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Um profissional da comunicação, acostumado a desenvolver estratégias de propaganda para clientes dos diversos ramos da economia, sabe que a criatividade é a chave do negócio. Não importa qual seja a sua área de atuação, redação, atendimento, direção de arte, mídia, você precisa transformar o seu currículo de publicitário em um case de sucesso.

Para garantir seu sucesso, é fundamental usar as ferramentas certas. Ainda não sabe quais são? Não se preocupe! Vamos fornecer um briefing com todas as informações necessárias, além de um modelo prático de currículo de publicitário que pode garantir uma entrevista antes mesmo do final do expediente.

O mercado de trabalho para publicitários é extremamente competitivo, e conquistar as melhores vagas exige dedicação. Por isso, continue lendo para descobrir quais informações são indispensáveis e como destacar suas melhores qualidades no seu currículo de publicitário.

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    Exemplos de currículo de Publicitário

    Não importa se você é um publicitário com vários prêmios Profissionais do Ano, ou um recém-formado com o diploma nas mãos. Temos um exemplo de currículo publicitário preparado para você.

    Michel Crête Casgrain

    Cascavel, Paraná
    (45) 9813-2757
    michelcasgrain@brmail.com

    Perfil e Portfólio
    linkedin.com/mcc
    instagram.com/mcc

    Perfil Profissional

    Profissional com experiência de sete anos na área de Marketing Digital, com amplo conhecimento do mercado. Capaz de estabelecer um bom relacionamento com equipes e clientes, garantindo a satisfação com os serviços prestados e o alcance das metas.

    Histórico Profissional

    Fevereiro 2021 – Atual
    Blanco Lima | Agência de Publicidade – Cascavel, PR
    Publicitário

    • Estabelecimento de estratégias de vendas para produtos e serviços, objetivando alcançar as metas definidas.
    • Análise de mercado da área de atuação do cliente, visando o desenvolvimento de propagandas e promoções do produto.
    • Desenvolvimento de conceitos criativos, zelando pela ética e bom senso na divulgação do objeto.

    Janeiro 2017 – Janeiro 2021
    Agência NTV – Cascavel, PR
    Publicitário

    • Levantamento de dados quantitativos e qualitativos, analisando o perfil do público-alvo para o desenvolvimento da campanha.
    • Análise do orçamento disponibilizado pelo cliente para identificação e negociação dos canais de divulgação adequados para o sucesso da campanha.
    • Redação de textos persuasivos e com linguagem adequada ao público-alvo, sustentando a temática definida para a campanha.

    Junho 2015 – Dezembro 2016
    Ícone Agência Digital – Cascavel, PR
    Publicitário

    • Gestão das estratégias de marketing digital do cliente a fim de atender às metas e objetivos propostos.
    • Prestação de um atendimento humanizado ao cliente, garantindo a satisfação com o serviço.
    • Prestação de serviço remoto, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência.

    Formação Acadêmica

    Fevereiro 2017 – Março 2018
    Univel Centro Universitário – Cascavel
    MBA em Marketing, Propaganda e Vendas

    Março 2012 – Agosto 2016
    Univel Centro Universitário – Cascavel
    Graduação e, Publicidade e Propaganda

    Habilidades

    • Conhecimentos em marketing digital e uso de redes sociais;
    • Conhecimentos em técnicas de venda e atendimento ao cliente;
    • Familiaridade com os sistemas, softwares e ferramentas da área;
    • Conhecimentos de SEO e SEM;
    • Excelente comunicação verbal e escrita;
    • Cordialidade e simpatia no trato com as pessoas;
    • Bom relacionamento interpessoal para trabalho em equipe;
    • Inteligência emocional para lidar com os desafios diários;
    • Determinação e persistência para o alcance de metas;
    • Comunicação eficiente com a equipe.

    Idiomas

    Inglês
    C2
    Proficiente

    Francês
    C1
    Avançado

    Certificações

    • Certificação em Marketing de Conteúdo – Content Marketing Institute (2023)
    • Certificação em Analytics – Google (2022)
    • Certificação em Marketing Digital – HubSpot (2021)
    x

    Modelos de currículo de Publicitário

    Não arrisque uma vaga de trabalho importante copiando um modelo de currículo grosseiro com uma formatação péssima, desorganizado e cheio de erros gramaticais.

    Mas, aí você se pergunta: “Como escrever um currículo de publicitário que aumenta minhas chances de ser selecionado pelo RH? A resposta é simples. Você só precisa escolher um modelo de currículo publicitário em nosso gerador e checar nossas dicas de redação. Em poucos minutos você terá um currículo criativo e profissional como esses:

    Escolha o formato de currículo ideal para Publicitário

    Você como publicitário conhece formatos melhor do que ninguém. Sabe adequar diferentes mensagens em diversos formatos, seja impresso ou digital. A mesma lógica você aplicará na confecção do seu currículo.

    Crie um documento bem-organizado no espaço de uma página, contendo informação com um layout original. Mas, você sabia que o seu nível de experiência determina a ordem e a importância de cada seção no seu currículo de publicitário?

    Os profissionais com uma sólida carreira e uma prateleira cheia de prêmios de propaganda devem escolher o formato “cronológico reverso”. Neste caso, as Experiências Profissionais ganham destaque sendo listadas da mais recente para a mais antiga. Este é um dos formatos preferidos dos recrutadores, já que é possível acompanhar a evolução profissional do candidato.

    Agora se você ainda é um estudante, ou um publicitário que acabou de se formar, siga por outro caminho. O formato de currículo adequado para você é do “tipo funcional”. Aqui, a seção de Habilidades é seguida do Perfil Profissional. Você pode compensar a pouca experiência, se realçar seus skills e conhecimentos específicos na área.

    Só um lembrete. Seu currículo precisa dessa formatação técnica aqui:

    • Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
    • Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
    • Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
    • Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
    • Adoção de até duas cores para o layout.

    Criar currículo

    Como escrever um currículo de Publicitário

    Tem coisa mais desafiadora do que receber um briefing e começar um projeto do zero? Você faz é um brainstorm para pegar as melhores ideias, depois seleciona a mais viável para pôr em prática. Aí vai amadurecendo aquela ideia, para, finalmente, realizar a ação publicitária. 

    Fazer um currículo de publicitário não é tão diferente assim. Você só precisa das direções para saber como estruturá-lo. Veja agora um passo a passo de todas as seções que não podem faltar no seu currículo de publicitário. 

    Informação de contato

    Aqui é o seu cartão de visita! Você incluirá, nada mais e nada menos, que seus dados pessoais. Por isso, insira somente:

    • Seu nome completo;
    • Local de residência (apenas cidade e estado);
    • Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
    • E-mail (use um endereço que transmita seriedade e profissionalismo). 

    Certifique-se que os dados estão corretos e atualizados. Vale lembrar que CPF, estado civil e CEP, não são mais necessários, como eram antigamente. 

    Aqui também é o espaço onde você pode incluir seu portfólio digital. Escolha uma plataforma gratuita como o Behance, Dribbble, ArtStation, Carbonmade e deixe o recrutador ver uma amostra dos seus trabalhos mais importantes. 

    Caso tenha redes sociais e queira dar mais informações aos recrutadores, deixe o link do seu perfil profissional do LinkedIn. Agora, se você usa o Instagram, Facebook ou Tik Tok para compartilhar conteúdos profissionais, ou relacionados com o seu trabalho como publicitário, pode ser uma boa ideia deixar o endereço. 

    Exemplo de informação de contato para publicitário

    Michel Crête Casgrain
    Cascavel, Paraná
    (45) 9813-2757
    michelcasgrain@brmail.com

    Perfil e Portfólio
    linkedin.com/mcc
    instagram.com/mcc
    behance.net/mcc

    Perfil e objetivo profissional

     Chegou o seu momento de falar com o recrutador. Se apresente! Narre sua história! Convença-o de que você é o melhor candidato para a vaga. Na hora de escrever o seu perfil ou objetivo profissional no seu currículo de publicitário, faça um texto cativante em um parágrafo curto e resumido.

    Leia a descrição da vaga para entender o perfil do candidato e redija seu texto baseado nisso. Digamos que a vaga é para um redator. Busque informações como: “Quais ferramentas são necessárias para o trabalho?”, “Que tipo de experiência se busca (criação de taglines e slogans, técnicas de storytelling, persuasão e gatilhos mentais?”. 

    Se você é um publicitário experiente, aposte no perfil profissional. Fale da sua carreira, projetos, formação acadêmica, qualificações, suas conquistas e principais qualidades pessoais e profissionais. Entretanto, se você ainda é estudante ou recém-formado, o objetivo profissional, é o mais indicado. Cite o que você quer conquistar e como seu trabalho contribuirá para a empresa contratante. Assim, o recrutador saberá delinear o seu perfil profissional.

    Lembre-se apenas de manter um texto curto e considere:

    • Não ultrapassar 60 palavras;
    • Escrever na terceira pessoa do singular;
    • Usar um tom formal;
    • Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.

    Exemplos de perfil profissional para publicitário

    • Profissional com experiência de sete anos na área de Marketing Digital, com amplo conhecimento do mercado. Capaz de estabelecer um bom relacionamento com equipes e clientes, garantindo a satisfação com os serviços prestados e o alcance das metas.
    • Profissional eficiente e com boas habilidades de relacionamento interpessoal, que contribuem para a prestação de um serviço de excelência e para o suporte à equipe em tarefas diversas, visando colaborar efetivamente com a rotina de trabalho.

    Experiência profissional

    O publicitário precisa de tempo para desenvolver melhor suas técnicas de trabalho. Mas, não se intimide se você ainda é estudante ou recém-formado. O mercado é diverso e sempre abre portas para todo tipo de candidato. Basta ter um currículo de publicitário que enfatize suas qualidades, independente do seu nível de experiência.

    Nessa seção, os publicitários experientes selecionam três experiências, (ou as últimas, ou as mais relevantes para o cargo) e vão listando da mais recente para a mais antiga. Assim, o recrutador visualiza a evolução profissional ao longo dos anos.

    O candidato pouco experiente deve focar nos estágios, mesmo que não remunerados, trabalhos voluntários, participação de projetos, bolsa de estudo, etc. Tudo que for comprovar alguma experiência de trabalho ou experiência prática como estudante.

    Certifique-se de incluir as informações abaixo, fornecendo sempre dados verídicos e que possam ser mensurados: 

    • Título profissional (qual cargo você ocupou?);
    • Período de ocupação deste cargo;
    • Nome da organização onde trabalhou (instituição pública, privada ou sem fins lucrativos). Para freelancer (use “autônomo” ou “freelancer”);
    • Localização do local de trabalho (apenas a cidade);
    • Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.

    Fale do tipo de trabalho realizado nas empresas passadas. Se trabalhou como autônomo, ofereça uma visão geral das suas atribuições. Destaque aquilo que tiver mais relação com a vaga à qual está concorrendo. Por exemplo. Quer trabalhar como redator? Dê ênfase ao domínio da Língua Portuguesa, conhecimento de técnicas de SEM, SEO e COPY, criação de textos persuasivos. Quer ser um analista de marketing? Foque no desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing digital e na análise de métricas das campanhas publicitárias. 

    Exemplo de experiência profissional para publicitário

    Fevereiro 2021 – Atual
    Blanco Lima | Agência de Publicidade – Cascavel, PR
    Publicitário

    • Estabelecimento de estratégias de vendas para produtos e serviços, objetivando alcançar as metas definidas.
    • Análise de mercado da área de atuação do cliente, visando o desenvolvimento de propagandas e promoções do produto.
    • Desenvolvimento de conceitos criativos, zelando pela ética e bom senso na divulgação do objeto.

    Janeiro 2017 – Janeiro 2021
    Agência NTV – Cascavel, PR
    Publicitário

    • Levantamento de dados quantitativos e qualitativos, analisando o perfil do público-alvo para o desenvolvimento da campanha.
    • Análise do orçamento disponibilizado pelo cliente para identificação e negociação dos canais de divulgação adequados para o sucesso da campanha.
    • Redação de textos persuasivos e com linguagem adequada ao público-alvo, sustentando a temática definida para a campanha.

    Junho 2015 – Dezembro 2016
    Ícone Agência Digital – Cascavel, PR
    Publicitário

    • Gestão das estratégias de marketing digital do cliente a fim de atender às metas e objetivos propostos.
    • Prestação de um atendimento humanizado ao cliente, garantindo a satisfação com o serviço.
    • Prestação de serviço remoto, valorizando a comunicação e a transparência a fim de entregar um serviço de excelência.

    Formação acadêmica

    Muitas empresas exigem candidatos com ensino superior completo ou em andamento. Como a área de Publicidade e Propaganda é bastante ampla, é possível atuar nesse segmento com diplomas em outros cursos, além de Publicidade e Propaganda.

    Quem cursou Letras, hoje trabalha na redação publicitária. Aqueles que estudaram Artes Visuais ou Design, atuam na direção de arte e fotografia. Até os estudantes de Teatro e TV podem participar de audições para modelos publicitários. Quem se formou em Gestão e Marketing estão envolvidos nos departamentos de marketing fazendo análises de mercado.

    Como ter um diploma é mandatório na sua área, você pode investir em MBAs, especializações ou pós-graduações para se destacar da concorrência. Por isso, comece listando sua formação da mais recente e vá retrocedendo. Cite o nome e o local da instituição onde estudou, o nome do curso e o ano de formação.

    Exemplo de formação acadêmica para publicitário

    Fevereiro 2017 – Março 2018
    Univel Centro Universitário – Cascavel
    MBA em Marketing, Propaganda e Vendas

    Março 2012 – Agosto 2016
    Univel Centro Universitário – Cascavel
    Graduação em Publicidade e Propaganda

    Habilidades ou competências

    As habilidades em um currículo de publicitário podem variar conforme a área de atuação. Porém, todos os publicitários concorrendo a mesma vaga que você, com certeza, possuem as mesmas habilidades técnicas que as suas. Se diferencie mostrando que têm habilidades interpessoais. Super importantes para lidar com colegas de outros departamentos, chefes, fornecedores, e, especialmente, os clientes, caso trabalhe com atendimento publicitário.

    Ler a descrição da oferta para saber quais são os requisitos principais para ocupar a vaga é essencial. Liste quais habilidades você possui e quais outras relacionadas estão nessa descrição. É importante aparecer exemplos de habilidades técnicas e interpessoais. 

    As técnicas você precisa para fazer seu trabalho, na prática, como coordenar compra de espaço na mídia, acompanhar ações da estratégia desenvolvida, negociar com veículos de comunicação. As interpessoais, são necessárias para você relacionar-se bem com as pessoas, como trabalhar em equipe, interagir com outros departamentos e profissionais de outras áreas, demonstrar habilidade de comunicação verbal. Ambas são essenciais para o seu currículo de publicitário.

    Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de publicitário:

    Habilidades técnicas

    • Conhecimentos em marketing digital e uso de redes sociais;
    • Conhecimentos em técnicas de venda e atendimento ao cliente;
    • Familiaridade com os sistemas, softwares e ferramentas da área;
    • Conhecimentos de SEO e SEM;
    • Excelente comunicação verbal e escrita.

    Habilidades interpessoais

    • Cordialidade e simpatia no trato com as pessoas;
    • Bom relacionamento interpessoal para trabalho em equipe;
    • Inteligência emocional para lidar com os desafios diários;
    • Determinação e persistência para o alcance de metas;
    • Comunicação eficiente com a equipe.

    Idiomas

    Você pode até pensar que não é preciso falar outra língua estrangeira para atuar como publicitário no Brasil. Mas, se pensar bem, concorda que incluir um idioma no seu currículo de publicitário pode ser um diferencial enorme. 

    Especialmente, porque o campo da publicidade e propaganda é muito globalizado. Você lida, diariamente, com ferramentas e materiais de aprendizagem em outras línguas. Então, não depender de tradução pode ser uma vantagem significativa para você quando for concorrer a uma vaga de trabalho com outro candidato.

    Já pensou se você estiver se candidatando a uma vaga em uma agência e na cartela de clientes tiver empresas com equipes internacionais? Como fará para interagir com eles? Use o idioma ao seu favor e inclua qual língua você fala e o seu nível de habilidade.

    Exemplo de idioma para publicitário

    Inglês
    C2
    Proficiente

    Francês
    C1
    Avançado

     Seções adicionais

    Além do idioma, você pode incluir outras informações adicionais que complementam o seu perfil, como seus hobbies e interesses, prêmios, cursos livres, oficinas, certificações ou softwares. Sempre ofereça informações que sejam relevantes aos requisitos da vaga. Isso atende às expectativas do empregador e aumenta suas chances de ser selecionado para entrevista.

    Exemplo de certificações para publicitário

    • Certificação em Marketing de Conteúdo – Content Marketing Institute (2023);
    • Certificação em Analytics – Google (2022);
    • Certificação em Marketing Digital – HubSpot (2021).

    Agora que você terminou de ler este guia de como fazer seu currículo de publicitário e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.

    Dicas para fazer um currículo de Publicitário

     A seguir algumas dicas para você fazer um currículo de publicitário perfeito.

    • Revise todo o seu currículo com atenção

      Um profissional da comunicação, como você, precisa, a todo custo, evitar erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo de publicitário. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e diminuem as chances de ser chamado para a entrevista.

    • Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação

      Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.

    • Faça um currículo de uma página

      No mundo corporativo o padrão de currículo de um publicitário é de uma página. Por isso, inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação, lembre-se que com tantos currículos para avaliar, o recrutador dará preferência aos que são concisos e objetivos.

    • Adapte seu currículo para cada oferta

      Um currículo genérico não se destacará na corrida por uma vaga de trabalho. Tente ao máximo adaptar o seu currículo de publicitário à oferta que está se candidatando. Busque e inclua palavras específicas que aparecem na descrição da vaga.

    • Use o nosso gerador de currículos

      Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de publicitário, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional. 

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    Perguntas frequentes sobre os currículos de Publicitário

    Meu currículo de publicitário é muito longo, o que fazer?

    Para encurtá-lo, foque nas informações mais importantes para a vaga. Ler e reler a descrição da oferta te ajuda a identificar o que pode chamar a atenção da pessoa responsável pela seleção dos currículos e fazer ela sentir que você é a pessoa certa para o trabalho.

    Como incluir palavras-chave em meu currículo de publicitário?

    As empresas usam um software chamado ATS, que facilita a vida dos recrutadores, detectando palavras-chave nos currículos. Portanto, ao incluir as palavras certas, você terá mais chances de chegar à fase da entrevista. Para descobrir quais são essas palavras, leia a oferta de emprego com atenção e identifique que características e habilidades os empregadores estão buscando. Se o seu currículo tiver essas palavras, ele passará no filtro do software e o recrutador vai saber que o seu perfil se encaixa na vaga. 

    Posso incluir a minha experiência como freelancer em meu currículo de publicitário?

    Sim! Muitos freelancers gostam dessa modalidade de trabalho, ou são autônomos para se manterem ativos enquanto procuram algo mais fixo, principalmente, os diretores de arte. Se esse é o seu caso, não deixe de mencionar o período atuando como freelancer em seu currículo de publicitário. Não esqueça de destacar os projetos relevantes que você realizou desta forma.

    Criar meu currículo

    Exemplos de currículo

    Faça um Currículo de Publicitário impecável hoje mesmo!

    O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de publicitário perfeito!

    Criar meu currículo perfeito

    cv publicitário estilo discreto

    * Bold não é associada à essas empresas.