- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
O universo de atuação para um profissional de TI vai além do horizonte. Você pode trabalhar como analista de infraestrutura ou de suporte de TI, gerente de projetos de TI, coordenador, diretor, consultor ou gestor de TI, etc. Muitos setores da economia precisam de profissionais de TI, sobretudo, aqueles que possuem atividades de tecnologia da informação e comunicação em seu corpo institucional.
Não importa se você é um profissional de longa data ou um recém-formado. O mercado da TI e IA está em pleno desenvolvimento e absorve os melhores candidatos. Para conquistar uma vaga nesse universo de possibilidades, você precisa de um currículo de TI que destaque o seu potencial e te diferencie da concorrência.
Busque aqui
Exemplos de currículo de TI
Veja esses exemplos de currículos que podem te inspirar!
Antônio Melo Fernandes
São Luís, Maranhão
(31) 2808-8597
a.fernandes@brmail.com
Perfil & Portfólio
linkedin.com/amf
behave.net/amf
Perfil Profissional
Profissional com experiência de oito anos como Gerente e Consultor de T.I. tendo por diferencial o amplo suporte às equipes. Capaz de gerir pessoas e projetos assertivamente, visando o alcance das metas.
Histórico Profissional
Fevereiro 2021 – Atual
Serhum Consultoria em RH – São Luís, Maranhão
Consultor de T.I.
- Levantamento e especificação de requisitos para o desenvolvimento de um sistema, identificando as necessidades junto aos clientes que o utilizariam para o trabalho ser feito com confiança e eficiência.
- Realização de testes funcionais no sistema, detectando possíveis problemas de interface, comportamento e desempenho, de modo a garantir o funcionamento correto de determinados comandos.
- Participação em reuniões com outros membros da equipe para analisar requisitos e discutir soluções aos problemas apresentados, prestando apoio na criação de estratégias para a execução dos trabalhos.
Agosto 2017 – Janeiro 2021
Timenow – São Luís, Maranhão
Gerente de Projetos de T.I.
- Planejamento da realização do trabalho, gerenciando as rotinas e o cumprimento dos requisitos dos projetos para atender às necessidades técnicas dos clientes.
- Gerenciamento das equipes envolvidas nos projetos, delimitando as funções de cada colaborador conforme a área de atuação, mantendo contato constante para assegurar os padrões de qualidade da empresa.
- Gerenciamento do orçamento disponível, distribuindo os recursos conforme a demanda de cada etapa do projeto para tomar decisões que se adequassem aos custos estimados no planejamento.
Fevereiro 2016 – Julho 2017
Otimize RH – São Luís, Maranhão
Gerente de Operação de T.I.
- Planejamento da realização do trabalho, gerenciando as rotinas e o cumprimento dos requisitos dos projetos para atender às necessidades técnicas dos clientes.
- Documentação dos projetos, efetuando ajustes e atualizações do cronograma no decorrer da implantação, gerando relatórios periódicos.
- Condução de reuniões periódicas de alinhamento a partir dos pontos identificados no monitoramento das tarefas, a fim de garantir o sucesso do projeto.
Formação Acadêmica
2017 – 2019
Universidade Federal do Maranhão – São Luís
Especialização em Interdisciplinar em Método e Modelagem Computacional
2015 – 2016
Universidade Federal do Maranhão- São Luís
Especialização em Matemática Computacional
2010 – 2014
Universidade Federal do Maranhão – São Luís
Graduação em Ciência da Computação
Habilidades
- Sólido conhecimento do funcionamento do sistema Protheus;
- Atenção aos detalhes para detectar códigos mal escritos;
- Habilidade de síntese ao redigir documentos técnicos;
- Domínio das técnicas de teste de caixa-preta;
- Capacidade de atuar coletivamente na solução de problemas;
- Liderança para coordenar atividades de projetos de TI;
- Boa didática e desenvoltura para conduzir treinamentos;
- Boa comunicação verbal para instruir equipes de TI.
Certificações
- Project Management Professional (PMP) (2020);
- Microsoft Certified: Azure Solutions Architect Expert (2019);
- Cisco Certified Network Professional (CCNP) (2018);
- Cisco Certified Network Associate (CCNA) (2018).
Idiomas
Inglês
C1
Avançado
Alemão
B1
Pré-intermediário
Ferramentas & Plataformas
- Python/R;
- SQL Server;
- JUnit;
- Amazon Web Services;
- AutoCAD.
Modelos de currículo de TI
Você é um profissional experiente ou recém-formado que precisa atualizar ou fazer o seu currículo de TI? Veja um modelo de currículo para TI personalizado em nosso gerador. Preencha com suas informações, edite e baixe no formato que desejar. Olha esses modelos! O seu também pode ficar assim.
Escolha o formato de currículo ideal para TI
Organização é uma palavra mágica no mundo da tecnologia da informação. Lidar com uma quantidade abissal de dados e documentos sem padronização deve ser um desgaste mental. Você tem vontade de jogar tudo para o alto. Não é? Os recrutadores também! Quando se deparam com currículos bagunçados. Eles não perdem tempo.
Evite que o seu currículo de TI encontre o caminho da lixeira. Dedique um momento para trabalhar na estrutura dos textos e dos gráficos, redigindo um currículo de TI objetivo e profissional. Mas você não sabe ordenar as seções do CV? Sem problemas, vamos te mostrar! Porque, o seu nível de experiência determina a ordem e a organização das seções.
Os recrutadores indicam o formato “cronológico reverso” para os candidatos experientes, pela viabilidade em acompanhar a evolução profissional. Nele, as Experiências Profissionais ganham destaque sendo listadas da mais recente para a mais antiga.
Entretanto, os estudantes ou recém-formados podem optar pelo formato “funcional”. Aqui, a seção de Habilidades é seguida do Resumo Profissional. Você destaca suas competências, formação acadêmica, e conhecimentos específicos na área de TI, para compensar sua inexperiência de trabalho.
Por fim, seu currículo de TI deve ter a seguinte formatação técnica:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Adoção de até duas cores para o layout.
Como escrever um currículo de TI
Você é um especialista em produzir e aperfeiçoar soluções em sistema de informação, mas na hora de redigir o seu currículo de TI, você não se sente muito seguro. Não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a conquistar seus objetivos profissionais.
Por isso criamos esse Guia Completo e Simplificado para você fazer um currículo para área de TI que aumente suas chances de ser convocado para uma entrevista. Conheça as seções obrigatórias e saiba como destacar suas qualidades, habilidades e conhecimento específico na área.
Informação de contato
A primeira seção tem a função de um cartão e visita. Você deixa à disposição apenas as informações de contato, sem necessidade CPF, estado civil, etc.
Por isso, inclua apenas estas informações no seu currículo de TI:
- Seu nome completo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita profissionalismo e seriedade).
- Sites, portfólio, ou perfil em rede social relacionado a sua prática profissional (opcional).
Caso queira deixar o link do seu perfil no LinkedIn, o recrutador pode ter acesso a mais informações profissionais suas. Porém, se você for da área de design, arquitetura ou, simplesmente, se quiser apresentar o seu trabalho antes da entrevista, aposte em um portfólio.
Ele é um adicional valioso no seu currículo de TI. O portfólio demonstra, visualmente, suas habilidades práticas, comprova sua experiência, fortalece sua marca pessoal e, lógico, te diferencia dos concorrentes na hora da seleção dos currículos.
Exemplo de informação de contato para TI
Antônio Melo Fernandes
São Luís, Maranhão
(31) 2808-8597
a.fernandes@brmail.com
Perfil & Portfólio
linkedin.com/amf
behave.net/amf
Perfil e objetivo profissional
Gostaria de convencer o recrutador a te chamar para entrevista? Então! Escreva um perfil ou objetivo profissional mostrando que você é o melhor candidato. Hábil em usar diferentes linguagens de programação que atendem às necessidades exclusivas do empregador.
Para isso, você precisa redigir um texto curto, consolidando suas qualidades, habilidades e aspirações no seu currículo de TI apenas considere:
- Não ultrapassar 100 palavras;
- Escrever na terceira pessoa do singular;
- Usar um tom formal;
- Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Ler a descrição da oferta, em busca de palavras-chave, ajuda muito. Porque, o empregador desenha o perfil ideal do candidato através dos requisitos descritos na vaga. Por exemplo, se o trabalho é para Gerente de TI com conhecimento em Servidores Microsoft (DNS, DHCP, Fileserver, E-mails, FTP) e você domina esses sistemas e protocolos. Coloque essas informações no seu texto.
Para os profissionais em TI com mais experiência, o perfil profissional é o mais adequado. Você destaca sua evolução e ética profissional, formação acadêmica e especializações. Não deixe de fora suas conquistas e principais qualidades. Os candidatos inexperientes, como estudantes e recém-formados, podem fazer um objetivo profissional. Você manifesta quais desejos quer conquistar na carreira e como o seu trabalho pode contribuir para a empresa.
Exemplos de perfil profissional para TI
- Profissional com experiência de oito anos como Gerente e Consultor de TI tendo por diferencial o amplo suporte às equipes. Capaz de gerir pessoas e projetos assertivamente, visando o alcance das metas.
- Profissional com histórico de liderança de equipes, capaz de tomar decisões assertivas a fim de alcançar as metas estabelecidas. Experiência de 10 anos em treinamento e desenvolvimento de funcionários, com foco na entrega de um serviço de excelência.
Experiência profissional
A experiência de trabalho é muito importante para um profissional de TI com um percurso laboral maior. Porém, isso pode variar conforme a sua área de atuação. Por exemplo, são exigidos mais de cinco anos de experiência para arquiteto de soluções, diretores e gerentes de TI, enquanto os analistas de TI só precisam de dois anos.
Mas você é estudante ou recém-formado? Sem problemas, o mercado está cheio de oportunidades e os candidatos em processo de formação, também, encontrarão seu lugar ao sol!
Os candidatos mais experientes devem incluir, no currículo profissional de TI, as três últimas experiências, ou as mais importantes da carreira. Depois é só listá-las da mais recente para a mais antiga. Vale de tudo, experiência como autônomo, com ou sem carteira assinada, consultor, etc.
Já o grupo inexperiente precisa focar nas experiências práticas ou em algum trabalho, mesmo que não remunerado na área de TI, AI, ou afins. Como freelancer, estágio, voluntariado, participação em projetos acadêmicos, bolsista, etc.
Preencha essa seção incluindo essas informações no seu currículo de TI. Sempre forneça dados verídicos ou que podem ser mensuráveis:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo;
- Nome da organização onde trabalhou (instituição pública, privada ou sem fins lucrativos). Para os autônomos (use “autônomo” ou “consultor”);
- Localização do local de trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Lembre-se de destacar as informações que forem pertinentes à vaga quando descrever suas atividades. Por exemplo, quer trabalhar como Diretor de Processos de TI? Dê ênfase a experiência em analisar tendências de mercado e inovações tecnológicas e habilidades em gerenciar equipes. Ou como Desenvolvedor de TI? Foque nos trabalhos em desenvolvimento e implantação de sistemas de TI.
Exemplo de experiência profissional para TI
Fevereiro 2021 – Atual
Serhum Consultoria em RH – São Luís, Maranhão
Consultor de T.I.
- Levantamento e especificação de requisitos para o desenvolvimento de um sistema, identificando as necessidades junto aos clientes que o utilizariam para o trabalho ser feito com confiança e eficiência.
- Realização de testes funcionais no sistema, detectando possíveis problemas de interface, comportamento e desempenho, de modo a garantir o funcionamento correto de determinados comandos.
- Participação em reuniões com outros membros da equipe para analisar requisitos e discutir soluções aos problemas apresentados, prestando apoio na criação de estratégias para a execução dos trabalhos.
Agosto 2017 – Janeiro 2021
Timenow – São Luís, Maranhão
Gerente de Projetos de T.I.
- Planejamento da realização do trabalho, gerenciando as rotinas e o cumprimento dos requisitos dos projetos para atender às necessidades técnicas dos clientes.
- Gerenciamento das equipes envolvidas nos projetos, delimitando as funções de cada colaborador conforme a área de atuação, mantendo contato constante para assegurar os padrões de qualidade da empresa.
- Gerenciamento do orçamento disponível, distribuindo os recursos conforme a demanda de cada etapa do projeto para tomar decisões que se adequassem aos custos estimados no planejamento.
Fevereiro 2016 – Julho 2017
Otimize RH – São Luís, Maranhão
Gerente de Operação de T.I.
- Planejamento da realização do trabalho, gerenciando as rotinas e o cumprimento dos requisitos dos projetos para atender às necessidades técnicas dos clientes.
- Documentação dos projetos, efetuando ajustes e atualizações do cronograma no decorrer da implantação, gerando relatórios periódicos.
- Condução de reuniões periódicas de alinhamento a partir dos pontos identificados no monitoramento das tarefas, a fim de garantir o sucesso do projeto.
Formação acadêmica
Para atuar na área de TI, você precisa de um diploma de nível superior. Pode ser bacharelado ou tecnológico em Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou de Software, ou áreas afins. Na faculdade, você aprenderá sobre IA, machine learning, desenvolvimento Web e mobile, etc.
Entretanto, como sua área de atuação requer constante atualização, é preciso investimento em cursos de capacitação, especialização, pós-graduação ou, até mesmo, certificações. A formação educacional mais ampla dará um upgrade no seu currículo de TI, te destacando da multidão na hora da seleção dos currículos.
Então, vá listando a sua formação, da mais recente para a mais antiga e depois cite a instituição onde estudou, o nome do curso e o ano de formação. Para quem ainda não terminou os estudos, é importante indicar o ano de conclusão. Se você busca pelo primeiro emprego ou estágio, vale indicar participações em minicursos, eventos ou oficinas relevantes ao trabalho que está se candidatando. Essas informações vão se tornando desnecessárias, à medida que sua carreira avança.
Exemplo de formação acadêmica para TI
2017 – 2019
Universidade Federal do Maranhão São Luís
Especialização Interdisciplinar em Método e Modelagem Computacional
2015 – 2016
Universidade Federal do Maranhão São Luís
Especialização Matemática Computacional
2010 – 2014
Universidade Federal do Maranhão São Luís
Graduação Ciência da Computação
Habilidades ou competências
A área de TI é abrangente e diversificada e as habilidades podem variar conforme o campo de especialização e o papel desempenhado em uma empresa. Os profissionais de TI precisam manter-se em constante atualização devido à natureza dinâmica da sua área de trabalho. Isto requer, acompanhamento contínuo das novas tendências e tecnologias emergentes.
Para aumentar suas chances de ser convocado para uma entrevista, demonstre outras competências no seu currículo de TI. Por exemplo, fluência em língua estrangeira, cooperação em equipe, etc. Você pode ler a descrição da vaga e buscar quais habilidades você possui e quais outras você pode adicionar. Lembre-se de incluir habilidades técnicas e interpessoais em um currículo de um profissional de TI, com ou sem experiência.
As técnicas são necessárias para o seu trabalho prático, como montar protótipo dos sistemas, estabelecer indicadores de desempenho e de qualidade, administrar banco de dados, etc. As interpessoais são importantes para a interação individual ou em grupos, como demonstrar capacidade de proatividade, trabalhar sob pressão, contornar situações adversas.
Ambas são importantes para os empregadores e fundamentais para incluir em um currículo de TI. Veja alguns exemplos de habilidades técnicas e interpessoais para um currículo profissional de TI:
Habilidades técnicas
- Sólido conhecimento do funcionamento do sistema Protheus;
- Atenção aos detalhes para detectar códigos mal escritos;
- Habilidade de síntese ao redigir documentos técnicos;
- Domínio das técnicas de teste de caixa-preta.
Habilidades interpessoais
- Capacidade de atuar coletivamente na solução de problemas;
- Liderança para coordenar atividades de projetos de TI;
- Boa didática e desenvoltura para conduzir treinamentos;
- Boa comunicação verbal para instruir equipes de TI.
Idiomas
Não é obrigatório você saber inglês para trabalhar com TI, porém será complicado ingressar nesse mercado sem conhecer essa língua. Muitas empresas têm como requisito específico o conhecimento do inglês e este idioma é importante para você se manter competitivo e progredir na carreira.
Durante a sua carreira você precisará passar por treinamentos, fazer cooperação ou colaboração com equipe estrangeira e, sabendo apenas o português, limita sua atuação no mercado. Por isso, invista no aprendizado de um idioma estrangeiro e preencha essa seção com as línguas que você tem conhecimento e o nível de proficiência.
Exemplo de idioma para TI
Inglês
C1
Avançado
Alemão
B1
Pré-intermediário
Seções adicionais
Além do idioma, você pode incluir outras informações adicionais que complementam o seu perfil profissional, como prêmios, hobbies e interesses pessoais, cursos livres, certificações, etc, sempre considerando os requisitos da vaga. Aqui é, também, o local onde você pode incluir os softwares ou ferramentas que domina.
Exemplo de ferramentas e plataformas para TI
- Python/R;
- SQL Server;
- JUnit;
- Amazon Web Services;
- AutoCAD.
Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu currículo de TI e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de TI
A seguir algumas dicas para você fazer um currículo de TI perfeito.
Revise todo o seu currículo com atenção
Evite erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e acabam com as suas chances de ser chamado para a entrevista.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação, lembre-se que com tantos currículos para avaliar, o recrutador dará preferência aos que são concisos e objetivos.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo genérico não se destacará na corrida por uma vaga. Tente ao máximo adaptá-lo à oferta que está se candidatando. Busque e inclua palavras específicas que aparecem na vaga.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de TI, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de TI
Devo incluir minhas expectativas profissionais em meu currículo de TI?
O mais recomendado é não incluir. Isso pode deixar uma má impressão de que você é arrogante. Além de ser uma informação fora do contexto. Seu currículo deve destacar, sobretudo, suas qualificações, habilidades, formação educacional, experiências profissionais e suas conquistas no mundo laboral. Você pode expressar esse detalhe importante na hora da entrevista quando o recrutador quiser saber mais das suas metas, aspirações e interesses na carreira. Será o ambiente mais propício para contextualizar suas expectativas profissionais.
Que tipo de educação adicional devo incluir em meu currículo de TI?
Como a grande parte dos concorrentes possui as mesmas formações acadêmicas que você, foque em cursos onlines, treinamentos específicos ou certificações relevantes para profissionais de TI. Alguns certificados que podem enriquecer o seu currículo de TI são: certificações de Segurança da Informação (CISSP, CompTIA Security+), certificações Google Cloud Platform (GCP), certificações AWS (Amazon Web Services), etc. Com certeza isso será um fator determinante na seleção.
Posso incluir a minha experiência como freelancer em meu currículo de TI?
Sim! Muitos freelancers gostam dessa modalidade de trabalho, ou são autônomos para se manterem ativos enquanto procuram algo mais fixo. Se esse é o seu caso, não deixe de mencionar o período atuando como freelancer em seu currículo de TI e destaque os projetos relevantes que você realizou desta forma.
Exemplos de currículo
Consiga a vaga certa com um currículo de TI impecável
O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de TI perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.