• Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note

Hospitais, clínicas médicas, laboratórios de análises clínicas precisam de técnicos de laboratórios especializados em coletar e preparar amostras biológicas para executar testes e análises laboratoriais. Conhecer e operar bem os equipamentos são de extrema importância para fornecer diagnósticos médicos precisos que auxiliem o profissional da saúde a escolher o melhor tratamento para o paciente.

Entretanto, os técnicos que trabalham em laboratórios industriais e dos setores alimentício, farmacêutico, cosmético realizam testes de qualidade, segurança e eficácia de matérias-primas e produtos finais para o consumo. Já aqueles que atuam em unidades de ensino e pesquisa ajudam no avanço do conhecimento científico e tecnológico. 

Os técnicos de laboratórios ambientais e da saúde pública atuam protegendo o meio ambiente com a avaliação da qualidade ambiental e monitorando surtos de doenças. Além disso, os biotecnólogos desenvolvem novas tecnologias e vacinas com a manipulação genética. Enquanto, os técnicos forenses analisam evidências criminais para solucionar crimes e processos judiciais.

Que tal conquistar uma vaga em um desses setores competitivos. Veja como demonstrar habilidades, experiência e conhecimentos técnicos e científicos no seu currículo de técnico de laboratório.

Busque aqui

    Exemplos de Currículo de Técnico de Laboratório

     Veja alguns exemplos de currículo em diversas categorias para se inspirar.

    :: Miguel Martins ::

    Rio de Janeiro, RJ
    (21) 4525-6142
    miguel.martins@brmail.com
    linkedin.com/mms

    Perfil Profissional

    Atuação de oito anos em laboratórios de análises clínicas, coletando e acondicionando amostras, a fim de preservar as características do material. Responsabilidade, organização e facilidade com instrumentos de coleta, seguindo procedimentos e métodos de trabalho que garantam a precisão e confiabilidade dos resultados das análises.

    Histórico Profissional

    Janeiro 2021 – Atual
    Hospital Copa D’Or – Rio de Janeiro, RJ
    Técnico de Laboratório de Análises Clínicas

    • Acondicionamento de amostras coletadas em espaços e temperaturas adequadas, verificando a vedação dos recipientes para evitar vazamentos, preservando a integridade dos materiais.
    • Realização de análises bioquímicas de materiais coletados, buscando identificar anormalidades no organismo de pacientes para o médico poder prover um diagnóstico.
    • Recebimento de amostras em laboratório, avaliando a documentação técnica de identificação e segurança, recusando os materiais que chegassem em condições impróprias.

    Julho 2017 – Dezembro 2020
    Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro, RJ
    Técnico de Laboratório de Análises Clínicas

    • Coleta de amostras biológicas de pacientes conforme os padrões do laboratório, encaminhando o material para análise a fim de obter um diagnóstico preciso em tempo hábil.
    • Análise de materiais coletados para exames clínicos, utilizando métodos de avaliação e segurança para garantir a fidedignidade dos resultados, evitando a contaminação das amostras.
    • Fornecimento de orientações a pacientes antes da realização de exames laboratoriais, ressaltando a importância dos cuidados a serem mantidos para a precisão dos diagnósticos.

    Junho 2017 – Janeiro 2015
    Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Técnico de Laboratório

    • Organização e manutenção de áreas e equipamentos do laboratório, tornando os processos de pesquisa mais eficientes.
    • Monitoramento de experimentos, garantindo o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança laboratoriais.
    • Catalogação de amostras, identificando os materiais com as informações necessárias para a realização de estudos biomédicos.

    Formação Acadêmica

    2014 – 2016
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestrado Profissional em Pesquisa Biomédica

    2007 – 2011
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica – Análises Clínicas

    Habilidades e Competências

    • Domínio das técnicas de coleta de materiais biológicos;
    • Habilidade no uso de equipamentos laboratoriais;
    • Rigor no preparo de laudos médicos;
    • Precisão na definição de parâmetros de equipamentos;
    • Cordialidade e respeito no atendimento ao cliente;
    • Empatia no preparo de pacientes para exames;
    • Comprometimento com a segurança dos pacientes e da equipe;
    • Iniciativa para acompanhar a legislação para análises clínicas.

    Idiomas

    Inglês – B2
    Intermediário

    Italiano – B1
    Pré-intermediário

    Certificações

    • Biossegurança Laboratorial e Coleções Científicas (FIOCRUZ, 2023);
    • Boas Práticas de Laboratório (UFRRJ, 2022);
    • Técnico em Análises Clínicas (CFF-RJ, 2015).

    Equipamentos Laboratoriais

    • Cromatógrafo Líquido de Alta Performance;
    • Microscópio Eletrônico de Transmissão;
    • Analisador Automatizado de Bioquímica Clínica.
    x

    Modelos de Currículo de Técnico de Laboratório

    Você busca por um modelo de currículo colorido ou preto e branco? Tem preferência pelo estilo clássico, moderno ou contemporâneo? Saiba que o nosso gerador de currículos possui diversos modelos de currículo fáceis de preencher.

    Em poucos minutos você poderá incluir suas informações pessoais, editar e baixar no formato e cor de sua preferência. Olha como o seu currículo de técnico de laboratório pode ficar:

    Escolha o formato de currículo ideal para Técnico de Laboratório

    Você tem muita experiência de trabalho? Então precisa de um  formato de currículo que te ajude a destacar sua evolução profissional. O formato “cronológico reverso” é o ideal. Com ele, você evidencia a seção de “Experiências Profissionais”, listando-as da mais recente à mais antiga.

    Porém, você é um candidato recém-formado? Neste caso, é importante formatar o seu currículo para ressaltar sua formação e experiências práticas. Por isso, o formato “funcional” é o mais adequado para valorizar as seções de “Habilidades” e “Objetivo Profissional”.

    Percebe que é o seu nível de experiência que determinará o formato ideal a ser utilizado? Com ou sem experiência, o seu currículo de técnico de laboratório deve seguir essa formatação técnica:

    • Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri, etc.);
    • Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
    • Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
    • Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
    • Adoção de até duas cores para o layout.

    Criar meu currículo

    Como escrever um currículo de Técnico de Laboratório

    Vamos trabalhar no conteúdo do seu currículo de técnico de laboratório? Preparamos um guia com todas as seções obrigatórias e o que você deve incluir em cada uma delas, a depender do seu nível de experiência. Além disso, você encontrará exemplos práticos e dicas de redação para adaptar o seu currículo à oferta de emprego que deseja! Vamos lá!

    Informação de contato

     É importante incluir apenas essas informações: 

    • Seu nome completo;
    • Local de residência (apenas cidade e estado);
    • Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
    • E-mail (use um endereço que transmita profissionalismo e seriedade);
    • Currículo Lattes ou perfil do LinkedIn (opcional).

    Incluir o seu perfil do LinkedIn no currículo pode ajudar o recrutador a acessar mais informações profissionais suas. Entretanto, se a vaga é para um laboratório de pesquisa acadêmica ou patente, ou que requer especialização científica, seria uma ótima ideia incluir o Currículo Lattes. É através dele que o recrutador terá acesso as suas certificações e treinamentos, publicações científicas, projetos acadêmicos, entre outros.

    Exemplo de informação de contato para técnico de laboratório

    Miguel Martins
    Rio de Janeiro, RJ
    (21) 4525-6142
    miguel.martins@brmail.com
    linkedin.com/mms

    Perfil e objetivo profissional

     Para ter sucesso na seleção dos currículos, introduza um resumo para mostrar ao recrutador que você é o candidato mais adequado ao trabalho. Não se assuste, este resumo é fácil de fazer. Você consolida suas qualidades, habilidades e aspirações seguindo essa fórmula simples:

    • Não ultrapassar 60 palavras;
    • Escrever na terceira pessoa do singular;
    • Usar um tom formal;
    • Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.

    Os técnicos experientes, enfatizam a carreira e ética profissional, a formação técnica ou acadêmica, conquistas e qualidades através do perfil profissional. Já os candidatos inexperientes mencionam os desejos profissionais e como o trabalho pode contribuir para o bom funcionamento do laboratório através do objetivo profissional

    Ler a oferta de trabalho te ajuda na redação. Quer ver? Por exemplo, há uma vaga para um técnico em análises clínicas. É preciso colher material biológico e microbiológico, digitar exames, laudos médicos e realizar triagem para enviar material ao Núcleo Técnico Hospitalar. Se você tem alguma dessas habilidades, inclua essas informações no seu resumo.

    Exemplos de perfil profissional para técnico em laboratório

    • Atuação de oito anos em laboratórios de análises clínicas, coletando e acondicionando amostras, a fim de preservar as características do material. Responsabilidade, organização e facilidade com instrumentos de coleta, seguindo procedimentos e métodos de trabalho que garantam a precisão e confiabilidade dos resultados das análises.
    • Profissional com dez anos de experiência na realização de análises laboratoriais ambientais. Dotada de capacidade analítica e com bom relacionamento interpessoal para trabalhar com equipes multidisciplinares, garantindo o cumprimento das normas regulatórias da área do meio ambiente, com foco na qualidade dos serviços prestados.

    Experiência profissional

    A experiência para um técnico é muito relativa. Pois, existem certas posições que requerem mais anos de experiência do que outras. Por exemplo, um técnico de laboratório de água e esgotos precisa comprovar um ano de experiência, enquanto técnicos de laboratório industrial precisam de três a quatro anos de experiência. 

    Se você tem um background profissional mais desenvolvido, selecione três experiências: ou as últimas, ou as mais relevantes da sua carreira. Destaque-as de forma cronológica reversa no currículo.

    Porém, muitas empresas, organizações e corporações empregam candidatos em processo de formação. Você pode se beneficiar das diversas oportunidades de treinamento prático: programas de estágios, trainees e vagas para níveis de entrada. 

    Neste caso, desenvolva essa seção incluindo seus treinamentos práticos durante os estudos: estágios, trabalhos voluntários, participação em pesquisas, intercâmbios, bolsa de estudos. É importante incluir as habilidades desenvolvidas ao longo do curso. 

    Lembre-se que cada área de atuação possui diferentes atividades técnicas. Um técnico de análises físico-químicas que trabalha para o setor  da construção civil precisa controlar a qualidade da matéria-prima e monitorar resultados dos testes dos novos produtos. Enquanto, o que atua em um laboratório forense focará na análise de DNA, toxicologia, balística, impressões digitais.

    Preencha essa seção incluindo essas informações no seu currículo de técnico de laboratório recém-formado ou experiente:

    • Título profissional (qual cargo você ocupou?);
    • Período de ocupação deste cargo;
    • Nome do laboratório, instituição de saúde ou pesquisa para qual trabalhou;
    • Localização do trabalho (apenas a cidade);
    • Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.

    Exemplo de experiência profissional para técnico de laboratório de análises clínicas

    Janeiro 2021 – Atual
    Hospital Copa D’Or – Rio de Janeiro, RJ
    Técnico de Laboratório de Análises Clínicas

    • Acondicionamento de amostras coletadas em espaços e temperaturas adequadas, verificando a vedação dos recipientes para evitar vazamentos, preservando a integridade dos materiais.
    • Realização de análises bioquímicas de materiais coletados, buscando identificar anormalidades no organismo de pacientes para o médico poder prover um diagnóstico.
    • Recebimento de amostras em laboratório, avaliando a documentação técnica de identificação e segurança, recusando os materiais que chegassem em condições impróprias.

    Julho 2017 – Dezembro 2020
    Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rio de Janeiro, RJ
    Técnico de Laboratório de Análises Clínicas

    • Coleta de amostras biológicas de pacientes conforme os padrões do laboratório, encaminhando o material para análise a fim de obter um diagnóstico preciso em tempo hábil.
    • Análise de materiais coletados para exames clínicos, utilizando métodos de avaliação e segurança para garantir a fidedignidade dos resultados, evitando a contaminação das amostras.
    • Fornecimento de orientações a pacientes antes da realização de exames laboratoriais, ressaltando a importância dos cuidados a serem mantidos para a precisão dos diagnósticos.

    Junho 2017 – Janeiro 2015
    Universidade Católica do Rio de Janeiro
    Técnico de Laboratório

    • Organização e manutenção de áreas e equipamentos do laboratório, tornando os processos de pesquisa mais eficientes.
    • Monitoramento de experimentos, garantindo o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança laboratoriais.
    • Catalogação de amostras, identificando os materiais com as informações necessárias para a realização de estudos biomédicos.

    Formação acadêmica

    A formação necessária aos profissionais que trabalham em laboratórios varia conforme a área de atuação. Um técnico em patologia clínica, hemoterapia e citopatologia precisam de curso técnico profissionalizante oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. Enquanto o técnico em laboratório de farmácia necessita de curso básico de qualificação profissional. Para alguns laboratórios, ter um diploma de nível superior pode ser benéfico e muito valorizado.

    Entretanto, para realizar funções mais específicas e especializadas em laboratórios de pesquisas acadêmicas ou no desenvolvimento de vacinas e novos medicamentos, uma graduação ou pós-graduação pode ser uma exigência do empregador. 

    Assim, intitule essa seção de “Formação Acadêmica” e inclua sua formação mais recente e vá retrocedendo. Primeiro a pós-graduação, especialização, seguida da graduação. Para quem tem o nível técnico, mude para “Formação Técnica” e liste o curso técnico e depois a formação no ensino médio. Informe o nome do curso, a instituição de ensino e o ano da formação. Se você ainda é estudante, informe o possível ano para a conclusão.

    Exemplo de formação acadêmica no currículo de técnico de laboratório de análises clínicas

    2014 – 2016
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestrado Profissional em Pesquisa Biomédica

    2007 – 2011
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica – Análises Clínicas

    Habilidades ou competências

    Assim como a sua formação, suas habilidades relevantes variam bastante a depender da área de atuação e do perfil do local do trabalho. É válido ler a descrição da oferta de emprego para saber o que é exigido pelo empregador. Por exemplo, um técnico de laboratório de saúde ou bancos de sangue apresenta habilidades técnicas diferentes daquele que trabalha em laboratório químico de petróleo. 

    O primeiro deve dosar volumetria de reagentes e soluções para exames, administrar solução de glicose ao paciente e pesquisar materiais bioquímicos, genéticos, hormonais ou citológicos da amostra. Já o segundo, precisa selecionar substâncias reagentes, preparar soluções para análise, controlar a qualidade do produto acabado. 

    Entretanto, ambos precisam demonstrar habilidades interpessoais como: trabalhar em equipe, capacidade de manter sigilo, ter iniciativa, etc. Essas competências são essenciais para lidar com os colegas, pacientes e supervisores. Além de ser uma ótima estratégia para você se diferenciar dos seus concorrentes.

    Liste entre seis e dez habilidades que sejam relevantes para a vaga. Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de técnico de laboratório em patologia clínica:

    Habilidades técnicas

    • Domínio das técnicas de coleta de materiais biológicos;
    • Habilidade no uso de equipamentos laboratoriais;
    • Rigor no preparo de laudos médicos;
    • Precisão na definição de parâmetros de equipamentos.

    Habilidades interpessoais

    • Cordialidade e respeito no atendimento ao cliente;
    • Empatia no preparo de pacientes para exames;
    • Comprometimento com a segurança dos pacientes e da equipe;
    • Iniciativa para acompanhar a legislação para análises clínicas.

     Idiomas

    Falar um idioma estrangeiro pode ser um grande diferencial no seu currículo de técnico de laboratório. Especialmente, se você for atuar em grandes redes hospitalares ou laboratórios de análises clínicas situados em áreas turísticas que atendem pacientes estrangeiros.

    Quem trabalha com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, também, precisa dominar um idioma estrangeiro para acompanhar os avanços na sua área de atuação. Além de participar de treinamentos e capacitação em outros idiomas ou colaborar com equipe estrangeiras. Por isso, indique qual idioma você fala e o seu nível de proficiência.

     Exemplo de idiomas no currículo de técnico de laboratório

    Inglês – B2
    Intermediário

    Italiano – B1
    Pré-intermediário

    Seções adicionais

    Saiba que você pode incluir outras informações adicionais para complementar o seu currículo de técnico de laboratório? Intercâmbios, prêmios, certificações, interesses pessoais, cursos complementares são de extrema importância. Apenas verifique se estas informações são relevantes para a vaga a qual você está pleiteando. Você pode, também, adicionar o número do seu registro no Conselho Regional.

    Exemplo de certificações no currículo de técnico de laboratório

    • Biossegurança Laboratorial e Coleções Científicas (FIOCRUZ, 2023);
    • Boas Práticas de Laboratório (UFRRJ, 2022);
    • Técnico em Análises Clínicas (CFF-RJ, 2015).

    Exemplo de equipamentos laboratoriais para técnico de laboratório

    • Cromatógrafo Líquido de Alta Performance;
    • Microscópio Eletrônico de Transmissão;
    • Analisador Automatizado de Bioquímica Clínica.

    Como fazer uma carta de apresentação para Técnico de Laboratório

    Terminou de fazer o seu currículo? Por que não fazer uma carta de apresentação para emprego com o nosso gerador? Você se apresenta ao empregador com mais detalhe. Dá ênfase às suas qualificações e experiências, ao mesmo tempo que expressa o seu interesse pela vaga de trabalho. 

    A carta, que acompanha o seu currículo, é uma maneira perfeita para os candidatos sem experiências. Você destaca outras qualidades transferíveis que não aparecem no currículo como habilidades de comunicação, ética profissional, atenção aos detalhes, adaptação a ambientes regulados. Mostre entusiasmo e motivação, inclua qualquer experiência obtida durante os estudos. Como colaboração com médicos, atendimento humanizado a pacientes enfermos. Sem esquecer de evidenciar sua capacidade de aprendizado e flexibilidade.

    A estrutura é simples.

    • Cabeçalho: Seu nome, endereço, telefone e e-mail; Data; Informações do destinatário;
    • Saudação: “Prezado(a) Sr./Sra. [Nome do Recrutador]”;
    • Corpo do Texto: Parágrafo de introdução (apresentar-se); Desenvolvimento (destacar experiências e habilidades); Fechamento (demonstrar interesse pela vaga);
    • Despedida formal: “Atenciosamente” ou “Cordialmente”.

    Enfim, uma boa carta de apresentação só tende a aumentar suas chances de ser convidado para uma entrevista. Escolha um dos nossos modelos e comece agora mesmo! Boa Sorte!

    Agora que você viu como é fácil fazer seu currículo de técnico de laboratório de forma bem detalhada e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.

    Dicas para fazer um Currículo de Técnico de Laboratório perfeito

    Veja cinco dicas importantes na hora de criar seu currículo.

    • Faça uma revisão geral

      Revise o seu currículo de técnico de laboratório para não deixar escapar nenhum erro de português ou de formatação. Erros ou frases mal-escritas deixam uma impressão ruim e diminuem suas chances de conseguir a vaga desejada.

    • Inclua uma carta de apresentação

      Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você for recém-formado, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o recrutador a te considerar para o trabalho.

    • Faça um currículo de uma página

       Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação. Seja conciso e objetivo. Se precisar, indique o endereço do seu perfil profissional no LinkedIn ou Currículo Lattes, por exemplo.

    • Adapte seu currículo para cada oferta

      Nunca envie o mesmo currículo para vários lugares, pois o currículo genérico não chamará a atenção do empregador. Tente adaptá-lo à vaga desejada ao incluir palavras-chave que aparecem na oferta e aumente suas chances de ser contratado.

    • Use o nosso gerador de currículos

      Com o gerador de currículos, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para usar no seu perfil profissional e descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.

    brand-image

    Perguntas frequentes sobre os Currículos de Técnico de Laboratório

    Que tipo de educação adicional devo incluir em meu currículo de técnico de laboratório?

    Você pode aumentar suas chances, incluindo informações sobre educação adicional. Lembre-se que a grande parte dos concorrentes possui educação formal como um curso técnico ou graduação. Por isso, você pode incluir no seu currículo: cursos onlines, treinamentos específicos ou certificações relevantes para o trabalho que for realizar no laboratório.

    Minha formação é muito extensa, devo incluir todos os meus estudos em meu currículo de técnico de laboratório?

    Não deve. Você pode adicionar o endereço para o seu Currículo da Plataforma Lattes, mais direcionado para a área acadêmica e de pesquisa, ou o seu perfil profissional no LinkedIn com todas as suas informações. Deixe seu currículo de técnico de laboratório mais curto e objetivo ao focar nas informações mais importantes para a específica vaga.

    Como incluir palavras-chave em meu currículo de técnico de laboratório?

    As empresas usam um software chamado ATS para detectar palavras-chave nos currículos. Ao incluir as palavras certas você terá mais chances de chegar à fase da entrevista. Para descobrir quais são elas, leia a oferta de emprego com atenção e identifique as características e habilidades que os empregadores estão buscando. Se você incluir essas palavras, o seu currículo passará pelo filtro do software e o recrutador saberá que o seu perfil se encaixa com a vaga.

    Criar meu currículo

    Exemplos de currículo

    Consiga a vaga que você deseja com um Currículo de Técnico de Laboratório perfeito

    O momento de conseguir o emprego que está procurando é agora. Sua experiência em análise laboratorial e suas habilidades técnicas, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você tanto quer. Experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de técnico de laboratório ideal.

    Criar meu currículo perfeito

    curriculo tecnico de laboratorio colorido azul sem foto estilo classico

    * Bold não é associada à essas empresas.