- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
Indivíduos que lidam com questões cognitivas, psicomotoras e afetivas recebem a atenção especializada dos terapeutas ocupacionais. Esses profissionais ajudam a restaurar a independência e aprimorar as condições de vida. Por meio de avaliações, desenvolvimento de planos de tratamento e aplicação de técnicas específicas, eles melhoram as funções cognitivas e motoras. Além disso, são fundamentais para tornar o ambiente ao redor dos pacientes mais seguro e acessível.
Com esta gama de habilidades, os terapeutas ocupacionais podem encontrar vagas de trabalho em residências particulares, hospitais e clínicas especializadas, casas de repouso e centros de reabilitação. Entretanto, quando o paciente precisa receber um tratamento mais abrangente, esses terapeutas trabalham de forma interdisciplinar com outros profissionais da saúde.
Confira como ressaltar suas melhores qualidades, qualificações, experiências profissionais e treinamentos no seu currículo de terapeuta ocupacional agora mesmo!
Busque aqui
Exemplos de currículo de Terapeuta Ocupacional
Está buscando um primeiro emprego? Ou mudou de trabalho e precisa atualizar o seu currículo de terapeuta ocupacional? Confira alguns exemplos de currículo de sucesso nas áreas de saúde e assistência social.
Teodora Coronado
Montes Claros, Minas Gerais
(38) 2301-4488
teodora.coro@brmail.com
linkedin.com/teo
Perfil Profissional
Profissional com sete anos de experiência, capaz de promover a reabilitação física e psíquica do paciente a fim de melhorar a qualidade de vida. Com fortes habilidades de planejamento, solução de problemas e criação de relacionamentos.
Histórico Profissional
Junho 2021 – Atual
Clínica Desenvolva-se – Montes Claros, MG
Terapeuta Ocupacional
- Auxílio para os pacientes realizarem suas atividades cotidianas, prezando sempre pela autonomia e independência dos indivíduos.
- Desenvolvimento de relatórios de acompanhamento terapêutico, analisando quais foram os avanços alcançados pelo paciente, bem como os pontos de melhoria.
- Orientação a pacientes e familiares sobre os exercícios realizados, reforçando a importância da prática em casa.
Março 2018 – Maio 2021
Clínica Sete Sentidos – Montes Claros, MG
Terapeuta Ocupacional
- Criação de protocolos e procedimentos padrão, visando a uniformidade no atendimento, assim como a excelência na terapia oferecida.
- Supervisão on-line dos casos atendidos, garantindo que os pacientes estivessem saudáveis e em constante evolução.
- Prescrição de alta aos pacientes que cumprissem os objetivos propostos, salientando seu progresso e os parabenizando pela conquista.
Janeiro 2017 – Fevereiro 2018
Unimed Montes Claros – Montes Claros, MG
Terapeuta Ocupacional
- Controle do desenvolvimento e progresso dos pacientes, por meio de avaliações periódicas e registros precisos, acompanhando o avanço no tratamento.
- Conferência de prescrições médicas e terapêuticas, assegurando a correta aplicação dos tratamentos e intervenções.
- Elaboração de relatórios e pareceres técnicos, descrevendo a evolução e os resultados alcançados durante o processo.
Formação Acadêmica
2015 – 2017
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte
Especialização em Fisioterapia
2010 – 2014
Universidade Federal de Minas Gerais BH – Belo Horizonte
Graduação em Terapia Ocupacional
Habilidades
- Responsabilidade para cumprir com o código de ética da área;
- Entendimento das políticas públicas de seguridade social;
- Conhecimento em técnicas de prevenção de lesões;
- Boa comunicação com pacientes, equipes e familiares;
- Trabalho multidisciplinar colaborativo;
- Desenvoltura para trabalho em equipe;
- Aptidão para atendimento infantil e adulto;
- Zelo pelo bem-estar físico e mental dos pacientes.
Informações Adicionais
- CREFITO 4/123456;
- Certificada em Integração Sensorial de Ayres (Ludens Cursos, 2023);
- Certificada em Terapia Cognitiva-Comportamental (Instituto Emotive, 2022);
- Curso Livre em Acompanhante Terapêutica, (Instituto Singular, 2019).
Modelos de currículo de Terapeuta Ocupacional
Você encontrou uma ótima vaga de trabalho e precisa de um currículo que transmita a imagem de candidato acessível, dedicado e profissional. Um modelo certo de currículo pode valorizar suas qualidades e informações, destacá-lo entre os concorrentes e atrair a atenção do recrutador.
Encontre um modelo de currículo de terapeuta ocupacional em nosso gerador que seja único como você! Preencha com os seus dados e personalize da melhor maneira. Se quiser, pode até incluir uma foto! Baixe no formato que desejar e boa sorte!
Olha os modelos escolhidos pela Teodora! Qual é o seu preferido: o modelo elegante, clássico ou criativo?
Escolha o formato de currículo ideal para Terapeuta Ocupacional
Veja como estruturar o seu currículo de uma forma específica para valorizar sua candidatura, pois o seu nível de experiência determinará a ordem de importância das seções.
Se você é um terapeuta experiente, o formato “cronológico reverso” é o mais indicado. Com ele, você destaca suas “Experiências Profissionais” e “Formação Acadêmica” da mais recente para a mais antiga. Ao contrário, o terapeuta recém-formado que precisa prestigiar as “Habilidades e Competências” deve optar pelo formato “funcional”.
Para que seu currículo de terapeuta ocupacional seja claro e legível, formate-o assim:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Cambria, Arial ou Calibri, etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points (marcadores) para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Adoção de até duas cores para o arranjo visual.
Como escrever um currículo de Terapeuta Ocupacional
Preencher um currículo é muito simples, mas fique atento para não esquecer nenhuma seção obrigatória. Ao fim, se desejar, pode incorporar informações adicionais que potencialize sua candidatura e que sejam pertinentes para a vaga.
Preparamos um guia que te ajudará a destacar os seus pontos fortes e suas melhores habilidades. Além das dicas de redação para candidatos com ou sem experiência. Vem conferir!
Informação de contato
No topo do seu currículo, você não precisa incluir nada mais do que:
- Seu nome completo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita profissionalismo e seriedade);
- Perfil profissional em redes sociais (opcional).
Dados pessoais como idade, estado civil, CPF, RG e título de eleitor não agregam valor ao seu currículo. No entanto, se você possui um perfil profissional ativo em redes sociais como LinkedIn, Instagram, ou um Currículo Lattes com suas publicações, este é o lugar certo para incluí-los.
O recrutador poderá acessar suas produções, publicações e comentários positivos de seus pacientes, criando um impacto positivo para a sua candidatura.
Exemplo de informação de contato no currículo de terapeuta ocupacional
Teodora Coronado
Montes Claros, Minas Gerais
(38) 2301-4488
teodora.coro@brmail.com
linkedin.com/teo
Perfil e objetivo profissional
Para se apresentar aos recrutadores, inclua um perfil profissional falando do seu trabalho, formação, ética profissional e habilidades se você é um terapeuta experiente. No entanto, se você é recém-formado, fale dos seus objetivos profissionais destacando suas habilidades. Essa é uma ótima maneira de se sobressair dos demais candidatos.
O texto ideal deve:
- Não ultrapassar 60 palavras;
- Ser escrito na terceira pessoa do singular;
- Ter um tom formal;
- Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Leia a descrição da vaga para encontrar palavras-chave que podem te ajudar a adequar o conteúdo do texto. Quer ver um exemplo? Uma clínica especializada em saúde mental busca um terapeuta ocupacional para integrar o quadro de funcionários. Ele deve trabalhar no atendimento, habilitação e reabilitação de pacientes, além de realizar diagnósticos e orientar familiares e equipe. Se você tem conhecimento nesse tipo de atividade e sabe compartilhar informação com equipe multidisciplinar, inclua isso no seu resumo.
Exemplos de perfil profissional no currículo de terapeuta ocupacional
- Profissional com sete anos de experiência, capaz de promover a reabilitação física e psíquica do paciente a fim de melhorar a qualidade de vida. Com fortes habilidades de planejamento, solução de problemas e criação de relacionamentos.
- Terapeuta Ocupacional atencioso com os pacientes e com grande conhecimento em técnicas de prevenção de lesões. Experiência com aconselhamento sobre cuidados com a saúde e elaboração de relatórios e pareceres técnicos.
Experiência profissional
Se você já exerceu a função de terapeuta ocupacional há algum tempo, selecione no máximo três experiências de trabalho e vá listando da mais recente para a mais antiga.
Porém, os estudantes que continuam em processo de formação e os recém-formados que não têm muita experiência profissional, podem incluir as experiências práticas. Elas foram adquiridas durante os seus estudos através dos estagiários, bolsas de estudos, residência médica, treinamentos supervisionados ou trabalhos voluntários.
Lembre-se de descrever as habilidades adquiridas em trabalhos anteriores que sejam pertinentes para a vaga em questão. Por exemplo. Digamos que uma clínica pediátrica busca um terapeuta ocupacional para avaliar e atender crianças e adolescentes, aplicando e monitorando planos terapêuticos personalizados para cada paciente com base no diagnóstico pré-estabelecido.
Destaque suas experiências e treinamentos no atendimento clínico de crianças e adolescentes. Suas atividades realizadas com pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e aplicação de métodos como Análise Comportamental Aplicada (ABA), Integração Sensorial, Denver e Bobath.
Preencha essa seção incluindo essas informações no seu currículo:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo;
- Nome da instituição em que trabalhou. Caso tenha atuado em casa de família, escreva “Sobrenome da Família”, “Casa de Família” ou “Autônomo”.
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Exemplo de experiência profissional no currículo de terapeuta ocupacional
Junho 2021 – Atual
Clínica Desenvolva-se – Montes Claros, MG
Terapeuta Ocupacional
- Auxílio para os pacientes realizarem suas atividades cotidianas, prezando sempre pela autonomia e independência dos indivíduos.
- Desenvolvimento de relatórios de acompanhamento terapêutico, analisando quais foram os avanços alcançados pelo paciente, bem como os pontos de melhoria.
- Orientação a pacientes e familiares sobre os exercícios realizados, reforçando a importância da prática em casa.
Março 2018 – Maio 2021
Clínica Sete Sentidos – Montes Claros, MG
Terapeuta Ocupacional
- Criação de protocolos e procedimentos padrão, visando a uniformidade no atendimento, assim como a excelência na terapia oferecida.
- Supervisão on-line dos casos atendidos, garantindo que os pacientes estivessem saudáveis e em constante evolução.
- Prescrição de alta aos pacientes que cumprissem os objetivos propostos, salientando seu progresso e os parabenizando pela conquista.
Janeiro 2017 – Fevereiro 2018
Unimed Montes Claros – Montes Claros, MG
Terapeuta Ocupacional
- Controle do desenvolvimento e progresso dos pacientes, por meio de avaliações periódicas e registros precisos, acompanhando o avanço no tratamento.
- Conferência de prescrições médicas e terapêuticas, assegurando a correta aplicação dos tratamentos e intervenções.
- Elaboração de relatórios e pareceres técnicos, descrevendo a evolução e os resultados alcançados durante o processo.
Formação acadêmica
É preciso ter curso superior em Terapia Ocupacional além de ter registro ativo no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO) para atuar nessa área. Os candidatos com especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado têm maiores chances de se destacar nos processos seletivos.
Assim, liste a sua formação acadêmica mais recente e vá retrocedendo. Escreva o nome do curso, da instituição e o ano de conclusão. Se você não completou os estudos, informe a possível data de formação.
Veja este exemplo abaixo:
Exemplo de formação acadêmica para terapeuta ocupacional
2015 – 2017
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte
Especialização em Fisioterapia
2010 – 2014
Universidade Federal de Minas Gerais BH – Belo Horizonte
Graduação em Terapia Ocupacional
Habilidades ou competências
Qualquer profissional com ou sem experiência precisa demonstrar algumas habilidades técnicas, indispensáveis na realização de tarefas práticas. Como: estimular desenvolvimento neuro-sensório-motor e percepto-cognitivo, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, além de acompanhar evolução terapêutica.
Entretanto, habilidades interpessoais são fundamentais para você lidar com a pessoa que receberá os seus cuidados, com os familiares e a equipe de trabalho. Por exemplo: demonstrando capacidade de acolhimento, empatia e tomadas de decisões.
Leia a oferta de emprego para destacar quais habilidades requeridas você possui e inclua na sua lista. Seis a dez habilidades já são o suficiente. Vamos a um exemplo prático?
Uma casa de repouso precisa de um terapeuta que planeje e desenvolva planos de reabilitação para seus pacientes com deficiências psíquicas. Você pode incluir habilidades em avaliação psicológica e funcional, promoção da saúde mental e bem-estar, conhecimento de atividades que estimulem as funções cognitivas e sensoriais dos idosos.
Veja mais alguns exemplos de habilidades para um currículo de terapeuta ocupacional:
Habilidades técnicas
- Responsabilidade para cumprir com o código de ética da área;
- Entendimento das políticas públicas de seguridade social;
- Conhecimento em técnicas de prevenção de lesões;
- Boa comunicação com pacientes, equipes e familiares.
Habilidades interpessoais
- Trabalho multidisciplinar colaborativo
- Desenvoltura para trabalho em equipe;
- Aptidão para atendimento infantil e adulto;
- Zelo pelo bem-estar físico e mental dos pacientes.
Seções adicionais
Agora que você preencheu todas as seções obrigatórias no seu currículo de terapeuta ocupacional e quiser incluir mais informações, como o número do seu registro no CREFITO, chegou o momento certo. Você pode inserir seções adicionais para registrar cursos, idiomas, oficinas, trabalhos voluntários, certificados, formação complementar que podem ser importantes no momento da seleção de candidatos.
Exemplo de informações adicionais para terapeutas ocupacionais
- Registro no CREFITO 4/123456;
- Certificada em Integração Sensorial de Ayres (Ludens Cursos, 2023);
- Certificada em Terapia Cognitiva-Comportamental (Instituto Emotive, 2022);
- Curso Livre em Acompanhante Terapêutica (Instituto Singular, 2019).
Como fazer uma carta de apresentação para Terapeuta Ocupacional
Você sabia que uma carta de apresentação para emprego pode aumentar ainda mais suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de trabalho? Uma carta te ajuda a se apresentar profissionalmente, demonstrando suas qualificações, experiências e o seu interesse pela vaga. Ao usar o nosso gerador, você escreve sua carta sem nenhuma complicação.
Os terapeutas sem experiência se beneficiam com a carta ao realçar outras qualidades transferíveis que não aparecem no currículo. Sobretudo, habilidade de comunicação tanto para a pessoa cuidada quanto para seus familiares ou equipe multidisciplinar. Mostre entusiasmo e motivação para trabalhar. Evidencie sua disponibilidade e capacidade de aprendizado.
A estrutura é simples.
- Cabeçalho: Seu nome, endereço, telefone e e-mail; Data; Informações do destinatário;
- Saudação: “Prezado(a) Sr./Sra. [Nome do Recrutador]”;
- Corpo do Texto: Parágrafo de introdução (apresentar-se); Desenvolvimento (destacar experiências e habilidades); Fechamento (demonstrar interesse pela vaga);
- Despedida formal: “Atenciosamente” ou “Cordialmente”.
Aumente suas chances de ser convidado para uma entrevista, escolhendo um dos nossos modelos de carta. Boa Sorte!
Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu currículo de terapeuta ocupacional e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo. Você encontrará outras recomendações e sugestões dos nossos especialistas.
Dicas para fazer um currículo perfeito de Terapeuta Ocupacional
Revise todo o seu currículo com atenção
Evite erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo. Um currículo mal revisado deixa uma impressão de falta de cuidado e profissionalismo, o que pode comprometer sua candidatura. Use a nossa ferramenta de revisão ortográfica para te ajudar.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamada para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, você pode convencer o empregador a te considerar para o trabalho.
Faça um currículo de uma página
Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação. Seja conciso e objetivo. Deixe suas informações completas disponíveis no seu LinkedIn ou Currículo Lattes.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo genérico de terapeuta ocupacional não se destaca na pilha de currículos. Tente adaptá-lo à oferta que está se candidatando, incluir palavras específicas que aparecem na descrição da vaga é uma boa solução.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de terapeuta ocupacional, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, fazer as alterações necessárias, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Terapeuta Ocupacional
Não tenho experiência profissional como terapeuta ocupacional, o que devo mencionar no meu currículo?
Não ter experiência profissional é algo comum e aceito pelo setor de RH de muitas empresas. Por isso, há oportunidades projetadas para início de carreira, como estágios para estudantes e vagas de entrada para recém-formados.
A estratégia é valorizar outras seções que demonstram como você é um candidato ativo e sempre em busca de aprimoramento contínuo. Enfatize sua formação complementar em seções adicionais, como oficinas, cursos, minicursos e certificações.
Você pode, também, falar de seus passatempos e interesses pessoais que ajudem a evidenciar seu engajamento social, trabalho em equipe e dedicação ao ser humano. Atividades voluntárias, comunitárias, prática de esportes, interesse pelas artes e participação em projetos sociais podem ser um diferencial para o seu currículo.
Por que é tão importante ter um currículo personalizado para cada vaga de emprego?
Você gosta de procurar uma informação na Internet e encontrar a resposta que estava querendo? O mesmo acontece com os recrutadores quando fazem triagem de currículos. Eles precisam encontrar candidatos com perfil adequado à vaga para convidá-los para a entrevista.
Para isso, personalize seu currículo para cada oferta de emprego. Um currículo genérico de terapeuta ocupacional terá menos chances em comparação ao currículo adaptado especificamente para a vaga. Ele tem mais probabilidade de passar pelos sistemas de rastreamento ATS durante a triagem de currículos.
Leia a descrição da oferta para incluir palavras-chave que aparecem e tente incluí-las ao longo do seu currículo, especialmente, no seu Perfil ou Objetivo Profissional e nas Habilidades.
Posso colocar redes sociais no meu currículo de terapeuta ocupacional?
Essa é uma decisão pessoal sua. Entretanto, se optar por colocar, certifique-se que os conteúdos postados estejam alinhados com sua imagem profissional, sejam apropriados e reflitam sua personalidade e competências.
Evite postar conteúdos com pacientes que estão sob seus cuidados. Isto é, antiético, desrespeitoso com os familiares e não é profissional. Além disso, pode pôr em risco a privacidade destes indivíduos. Se quiser manter a sua privacidade, é melhor omitir essa informação.
Exemplos de currículo
É hora de conquistar um emprego de Terapeuta Ocupacional
Se você chegou até aqui, está muito perto de conseguir o emprego que está procurando. Com sua habilidade no cuidado e os conselhos dos nossos especialistas, você encontrará um trabalho mais rápido do que imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de terapeuta ocupacional perfeito.
* Bold não é associada à essas empresas.