- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
O recrutador é um dos funcionários mais importantes de qualquer organização. É preciso qualificação e treinamento para analisar currículos e perfil profissional, examinar candidatos, conduzir entrevistas, etc. Por entender sua política e missão, ele visa identificar, selecionar e treinar talentos que se adequem a tais valores institucionais para ocupar diferentes postos de trabalho.
Ele pode trabalhar com carteira assinada em departamento de RH em empresas privadas ou públicas, ou naquelas que terceirizam esse tipo de atividades, além de atuar de forma independente como consultor.
Para elaborar um currículo de recrutador que cubra todas suas qualificações, habilidades e conquista profissionais, nada melhor que um guia completo que te ajude a organizar todas as informações mais importantes sobre você. Por isso, se destaque dos outros concorrentes e sai na frente na corrida por um novo emprego.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Recrutador
Se você é um recrutador com muita experiência na área ou, apenas, um candidato recém-formado entrando no mercado de trabalho agora, saiba que temos vários exemplos de currículos preparados para você.
Maria Sousa Cunha
Belém, Pará
(91) 5821-8917
mariascunha@brmail.com
Rede Social
www.linkedin.com/msc
Perfil Profissional
Profissional com formação em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos e experiência de oito anos na área. Perfil dinâmico e proativo, com foco no aprendizado constante e no trabalho em equipe, a fim de contribuir para o alcance das metas.
Histórico Profissional
Maio 2022 – Atual
Unimed – Belém, Pará
Recrutadora
- Análise de documentos e notas fiscais, providenciando a correção em caso de discrepâncias.
- Auxílio à gerência na tomada de decisões através do envio de relatórios atualizados com dados dos funcionários e recomendações de melhorias.
- Treinamento, monitoramento e direcionamento de funcionários de acordo com as boas práticas de gestão de pessoas, resultando no aumento da produtividade.
Fevereiro 2019 – Abril 2022
Tramontina Belém S.A – Belém, Pará
Recrutadora
- Triagem de currículos recebidos para as vagas, selecionando candidatos que tivessem as qualificações e o perfil ideais para as etapas de seleção seguintes.
- Aplicação de testes em processos seletivos, avaliando conhecimentos sobre conceitos da área da vaga para determinar a adequação do candidato à função.
- Controle das vagas de emprego da abertura à finalização, comunicando o encerramento do processo seletivo ao realizar a contratação de um profissional para a posição.
Novembro 2017 – Janeiro 2019
Hospital Porto Dias Ltda. – Belém, Pará
Recrutadora
- Cadastro de informações dos candidatos em sistema interno, possibilitando o controle e gestão de dados de identificação ao longo das etapas de seleção até o preenchimento da vaga.
- Divulgação de vagas em aberto em fontes de recrutamento internas e externas, descrevendo de forma clara as atribuições e requisitos do cargo para atrair candidatos qualificados.
- Realização de entrevistas de emprego, analisando conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais de forma a determinar a afinidade dos candidatos com a posição.
Formação Acadêmica
Novembro 2019 – Novembro 2020
Universidade da Amazônia – UNAMA – Belém
MBA em Gestão de Pessoas
Julho 2018 – Dezembro 2018
Universidade da Amazônia – UNAMA – Belém
MBA em Recursos Humanos
Março 2010 – Agosto 2014
Universidade Federal do Pará – Belém
Graduação em Administração
Habilidades
- Habilidades de comunicação escrita e verbal;
- Conhecimentos em Microsoft Office, com foco em Excel;
- Conhecimento das tecnologias para RH;
- Recrutamento e seleção de funcionários;
- Inteligência emocional para lidar com os desafios diários;
- Adaptabilidade para lidar com diferentes pessoas;
- Bom relacionamento com os funcionários;
- Perfil colaborativo para trabalho em equipe.
Idiomas
Inglês
B2
Intermediário
Espanhol
C1
Avançado
Certificações
- Certificação em Analytics para ATS (2021);
- Certificação em SHRM-CP (2020).
Modelos de currículo de Recrutador
Um especialista em recursos humanos sabe muito bem que em um currículo, o conteúdo e a forma têm que estar alinhados? Um documento tão importantes que possui suas informações profissionais precisa atrair o recrutador logo no primeiro momento. Isto faz com que suas chances de ser selecionado para a entrevista só aumente.
Por isso, vamos te ajudar a montar um currículo de recrutador que seja como um anúncio de emprego: bem organizado, atraente aos olhos e de fácil leitura para garantir o interesse dos empregadores. Então, comece escolhendo um modelo de currículo em nosso gerador de currículos. Depois inclua suas informações pessoais, edite e baixe no formato de sua preferência.
Escolha o formato de currículo ideal para Recrutador
Com as ferramentas certas, você transformará seu currículo de recrutador em uma oferta de trabalho bastante atrativa. Um CV com uma imagem informativa, fontes e cores transmitindo profissionalismo e um conteúdo organizado de tal forma que atrairá a atenção do empregador.
Para o recrutador mais experientes, selecione o formato “cronológico reverso”, listando suas experiências da mais recente para a mais antiga. Lembrando que este formato destacará o progresso da sua carreira.
Já para os recém-formados ou com pouca experiência, o currículo do “tipo funcional” é o ideal, pois a seção de Habilidades vem logo após o Perfil Profissional. Aqui, você realça suas competências e conhecimentos específicos na área, compensando sua insuficiente experiência no mercado de trabalho.
Outra dica essencial para a formatação técnica do seu currículo é:
- Selecionar uma fonte de fácil leitura, (Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri;
- Usar fonte no tamanho 10, 11 ou 12;
- Utilizar elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Adotar até duas cores para o layout.
Como escrever um currículo de Recrutador
Para um profissional de RH, fazer um currículo de recrutador pode parecer uma tarefa fácil. Mas, logo em seguida, vêm os questionamentos: “O que devo ou não realçar?”; “Como saber se essa informação é necessária?”, “Como posso me destacar da concorrência?”, etc.
Você tem consciência do trabalho e do cuidado que precisa ter para tomar as decisões corretas. Mas, um recrutador meticuloso como você lidará, facilmente, com isso.
Evite fazer do seu currículo um enfadonho emaranhado de textos com uma descrição superficial de suas experiências passadas. Tenha mais cuidado com uma estruturação completa, porém, objetiva e concisa.
O currículo será sua ferramenta para deixar sua marca pessoal, apresentar suas qualificações, habilidades, experiências e impressionar o recrutador a primeira vista. Destaque todos seus pontos fortes, conferindo esse guia para revisar as seções que não podem faltar no seu currículo recrutador.
Informação de contato
Comece pelos dados pessoas mais importantes no momento da entrevista: nome completo, local de residência (cidade e estado), telefone celular e e-mail. Não precisar incluir estado civil, CPF, idade, etc, pois esses dados podem ser necessários na hora da contratação. Apenas confira se você incluiu dados corretos e atualizados para evitar problemas na hora que o recrutador for te convidar para a entrevista.
Se você tiver redes sociais, de cunho profissional, como o seu perfil profissional no LinkedIn ou uma conta no Instagram, pode ser uma boa ideia incluir. Você pode oferecer mais informações ao recrutador sobre você, caso publique conteúdo e dicas interessantes sobre sua profissão. Como, consultoria, recrutamento, gestão de pessoas, etc.
Exemplo de informação de contato para recrutador
Maria Sousa Cunha
Belém, Pará
(91) 5821-8917
mariascunha@brmail.com
Rede Social
www.linkedin.com/msc
Perfil e objetivo profissional
Essa seção é seu cartão de visita. Você conseguirá cativar o empregador escrevendo um perfil ou objetivo em um parágrafo curto e resumido com informações que sejam relevantes para o empregador. Para isso, leia a oferta de emprego e busque dados importantes como: atividades, formação, softwares necessários para realizar o trabalho, etc. Palavras que você poderá usar no seu texto pessoal.
Lembrando que, o perfil profissional é mais indicado para o recrutador experiente na área. Nessa seção você pode falar da sua carreira e ética profissional, formação acadêmica e especializações. Pode incluir suas conquistas, apresentando dados realistas, sem esquecer das principais qualidades profissionais.
Porém, se tratando de estudantes ou candidatos recém-formados, o mais indicado é o objetivo profissional. Mencione quais desejos quer conquistar na sua carreira e como o seu trabalho pode contribuir para a empresa contratante. Essas informações auxiliarão quem vai te contratar a entender melhor o seu perfil profissional.
Exemplos de perfil profissional para recrutador
- Profissional com formação em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos e experiência de oito anos na área. Perfil dinâmico e proativo, com foco no aprendizado constante e no trabalho em equipe, a fim de contribuir para o alcance das metas.
- Profissional com cinco anos de experiência em posições de liderança na área de Recursos Humanos. Capaz de identificar as necessidades da empresa e desenvolver planos de melhoria a fim de aumentar a integração entre os diversos departamentos e a diretoria, promovendo a cultura organizacional.
Experiência profissional
Com ou sem experiência, todos os recrutadores estão interessados em saber a evolução profissional do candidato a uma vaga de recrutador. Mas, segundo o Ministério do Trabalho, um candidato precisa ter trabalhado quatro a cinco anos na área de RH para comprovar experiência.
Se você tem uma trajetória extensa, cite as três últimas experiências ou as mais relevantes para o cargo, sempre fornecendo dados verídicos. Depois, informe o nome da empresa, período de trabalho e uma breve descrição da função. Caso seja consultor independente, escreva “Autônomo” no lugar de “Empresa”. Fale, sobretudo, de iniciativas em equipe e resultados que podem ser mensuráveis.
Os recém-formados, ou estudantes, precisam focar na sua formação educacional e habilidades. Porém, se tiver experiência em outras áreas relacionadas ao RH como gestão, atendimento em psicologia, trabalhos administrativos e de escritórios, etc., pode ser uma boa ideia citar. Assim, escolha três vivências profissionais e destaque com palavra-chaves pertinentes à vaga escolhida. Vale ainda incluir experiências não remuneradas como estágios, trabalhos voluntários, participação em projetos da faculdade ou da comunidade.
Exemplo de experiência profissional para recrutador
Maio 2022 – Atual
Unimed – Belém, Pará
Recrutadora
- Análise de documentos e notas fiscais, providenciando a correção em caso de discrepâncias.
- Auxílio à gerência na tomada de decisões através do envio de relatórios atualizados com dados dos funcionários e recomendações de melhorias.
- Treinamento, monitoramento e direcionamento de funcionários de acordo com as boas práticas de gestão de pessoas, resultando no aumento da produtividade.
Fevereiro 2019 – Abril 2022
Tramontina Belém S.A – Belém, Pará
Recrutadora
- Triagem de currículos recebidos para as vagas, selecionando candidatos que tivessem as qualificações e o perfil ideais para as etapas de seleção seguintes.
- Aplicação de testes em processos seletivos, avaliando conhecimentos sobre conceitos da área da vaga para determinar a adequação do candidato à função.
- Controle das vagas de emprego da abertura à finalização, comunicando o encerramento do processo seletivo ao realizar a contratação de um profissional para a posição.
Novembro 2017 – Janeiro 2019
Hospital Porto Dias Ltda. – Belém, Pará
Recrutadora
- Cadastro de informações dos candidatos em sistema interno, possibilitando o controle e gestão de dados de identificação ao longo das etapas de seleção até o preenchimento da vaga.
- Divulgação de vagas em aberto em fontes de recrutamento internas e externas, descrevendo de forma clara as atribuições e requisitos do cargo para atrair candidatos qualificados.
- Realização de entrevistas de emprego, analisando conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais de forma a determinar a afinidade dos candidatos com a posição.
Formação acadêmica
Para ocupar algumas vagas no setor de RH você pode até ter o segundo grau completo. Porém, as chances de ser contrato será direcionada ao candidato que apresentar nível superior. Isso porque, hoje em dia, é preferido ou mesmo exigido que um recrutador tenha um diploma de graduação ou pós-graduação em Psicologia, Administração ou áreas afins. Já que, é preciso apresentar habilidades que vão sendo aprendidas durante os estudos universitários.
Valorize seu currículo de recrutador se tiver formação complementar como especializações ou pós-graduações em áreas afins. Então, liste sua formação da mais recente para as mais antigas, por exemplo, a especialização primeiro e, em seguida, a graduação. Cite, a instituição de ensino, o nome do curso e o ano de encerramento.
Para os estudantes vale informar o ano da possível conclusão do curso. Os recém-formados e estudantes devem destacar participações em minicursos, eventos ou workshops que sejam relevantes para a oferta em questão. À medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes.
Exemplo de formação acadêmica para recrutador
Novembro 2019 – Novembro 2020
Universidade da Amazônia – UNAMA – Belém
MBA em Gestão de Pessoas
Julho 2018 – Dezembro 2018
Universidade da Amazônia – UNAMA – Belém
MBA em Recursos Humanos
Março 2010 – Agosto 2014
Universidade Federal do Pará – Belém
Graduação em Administração
Habilidades ou competências
Um bom recrutador precisa demostrar na prática do seu trabalho que tem habilidades tanto em frente ao computador, na hora de selecionar candidatos, quanto em frente aos seus colegas e superiores. Um recrutador com bastante experiência, ou um estudante fazendo estágio podem possuir as mesmas habilidades, mas busque um diferencial na hora de fazer o seu currículo.
Leia a descrição da vaga para saber quais habilidades requeridas você possui. Nessa lista é importante aparecer exemplos de habilidades técnicas e interpessoais. As técnicas você precisa para fazer seu trabalho, na prática, como coordenar análise curricular, entrevistar candidatos, conduzir reuniões, palestras e treinamentos. Além das interpessoais, necessárias para interagir com colegas, chefes e, principalmente, candidatos como demonstrar ética profissional, ter empatia. Ambas são essenciais para o seu currículo de recrutador.
Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de recrutador:
Habilidades técnicas
- Habilidades de comunicação escrita e verbal;
- Conhecimentos em Microsoft Office, com foco em Excel;
- Conhecimento das tecnologias para RH;
- Recrutamento e seleção de funcionários.
Habilidades interpessoais
- Inteligência emocional para lidar com os desafios diários;
- Adaptabilidade para lidar com diferentes pessoas;
- Bom relacionamento com os funcionários;
- Perfil colaborativo para trabalho em equipe.
Idiomas
Na sua profissão, falar outro idioma é muito importante. Já pensou se você for trabalhar em alguma multinacional? Com projetos internacionais, ou fazer treinamentos, capacitações e reciclagem com equipe estrangeira? Como fará para se comunicar com seus colegas sem saber outras línguas?
Por isso, a seção de idioma é essencial para o seu currículo de recrutador e fundamental para trabalhar em empresas de médio e grande porte. Aumente suas chances de ser chamado para a entrevista, destacando seus idiomas e o seu nível de proficiência.
Exemplo de idiomas para recrutador
Inglês
B2
Intermediário
Espanhol
C1
Avançado
Seções adicionais
Essa seção é dedicada as suas informações adicionais que complementem seu perfil, como hobbies e interesses pessoais, sempre focando nos requisitos da vaga. Você, também, pode informar cursos livres, certificações, registro em alguma associação, etc.
Exemplo de certificações para recrutador
- Certificação em Analytics para ATS (2021);
- Certificação em SHRM-CP (2020).
Agora que você terminou de ler este guia de como fazer seu currículo de recrutador e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Recrutador
A seguir algumas dicas para você fazer um currículo perfeito de recrutador
Revise todo o seu currículo com atenção
Evite erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo de recrutador. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e acabam com as suas chances de ser chamado para a entrevista.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação, lembre-se que com tantos currículos para avaliar, o recrutador vai dar preferência aos que são concisos e objetivos.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo genérico não se destacará na corrida por uma vaga. Tente ao máximo adaptá-lo à oferta que está se candidatando. Busque e inclua palavras específicas que aparecem na vaga.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de recrutador, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Recrutador
Preciso incluir uma foto em meu currículo de recrutador?
A decisão é sua de incluir ou não. Talvez um currículo com foto passe uma maior confiança. Mas não é obrigatório incluir uma foto, caso você não se sinta confortável. Inclusive é proibido, pela Constituição Federal Brasileira, discriminar um candidato com base na sua aparência física. Ou seja, esse fator não pode ser decisivo na hora de uma empresa decidir se vai te contratar ou não.
Que detalhes pessoais devo incluir em meu currículo de recrutador?
A seção de “Informações Adicionais” permite incluir, também, detalhes pessoas que sejam relevantes para a vaga. Isso ajudará o recrutador a reconhecer seu envolvimento com a comunidade e com a profissão de recrutador. Por exemplo, se a vaga menciona atuação do candidato em eventos corporativos e você é responsável por organizar as festas de final de ano na associação de moradores do seu bairro, adicione isso ao seu currículo de recrutador.
Minha formação é muito extensa, devo incluir todos os meus estudos em meu CV de recrutador?
Não. Você pode incluí-la no seu Currículo Lattes ou no seu perfil no LinkedIn. Deixe seu currículo mais curto e objetivo ao focar nas informações mais importantes para a vaga que está se candidatando.
Exemplos de currículo
Faça um Currículo de Recrutador impecável hoje mesmo!
O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades de recrutador, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de recrutador perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.