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O profissional que trabalha com mídias sociais, mais conhecido como social media, está encarregado de analisar, gerir, criar e publicar conteúdos para os perfis empresariais nas mídias sociais. Além de interagir com o público-alvo buscando engajamento e visibilidade no Facebook, Instagram, X, LinkedIn, TikTok, etc.
Para trabalhar como um analista de redes sociais, é preciso estar sempre informado sobre as últimas tendências tecnológicas e socioculturais, atualizações das plataformas, bem como as mudanças nos algoritmos. Mas, trabalhar, diretamente, com as estratégias de marketing digital nas mídias sociais não é tarefa fácil.
O social media precisa de uma série de habilidades criativas e técnicas. Desde a criação de conteúdo (memes, textos, vídeos, imagens) com uma comunicação eficaz até a análise de métricas de desempenho. Aprenda a usar um tom cativante e persuasivo na hora de criar o seu currículo de social media para engajar o recrutador a te convidar para a entrevista!
Lembre-se, o campo de trabalho para um profissional da comunicação digital está aberto a muitas possibilidades. Apesar do ambiente super competitivo, um bom currículo de social media com ou sem experiência pode lhe garantir uma excelente oportunidade de trabalho.
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Precisando de inspiração para redigir o seu currículo de social media? Veja alguns exemplos de currículo de áreas criativas, de comunicação e tecnologia.
:: Max Drechsler ::
Rio de Janeiro, RJ
(14) 6956-5726
max.drechsler@brmail.com
Perfis e Portfólio
linkedin.com/max
instagram.com/max
behance.net/max
Perfil Profissional
Social Media com dez anos de experiência em marketing digital, atuando com mídias sociais e criando publicidades no Facebook, Google e LinkedIn. Com dedicação para alcançar os melhores resultados e prática em gerir grandes orçamentos, atuando para o sucesso das campanhas.
Histórico Profissional
Janeiro 2022 – Atual
RD Exclusive – Rio de Janeiro, RJ
Analista de Mídias Sociais
- Planejamento de publicações, definindo a frequência de postagens para manter o perfil em constante atualização.
- Monitoramento das redes sociais, analisando as publicações para possibilitar o entendimento do desempenho das páginas.
- Escrita de textos para redes sociais, aplicando técnicas que colocassem os conteúdos nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Janeiro 2019 – Dezembro 2021
Mais Resultado – Rio de Janeiro, RJ
Analista de Mídias Sociais
- Desenvolvimento de estratégias de otimização de conteúdo, visando aumentar o alcance das páginas para atrair o engajamento do público.
- Análise de métricas de engajamento, desenvolvendo ações com base nos dados para melhorar a visibilidade das redes sociais dos clientes.
- Desenvolvimento de estratégias digitais, propondo ideias e métodos de organização dos conteúdos que se alinhassem aos objetivos traçados.
Junho 2017 – Dezembro 2018
On Marketing Digital – Rio de Janeiro, RJ
Analista de Mídias Sociais
- Gestão das estratégias de marketing digital do cliente, a fim de atender às metas e objetivos propostos.
- Elaboração e monitoramento de KPIs de desempenho de campanhas, realizando análise de resultados.
- Elaboração de relatórios de mídias sociais, indicando o desempenho das páginas com os dados coletados.
Formação Acadêmica
2016 – 2018
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Mestrado Profissional em Mídias Criativas
2006 – 2010
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Graduação em Publicidade e Propaganda
Habilidades e Competências
- Dinamismo para gerir conteúdos em mídias sociais;
- Boa redação para elaborar documentos e conteúdos;
- Conhecimentos em marketing digital e endomarketing;
- Capacidade de interpretação de métricas de desempenho;
- Familiaridade com as ferramentas de redes sociais;
- Negociação para estabelecer prazos com clientes;
- Excelente comunicação verbal e escrita com clientes;
- Capacidade de liderança e motivação de pessoas;
- Bom relacionamento interpessoal para trabalho em equipe;
- Disciplina para realização de trabalho remoto.
Idiomas
Inglês – C1
Avançado
Alemão – C1
Avançado
Espanhol – B2
Intermediário
Certificações
- Google Ads Certification – 2024;
- Facebook Certified Digital Marketing Associate – 2023;
- HubSpot Social Media Certification – 2022.
Plataformas e Ferramentas
- Plataformas de Mídia Social: Facebook, Instagram, X, LinkedIn e TikTok;
- Ferramentas de Análise: Google Analytics, Hootsuite, Sprout Social e Buffer;
- Ferramentas de SEO: Semrush, Ahrefs e Google Search Console;
- Publicidade Paga: Facebook Ads Manager e Google Ads;
- Design Gráfico: Photoshop, Illustrator e Canva.
Você pode até encontrar modelos prontos de currículos de social media, analista de mídias sociais, gestão de redes sociais com um visual impactante. Mas, concorda que de conteúdo, eles não tem nada? Se você é um profissional mais experiente e precisa descrever sua carreira? Como fará isso com um modelo com pouco espaço dedicado ao conteúdo?
Confira os nossos modelos de currículo para social media em nosso gerador de currículos. Aqui você inclue suas informações, edita e baixa no formato que preferir. Com as nossas dicas de redação, você fará um currículo de social media criativo e profissional em poucos minutos. Olha esses modelos:
Você sabe adequar a mesma mensagem a diferentes mídias sociais, por conhecer as características específicas de cada rede. Um post no Instagram precisa ser diferente de uma postagem no X. Mas você sabia que a criação de currículos segue uma lógica parecida?
Neste caso, o nível de experiência determina a ordem e a importância das seções para valorizar os pontos fortes de cada candidato. O formato “cronológico reverso” é usado para quem já trabalhou antes. A seção das “Experiências Profissionais” é o destaque central do currículo e elas são listadas da mais recente para a mais antiga.
Já o “tipo funcional” é adequado aos candidatos com pouca experiência. Nele, a seção de “Habilidades” e “Objetivo Profissional” são as estrelas da vez. Você compensa sua pouca experiência, ressaltando os conhecimentos específicos na área.
A formatação técnica do seu currículo de social media deve ser assim:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri, etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Uso de até duas cores para o layout.
Com o modelo já decidido e o formato correto, chegou a hora de redigir o seu currículo. Para isso, preparamos esse guia completo e atualizado para você criar um currículo que valerá muitos likes!
Vamos te mostrar quais são as seções que não podem faltar e o que incluir em cada uma delas. Além de valiosas dicas de redação para você valorizar seus principais talentos e habilidades no seu currículo de social media com ou sem experiência.
Informação de contato
Pergunta simples. Você coloca CPF, RG, Título de Eleitor na bio das suas redes sociais? Não né? O mesmo acontece no currículo. Nem idade e estado civil são necessários.
Você só precisa dessas informações de contato:
- Seu nome completo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita seriedade e profissionalismo);
- Endereço de redes sociais profissionais e portfólio.
Se suas redes sociais forem ativas e relacionadas à sua profissão de social media, ou se você é um influencer não deixe de incluir os links. Mas, o portfólio digital com seus trabalhos mais importantes é crucial. Isso é um diferencial na conquista de novas oportunidades e muitas vezes uma exigência do empregador.
Exemplo de informação de contato para social media
Max Drechsler
Rio de Janeiro, RJ
(14) 6956-5726
max.drechsler@brmail.com
Perfis e Portfólio
linkedin.com/max
instagram.com/max
behance.net/max
Perfil e objetivo profissional
Quer convencer o recrutador de que é o candidato ideal para a vaga? Faça isso, escrevendo um perfil profissional, falando da carreira, projetos, formação, qualificações, conquistas e principais qualidades. Mas, quem não tem experiência, deve optar por um objetivo profissional, para destacar os seus objetivos de carreira e habilidades.
Um bom resumo profissional de três a quatro linhas deve ser escrito na terceira pessoa do singular para manter um tom formal, você deve evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Para te ajudar nisso, leia a descrição da vaga para saber o que o empregador está buscando. Quer ver um exemplo: há uma vaga para Analista de Mídias Sociais em uma agência de Marketing Digital. É preciso planejar e publicar posts nas redes sociais para grandes marcas. Se você conhece as principais ferramentas de análise de mídias sociais e tem habilidades em comunicação visual e escrita, inclua essas informações no seu resumo.
Exemplos de perfil profissional para um currículo de social media
- Social Media com dez anos de experiência em marketing digital, atuando com mídias sociais e criando publicidades no Facebook, Google e LinkedIn. Com dedicação para alcançar os melhores resultados e prática em gerir grandes orçamentos, atuando para o sucesso das campanhas.
- Analista de Mídias Sociais com doze anos de atuação. Proativo, ágil e com facilidade para analisar métricas, segmentar públicos e otimizar campanhas, contribuindo para o crescimento da empresa por meio de insights baseados em dados.
Experiência profissional
Já trabalhou antes com conteúdo para internet? Como publicitário, redator, analista de marketing, designer gráfico, diretor de arte ou alguma área relacionada ao mundo digital? É um influencer que gerencia suas principais plataformas? Ou é um freelancer? Chegou o momento de mencionar isso.
Lembre-se, o importante aqui é enfatizar suas qualidades, independente do seu nível de experiência. Mostraremos que profissionais experientes usam estratégias diferentes dos estudantes, recém-formados ou pouco experientes.
Para lidar com a alta competitividade, os candidatos com um portfólio robusto precisam valorizar sua evolução profissional ao longo dos anos. Destaque três experiências profissionais, as últimas ou as mais importantes da sua carreira, e liste-as de forma cronológica reversa.
Mas, se engana quem pensa que o mercado de marketing digital contrata apenas candidatos experientes. Existem vagas para iniciantes como estágio, trainee, posição júnior. Quem demonstra potencial e vontade de aprender já tem uma grande vantagem na hora da seleção!
Por isso, estes candidatos devem evidenciar suas “Experiências Práticas” adquiridas durante os estudos ou treinamentos. Se você já trabalhou em agência júnior, fez trabalhos voluntários, participou de projetos científicos, teve bolsa de estudo, etc. Isso será uma ótima forma de suprir sua falta de experiência profissional corporativa.
Com ou sem experiência, inclua essas informações no seu currículo de social media.
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo;
- Nome da organização onde trabalhou (instituição pública, privada ou sem fins lucrativos). Para freelancer ou influencer (use “autônomo” ou “freelancer” ou “influencer”);
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Exemplo de experiência profissional para um social media
Janeiro 2022 – Atual
RD Exclusive – Rio de Janeiro, RJ
Analista de Mídias Sociais
- Planejamento de publicações, definindo a frequência de postagens para manter o perfil em constante atualização.
- Monitoramento das redes sociais, analisando as publicações para possibilitar o entendimento do desempenho das páginas.
- Escrita de textos para redes sociais, aplicando técnicas que colocassem os conteúdos nas primeiras posições dos mecanismos de busca.
Janeiro 2019 – Dezembro 2021
Mais Resultado – Rio de Janeiro, RJ
Analista de Mídias Sociais
- Desenvolvimento de estratégias de otimização de conteúdo, visando aumentar o alcance das páginas para atrair o engajamento do público.
- Análise de métricas de engajamento, desenvolvendo ações com base nos dados para melhorar a visibilidade das redes sociais dos clientes.
- Desenvolvimento de estratégias digitais, propondo ideias e métodos de organização dos conteúdos que se alinhassem aos objetivos traçados.
Junho 2017 – Dezembro 2018
On Marketing Digital – Rio de Janeiro, RJ
Analista de Mídias Sociais
- Gestão das estratégias de marketing digital do cliente, a fim de atender às metas e objetivos propostos.
- Elaboração e monitoramento de KPIs de desempenho de campanhas, realizando análise de resultados.
- Elaboração de relatórios de mídias sociais, indicando o desempenho das páginas com os dados coletados.
Formação acadêmica
Sabia que é possível atuar no mercado sem ter uma escolaridade específica? Mas é essencial ter bastante experiência ou alguma formação profissional. Por outro lado, as tendências de empregabilidade demonstram que os candidatos com formação acadêmica são mais valorizados. Um diploma em Comunicação Social, Marketing ou áreas correlatas passaram a ser exigidos pelos empregadores.
Um profissional capacitado com pensamento crítico, estratégico e criativo é o sonho de consumo de qualquer empresa ou agência de marketing digital! Se uma graduação é importante, imagina se você tem diplomas de especialização ou pós-graduação? Consegue perceber como sua vantagem competitiva se destaca em seu currículo de social media?
Assim, liste sua formação da mais recente e vá retrocedendo. Primeiro, a especialização ou pós-graduação seguida da graduação. Cite a instituição onde estudou, o nome do curso e o ano de formação.
Se você é estudante, indique o ano da possível conclusão do curso. Os recém-formados e estudantes podem adicionar participações em minicursos, eventos ou workshops que sejam relevantes para a oferta em questão.
Exemplo de formação acadêmica para um currículo de social media
2016 – 2018
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Mestrado Profissional em Mídias Criativas
2006 – 2010
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Graduação em Publicidade e Propaganda
Habilidades ou competências
Sem sombras de dúvidas, a produção de conteúdo e a capacidade de analisar métricas de desempenho são as principais habilidades exigidas para um social media. Mas, ter habilidades técnicas em design gráfico, edição de vídeo pode ser um diferencial.
Para listar suas habilidades, busque inspiração na descrição da vaga. Por exemplo, há uma oferta para um Especialista em Marketing de Mídias Sociais no departamento de comunicação de uma cervejaria. Ele precisa gerir e monitorar as redes da marca, atuar no gerenciamento de crises, manter contato com influenciadores, elaborar calendário de campanhas anuais. Se você tem habilidades em Social Listening, estratégia em Always On, sabe coordenar projetos de conteúdo, inclua essas habilidades no seu currículo.
O social media está inserido no ambiente de marketing de influência, por isso, as habilidades técnicas são tão importantes quanto as interpessoais. Como apresentar um potencial de networking, credibilidade, proatividade. Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de social media:
Habilidades técnicas
- Dinamismo para gerir conteúdos em mídias sociais;
- Boa redação para elaborar documentos e conteúdos;
- Conhecimentos em marketing digital e endomarketing;
- Capacidade de interpretação de métricas de desempenho;
- Familiaridade com as ferramentas de redes sociais.
Habilidades interpessoais
- Negociação para estabelecer prazos com clientes;
- Excelente comunicação verbal e escrita com clientes;
- Capacidade de liderança e motivação de pessoas;
- Bom relacionamento interpessoal para trabalho em equipe;
- Disciplina para realização de trabalho remoto.
Idiomas
A indústria digital e de influência é globalizada. Por isso, saber uma língua estrangeira é indispensável. Suas habilidades linguísticas lhe permitem ter um alcance global, engajar-se com diversos públicos, realizar colaboração internacional com influencers e parceiros empresariais, etc.
Mostre ao empregador que você tem potencial para enfrentar desafios interculturais nas mídias sociais. Use essa seção ao seu favor e inclua qual língua você fala e o seu nível de proficiência.
Exemplo de idiomas para social media
Inglês – C1
Avançado
Alemão – C1
Avançado
Espanhol – B2
Intermediário
Seções adicionais
Além do idioma, você pode incluir outras informações adicionais que complementam o seu perfil, como seus hobbies e interesses, intercâmbios.
Como você é da área digital, uma boa ideia seria incluir cursos livres, oficinas, certificações ou softwares, plataformas e ferramentas que você usa para o seu trabalho. Suas áreas de especializações, também, podem atender às expectativas do empregador e aumentar suas chances de ser selecionado para entrevista.
Exemplo de certificações para social media
- Google Ads Certification – 2024;
- Facebook Certified Digital Marketing Associate – 2023;
- HubSpot Social Media Certification – 2022.
Exemplo de plataformas e ferramentas para social media
- Plataformas de Mídia Social: Facebook, Instagram, X, LinkedIn e TikTok;
- Ferramentas de Análise: Google Analytics, Hootsuite, Sprout Social e Buffer;
- Ferramentas de SEO: Semrush, Ahrefs e Google Search Console;
- Publicidade Paga: Facebook Ads Manager e Google Ads;
- Design Gráfico: Photoshop, Illustrator e Canva.
Como fazer uma carta de apresentação para Social Media
Terminou de fazer o seu currículo para social media? Que tal escrever uma carta de apresentação para emprego com o nosso gerador? Você se apresenta ao empregador com mais detalhes, destacando suas qualificações e experiências, ao mesmo tempo que expressa o seu interesse pela posição a ser preenchida.
Este documento, que acompanha o seu currículo, é uma maneira perfeita para os candidatos sem experiências. Você destaca outras qualidades transferíveis, como criatividade, boa escrita, conhecimento em Canva, Photoshop, manipulação de imagem. Mostre entusiasmo e motivação. Inclua qualquer projeto pessoal ou experimental que envolva o uso de redes sociais ou trabalhos voluntários. Sem esquecer de evidenciar sua capacidade de aprendizado.
A estrutura é simples.
- Cabeçalho: Seu nome, endereço, telefone e e-mail; Data; Informações do destinatário;
- Saudação: “Prezado(a) Sr./Sra. [Nome do Recrutador]”;
- Corpo do Texto: Parágrafo de introdução (apresentar-se); Desenvolvimento (destacar experiências e habilidades); Fechamento (demonstrar interesse pela vaga);
- Despedida formal: “Atenciosamente” ou “Cordialmente”.
Enfim, uma boa carta de apresentação só tende a aumentar suas chances de ser convidado para uma entrevista. Escolha um dos nossos modelos e comece agora mesmo! Boa Sorte!
Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu currículo de social media e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Social Media
A seguir algumas dicas para você fazer um currículo de social media perfeito.
Revise todo o seu currículo com atenção
Em um currículo profissional, o conteúdo é mais importante do que a forma. Evite erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo de social media. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e diminuem suas chances de ser chamado para a entrevista.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional como social media, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
No mundo corporativo, o padrão de currículo é de uma página. Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação, lembre-se que com tantos currículos para avaliar, o recrutador dará preferência aos que são concisos e objetivos.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo genérico não se destacará na corrida por uma vaga de trabalho. Tente ao máximo adaptar o seu currículo de social media à oferta que está se candidatando. Busque e inclua as palavras específicas que aparecem na descrição da vaga.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de social media, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional. Além de opções de bullet points para adicionar à seção de habilidades.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Social Media
Quais detalhes pessoais posso incluir em meu currículo de social media?
Mesmo não sendo obrigatório, você pode incluir interesses pessoais ou atividades de lazer na seção “Informações Adicionais” ao final do seu currículo. Quem está montando um portfólio e não tem uma carreira profissional estabelecida, pode usar este recurso como um modo de suplementar a falta de experiência. Fale sobre detalhes relevantes à vaga de trabalho e úteis para o seu currículo de social media.
Por exemplo, você participa de trabalho comunitário ou voluntário no bairro, pratica esportes em equipe, ou tem interesse por música pop? Isso mostrará ao recrutador que você é um candidato com compromisso social, que sabe trabalhar em equipe e possui uma ampla gama de interesses artísticos que podem contribuir para o seu trabalho.
Preciso incluir uma foto em meu currículo de social media?
A decisão é sua. Talvez um currículo com foto passe uma maior confiança e reconhecimento se tratando de uma profissão que lida, diretamente, com a imagem profissional. Mas não é obrigatório, caso você não se sinta confortável. Inclusive é proibido, pela Constituição Federal, discriminar um candidato com base na sua aparência física. Ou seja, esse fator não pode ser decisivo na hora de uma empresa decidir se vai te contratar ou não.
Posso incluir a minha experiência como influencer em meu currículo de social media?
Sem dúvidas! Especialmente, se isso for relevante para a vaga em questão. Comprove que é um influencer bem-sucedido que cria e gerencia conteúdos, engaja o público e aumenta os seus seguidores. Com certeza essa experiência lhe fez adquirir skills em copywriting, SEO, edição de vídeo e imagem, conhecimento das plataformas e análise de métricas de desempenho.
Quando for inserir sua experiência como influencer, liste suas plataformas e o número de seguidores. Taxas de engajamento e exemplos de campanhas bem-sucedidas. Sem esquecer das suas responsabilidades.
Exemplos de currículo
Faça um Currículo de Social Media impecável hoje mesmo!
O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência profissional e as suas habilidades com criação de conteúdo, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de social media perfeito!
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