• Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note

O programador é um dos profissionais do ambiente tecnológico que possui diversas oportunidades de trabalho. Seus conhecimentos em linguagens de programação e desenvolvimento de software o transforma em um trabalhador indispensável em todos os setores da economia, seja finanças, saúde, educação, etc.

Sua alta qualificação o permite atuar com carteira assinada em empresas de tecnologias, marketing digital, desenvolvimento de softwares, em setores específicos da economia e, sobretudo, como freelancer, prestando consultorias e serviços especializados.

Quer conseguir uma vaga de trabalho nesse universo de possibilidades? Então aprenda como fazer um currículo de programador que enfatize todo o seu potencial e te diferencie dos outros candidatos!

Busque aqui

    Exemplos de currículo de Programador

    Com ou sem experiência você pode ter o melhor currículo. Basta seguir esse guia simplificado com um passo a passo de como fazer um currículo de programador. Além de uma variedade de exemplos de currículos inspiradores!

    Sarah Alves Castro

    Camaçari, Bahia
    (71) 99999 1111
    sarahcastro@brmail.com
    linkedin.com/sarah

    Perfil Profissional

    Profissional com ampla experiência na realização de testes de caixa preta, branca e cinza. Capaz de desenvolver planos de teste, programas e procedimentos para identificar problemas de desempenho de software. Hábil no uso de metodologias ágeis como Scrum e Kanban.

    Histórico Profissional

    Junho 2022 – Atual
    Banco Bradesco S.A – Salvador, BA
    Programadora de Sistemas de Informação

    • Desenvolvimento de softwares em conformidade com os sistemas utilizados pelos clientes, buscando criar programas que executassem com eficiência os comandos desejados.
    • Levantamento dos requisitos de softwares, buscando entender as necessidades operacionais dos clientes para projetar programas que realizassem atividades e comandos específicos.
    • Organização dos bancos de dados de sistemas, armazenando e preservando informações referentes aos programas para futuros acessos e gerenciamento.

    Março 2019 – Abril 2022
    Claro – Salvador, BA
    Programadora de Sistemas de Informação

    • Avaliação da funcionalidade, desempenho e conformidade do projeto de cada produto em relação aos requisitos e necessidades do cliente.
    • Implementação de sistemas de informação em ambientes empresariais, instruindo os clientes sobre o uso correto dos programas criados.
    • Acompanhamento do processo de documentação de sistemas, assegurando a descrição das diretrizes de uso no documento, de forma a oferecer suporte a usuários e profissionais da área de assistência técnica.

    Janeiro 2017 – Fevereiro 2019
    Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Salvador, BA
    Programadora de Sistemas de Informação

    • Refatoração de códigos-fonte existentes, realizando as correções necessárias em decorrência do surgimento de falhas e novos requisitos, sem alterar as funcionalidades do software.
    • Levantamento dos requisitos de softwares, buscando entender as necessidades operacionais dos clientes para projetar programas que realizassem atividades e comandos específicos.
    • Responsável pela configuração de softwares, detalhando os requisitos mínimos necessários, tendo em vista o desempenho eficiente do sistema.

    Formação Acadêmica

    Março 2018 – Julho 2020
    Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador
    Mestrado em Ciência da Computação

    Março 2014 – Março 2017
    Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador
    Graduação em Sistemas de Informação

    Habilidades

    • Facilidade com a reestruturação de códigos;
    • Capacidade de análise para verificar irregularidades em softwares;
    • Conhecimentos avançados na linguagem Python;
    • Conhecimentos avançados na linguagem JavaScript;
    • Disposição para ensinar clientes a usar os sistemas;
    • Flexibilidade para aprender e lidar com novas tecnologias;
    • Receptividade a feedbacks da equipe e superiores;
      Trabalho em equipe para propor e debater ideias.

    Idiomas

    Inglês
    C2
    Proficiente

    Alemão
    B2
    Intermediário

    Certificações

    • Python Institute Certified Python Programmer (PCPP);
    • Java EE Web Component Developer;
    • Google Associate Cloud Engineer;
    • Scrum Developer (CSD).
    x

    Modelos de currículo de Programador

    Você é um programador recém-formado, ou um profissional muito experiente e veio aqui em busca de soluções e praticidade? Saiba que temos uma variedade de modelo de currículo personalizado em nosso gerador. Preencha com suas informações, edite e baixe no formato que desejar. Olha como seu currículo de programador pode ficar.

    Escolha o formato de currículo ideal para Programador

    Você mais do que ninguém sabe da importância de seguir um formato padronizado quando trabalha com muitos documentos similares. A mesma lógica se aplica na confecção de um currículo de programador. É preciso seguir a risca um formato específico que tanto os recrutadores quanto os empregadores estão acostumados.

    Você precisa escrever de forma objetiva e profissional, além de estruturar, visualmente, os elementos textuais e gráficos. Mas, você sabia que seu nível de experiência determina a ordem e a organização das seções no seu currículo de programador?

    Se você é um programador mais experiente e quer fazer um currículo que tenha mais chances de ser selecionado para a entrevista, aposte no formato “cronológico reverso”. Ele funciona melhor para este público, pois as Experiências Profissionais ganham destaque sendo listadas da mais recente para a mais antiga. A grande parte dos recrutadores preferem esse formato por evidenciar a evolução profissional do candidato experto.

    Entretanto, os candidatos recém-formados, estudantes ou com pouca experiência, também, têm seu lugar ao sol. Para este grupo os recrutadores aconselham o currículo do “tipo funcional”. Neste formato, a seção de Habilidades é seguida do Resumo Profissional. Aqui, você pode realçar suas competências, formação acadêmica ou técnica, certificados e conhecimentos específicos na área da tecnologia da informação, para compensar a pouca experiência profissional.

    Por fim, seu currículo deve ter essa seguinte formatação técnica:

    • Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
    • Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
    • Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
    • Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
    • Adoção de até duas cores para o layout.

    Criar currículo

    Como escrever um currículo de Programador

    Até para um profissional que lida, diariamente, com linguagem de programação, sabe da dificuldade de começar qualquer projeto do zero sem nenhum template para seguir. Fazer um currículo de programador a partir de uma página em branco e, sem nenhuma orientação, pode ser um desgaste.

    Por isso, vamos te ajudar a fazer um currículo de programador completo com todas as seções obrigatórias. Até porque um currículo elaborado possui maiores chances de ser selecionado pelos recrutadores se comparado a um incompleto. E, para aumentar ainda mais suas chances de ser chamado para a entrevista, siga nossas dicas para ressaltar suas qualidades, habilidades e conhecimento específico na área.

    Informação de contato

    Essa primeira seção precisa está situada no início no seu currículo. Ela tem uma função parecida com um simples cartão de visita. Você deve usá-la para incluir, apenas, os seus dados pessoais. Assim, o responsável pela seleção de candidatos entrará em contato com você.

    Por isso, inclua:

    • Seu nome completo;
    • Local de residência (apenas cidade e estado);
    • Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
    • E-mail (use um endereço que transmita profissionalismo e seriedade).

    Não esqueça de verificar se os dados incluídos estão corretos e atualizados. Evite acrescentar, no seu currículo de programador, informações como CPF, estado civil, CEP, pois elas são desnecessárias para a fase da entrevista e os recrutadores podem solicitá-las depois.

    Você pode, também, usar essa seção para incluir o link do seu portfólio digital em plataformas como GitHub Pages, GitLab Pages, Behace ou perfil profissional no LinkedIn com informações adicionais. Assim, os recrutadores, ou os clientes potencias podem conhecer seu trabalho antes de te chamar para a entrevista.

    Exemplo de informação de contato para programador

    Sarah Alves Castro
    Camaçari, Bahia
    (71) 99999 1111
    sarahcastro@brmail.com
    linkedin.com/sarah

    Perfil e objetivo profissional

    Utilize essa seção para convencer o empregador de que você é o melhor candidato para a vaga. Capaz de identificar, projetar e implementar soluções para diversos problemas. Faça um texto em um parágrafo curto, reforçando suas qualidades, habilidades e aspirações. Mas, você não sabe por onde começar? Sem problemas! Vamos te ensina a fazer isso no seu currículo de programador.

    Leia a descrição da vaga e busque palavra-chaves. Normalmente, elas estão relacionadas as habilidades que desenham o perfil ideal do candidato. Digamos que a oferta solicita um pretendente com curso superior completo e experiência em aTouchGFX e CANbus. Se você tiver um diploma na área e conhecer essa estrutura de software e este protocolo de comunicação, inclua essas informações no texto.

    O perfil ou objetivo diferenciam-se um do outro pelo nível de experiência dos candidatos. Está é uma das primeiras seções que os recrutadores costumam olhar para segregar os currículos de programadores que atendem as exigências da vaga.

    Se você for experiente, faça um perfil profissional, destacando sua evolução e ética profissional, formação acadêmica e especializações. Inclua suas conquistas com dados verídicos e suas principais qualidades. Porém, aqueles com pouca experiência, como estudantes e recém-formados, devem fazer um objetivo profissional, mencionando quais desejos quer conquistar na carreira e como o seu trabalho pode contribuir para a empresa.

    Lembre-se apenas de manter um texto curto e considere:

    • Não ultrapassar de 100 palavras;
    • Escreva na terceira pessoa do singular;
    • Use um tom formal;
    • Evidencie o domínio de funções e habilidades específicas da área.

    Exemplos de perfil profissional para programador

    • Profissional com ampla experiência na realização de testes de caixa preta, branca e cinza. Capaz de desenvolver planos de teste, programas e procedimentos para identificar problemas de desempenho de software. Hábil no uso de metodologias ágeis como Scrum e Kanban.
    • Profissional com experiência de sete anos na área de inteligência artificial, com amplo conhecimento do mercado. Capaz de estabelecer um bom relacionamento com equipes e clientes, garantindo a satisfação com os serviços prestados e o alcance das metas.

    Experiência profissional

    Após analisar o perfil, o recrutador vai se interessar na carreira profissional do candidato. Isso não significa que você só conseguirá um trabalho se comprovar experiência com carteira assinada no seu currículo de programador.

    O mercado está cheio de oportunidades e, também, absorverá mão-de-obra em processo de qualificação, tanto estudantes quanto recém-formados. Então, mesmo com uma trajetória repleta de aprendizagem, você pode provar que tem qualificação o suficiente para o trabalho. Você só precisa saber como fazer isso no seu currículo de programador! Vamos em frente!

    Para os profissionais com um longo percurso laboral, os recrutadores estão interessados nas três últimas experiências, ou as mais importantes da sua carreira de programador. Liste-as da mais recente para a mais antiga.

    Entretanto, se você for estudante, recém-formado, ou um profissional com pouca experiência, siga por outra vertente. A dica é: focar em trabalhos como freelancer, estágios, mesmo que não remunerados, voluntariado, participação de projetos acadêmicos, etc. Tudo que comprovar que você tem experiência de trabalho na área de TI ou AI.

    Não esqueça de incluir essas informações nas três experiências profissionais no seu currículo de programador, fornecendo dados verídicos ou que podem ser mensuráveis:

    • Título Profissional (qual cargo você ocupou);
    • Período de ocupação deste cargo;
    • Nome da organização onde trabalhou (instituição pública, privada ou sem fins lucrativos). Para freelancer (use “autônomo” ou “consultor”);
    • Localização do local de trabalho (apenas a cidade);
    • Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.

    Ao falar da sua vivência profissional, lembre-se de focar no tipo de trabalho realizado, sempre destacando informações pertinentes à vaga concorrida. Por exemplo, quer trabalhar no mercado de games? Dê ênfase aos projetos em ambiente mobiles. Com banco de dados? Foque nos trabalhos de linguagem de programação e banco de dados.

    Exemplo de experiência profissional para programador

    Junho 2022 – Atual
    Banco Bradesco S.A – Salvador, BA
    Programadora de Sistemas de Informação

    • Desenvolvimento de softwares em conformidade com os sistemas utilizados pelos clientes, buscando criar programas que executassem com eficiência os comandos desejados.
    • Levantamento dos requisitos de softwares, buscando entender as necessidades operacionais dos clientes para projetar programas que realizassem atividades e comandos específicos.
    • Organização dos bancos de dados de sistemas, armazenando e preservando informações referentes aos programas para futuros acessos e gerenciamento.

    Março 2019 – Abril 2022
    Claro – Salvador, BA
    Programadora de Sistemas de Informação

    • Avaliação da funcionalidade, desempenho e conformidade do projeto de cada produto em relação aos requisitos e necessidades do cliente.
    • Implementação de sistemas de informação em ambientes empresariais, instruindo os clientes sobre o uso correto dos programas criados.
    • Acompanhamento do processo de documentação de sistemas, assegurando a descrição das diretrizes de uso no documento, de forma a oferecer suporte a usuários e profissionais da área de assistência técnica.

    Janeiro 2017 – Fevereiro 2019
    Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Salvador, BA
    Programadora de Sistemas de Informação

    • Refatoração de códigos-fonte existentes, realizando as correções necessárias em decorrência do surgimento de falhas e novos requisitos, sem alterar as funcionalidades do software.
    • Levantamento dos requisitos de softwares, buscando entender as necessidades operacionais dos clientes para projetar programas que realizassem atividades e comandos específicos.
    • Responsável pela configuração de softwares, detalhando os requisitos mínimos necessários, tendo em vista o desempenho eficiente do sistema.

    Formação acadêmica

    Para atuar como programador é imprescindível que você tenha tido no mínimo uma formação técnica em cursos de Tecnologia da Informação ou uma graduação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou de Software, ou áreas afins.

    Como a sua profissão requer atualização constante em relação às tendências da indústria da programação, você deve investir em cursos de capacitação, especialização, pós-graduação ou certificações. Todo esse aprendizado será importante para você melhorar suas habilidades, e consequentemente, sua produtividade. Além de ser um diferencial muito importante no seu currículo de programador.

    Assim, comece pelo curso mais recente e vá retrocedendo. Primeiro você inclue o curso técnico ou de graduação e, depois, a especialização ou pós-graduação em áreas afins. Cite a instituição onde estudou, o nome do curso e o ano de formação.

    Caso você seja ainda um estudante, ou um candidato recém-formado, que está buscando um estágio ou um primeiro emprego, destaque participações em minicursos, eventos ou workshops relevantes para a vaga de trabalho. À medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes no seu currículo de programador.

    Exemplo de formação acadêmica para programador

    Março 2018 – Julho 2020
    Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador
    Mestrado em Ciência da Computação

    Março 2014 – Março 2017
    Universidade Federal da Bahia – UFBA, Salvador
    Graduação em Sistemas de Informação

    Habilidades ou competências

    Ter habilidades no mundo da Tecnologia da Informação é uma peça fundamental para se tornar um programador de sucesso. Você precisa, de qualquer jeito, saber pelo menos como desenvolver, realizar manutenção, implantar e projetar sistemas e aplicações.

    Saia na frente da concorrência e demonstre que tem outras competências no seu currículo de programador, como capacidade de comunicação e senso crítico, cooperação em equipe, etc.

    Você pode, novamente, buscar inspiração para essa seção na descrição da oferta de emprego. Leia e re-leia para buscar quais habilidades você possuí e são essenciais na condução do trabalho. Isso com certeza aumentará suas chances e ser convidado para a entrevista.

    Lembre-se, você precisa trabalhar com duas categorias de habilidades: as técnicas e as interpessoais. As técnicas são aquelas que você precisa para fazer seu trabalho, na prática. Por exemplo, aplicar critérios ergonômicos de navegação em sistemas e aplicações, desenvolver interface gráfica, testar programas e aplicativos.

    As habilidades interpessoais são aquelas que você precisa ter para interagir com os seus clientes, colegas e superiores, como demonstrar flexibilidade, manter sigilo. Ambas são importantes para os empregadores e, portanto, fundamentais para incluir em um currículo de programador.

    Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de programador:

    Habilidades técnicas

    • Facilidade com a reestruturação de códigos;
    • Capacidade de análise para verificar irregularidades em softwares;
    • Conhecimentos avançados na linguagem Python;
    • Conhecimentos avançados na linguagem JavaScript.

    Habilidades interpessoais

    • Disposição para ensinar clientes a usar os sistemas;
    • Flexibilidade para aprender e lidar com novas tecnologias;
    • Receptividade a feedbacks da equipe e superiores;
    • Trabalho em equipe para propor e debater ideias.

    Idiomas

    Falar um segundo idioma é fundamental para atuar como um programador e muitos empregadores consideram isso como requisito para ocupar uma vaga de trabalho. Você pode trabalhar em colaboração com equipe estrangeira, participar de comunidades de desenvolvedores, trabalhar em empresas multinacionais ou ter acesso a recursos de aprendizagem.

    Fatores como área de atuação, tecnologias utilizadas e mercados de trabalhos podem determinar qual é a língua estrangeira mais relevante para o seu currículo de programador. Isto com certeza colocará seu concorrente, que apenas fala o português, em desvantagem.

    Além do inglês, sendo considerado a língua franca da tecnologia, você pode considerar o japonês e o alemão, como línguas usadas nos centros de tecnologia e na indústria de engenharia. Além do mandarim e espanhol usadas pelos mercados que se encontram em pleno desenvolvimento. Por isso, aposte no estudo de idiomas e inclua qual língua estrangeira você fala e o seu nível.

    Exemplo de idioma para programador

    Inglês
    C2
    Proficiente

    Alemão
    B2
    Intermediário

    Seções adicionais

    Além do idioma, você pode incluir outras informações adicionais que complementem o seu perfil profissional, como prêmios, hobbies e interesses pessoais, cursos livres, etc, sempre considerando os requisitos da vaga. Aqui é, também, o local onde você pode incluir suas certificações, não esqueça de introduzir o ano de obtenção. Desta forma, os recrutadores saberão da atualidade e da relevância de suas certificações.

    Exemplo de certificação para programador

    • Python Institute Certified Python Programmer (PCPP) (2023);
    • Java EE Web Component Developer (2023);
    • Google Associate Cloud Engineer (2022);
    • Scrum Developer (CSD) (2021).

    Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu currículo de programador e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.

    Dicas para fazer um currículo de Programador

    A seguir algumas dicas para você fazer um currículo de programador perfeito.

    • Revise todo o seu currículo com atenção

      Evite erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e acabam com as suas chances de ser chamado para a entrevista.

    • Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação

      Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.

    • Faça um currículo de uma página

      Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação, lembre-se que com tantos currículos para avaliar, o recrutador vai dar preferência aos que são concisos e objetivos.

    • Adapte seu currículo para cada oferta

      Um currículo genérico não se destacará na corrida por uma vaga. Tente ao máximo adaptá-lo à oferta que está se candidatando. Busque e inclua palavras específicas que aparecem na vaga.

    • Use o nosso gerador de currículos

      Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de programador, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.

    brand-image

    Perguntas frequentes sobre os currículos de Programador

    Devo incluir minhas expectativas profissionais em meu currículo de programador?

    O mais recomendado é não incluir suas expectativas no seu currículo de programador, visto que, isso pode deixar uma má impressão de que você é arrogante. Além de ser uma informação fora do contexto. Seu currículo deve destacar, sobretudo, suas qualificações, habilidades, formação educacional, experiências profissionais e suas conquistas no mundo laboral. Você pode expressar esse detalhe importante na hora da entrevista quando o recrutador quiser saber mais das suas metas, aspirações e interesses na carreira. Será o ambiente mais propício para contextualizar suas expectativas profissionais.

    Que tipo de educação adicional devo incluir em meu currículo de programador?

    Como a grande parte dos concorrentes possui as mesmas formações acadêmicas que você, foque em cursos onlines, treinamentos específicos ou certificações relevantes para programadores. Alguns certificados que podem enriquecer o seu currículo de programador são: certificações de Segurança da Informação (CISSP, CompTIA Security+), certificações Google Cloud Platform (GCP), certificações AWS (Amazon Web Services), etc. Com certeza isso será um fator determinante na seleção.

    Posso incluir a minha experiência como freelancer em meu currículo de programador?

    Sim! Muitos freelancers gostam dessa modalidade de trabalho, ou são autônomos para se manterem ativos enquanto procuram algo mais fixo. Se esse é o seu caso, não deixe de mencionar o período atuando como freelancer em seu currículo de programador e destaque os projetos relevantes que você realizou desta forma.

    Criar meu currículo

    Exemplos de currículo

    Consiga a vaga certa com um currículo de programador impecável

    O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de programador perfeito!

    Criar meu currículo perfeito

    Currículo de programador sem foto em estilo gestão

    * Bold não é associada à essas empresas.