículo de veterinário. Isso ajudará o recrutador a reconhecer seu envolvimento com a comunidade e com a profissão. Por exemplo, se a vaga está direcionada para o trato com animais marino, e você gosta de surfar ou velejar, adicione isso ao seu currículo.
Minha formação é muito extensa, devo incluir todos os meus estudos em meu currículo de veterinário?
Não deve. Você pode incluí-lo no seu Currículo da Plataforma Lattes, mais direcionado para a área acadêmica e de pesquisa. Deixe seu currículo de veterinário mais curto e objetivo ao focar nas informações mais importantes para a específica vaga. Por exemplo, se a oferta é para trabalhar em zoológico e você tem certa experiência com animais selvagens, destaque essa informação em seu currículo de veterinário.
Como incluir palavras-chave em meu currículo de veterinário?
As empresas usam um software chamado ATS, cuja função é facilitar a vida dos recrutadores, detectando palavras-chave nos currículos. Portanto, ao incluir as palavras certas você terá mais chances de chegar à fase da entrevista. Para descobrir quais são essas palavras, leia a oferta de emprego com atenção e tente identificar que características e habilidades os empregadores estão buscando. Se você incluir essas palavras, seu currículo passará no filtro do software e o recrutador vai saber que o seu perfil se encaixa na vaga.
Exemplos de currículo
Consiga a vaga que você deseja com um currículo de veterinário perfeito
O momento de conseguir o emprego que está procurando é agora. Sua experiência e suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você tanto quer. Experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de veterinário ideal.
* Bold não é associada à essas empresas.