- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
O nutricionista é um profissional que tem um leque de atuação muito amplo. Ele pode trabalhar, diretamente, com pacientes em clínicas e hospitais e, indiretamente, com o público geral, em centros de alimentação coletiva, no serviço público, na indústria alimentícia e até na mídia. Além de prestar consultoria independente.
O mercado absorve nutricionistas experientes ou recém-formados, devido às inúmeras possibilidades de trabalho nos diversos setores da economia. O que diferencia um candidato do outro é o nível de qualificação e especialização. Então, está precisando de um currículo de nutricionista clínica? Ou de um currículo de nutricionista de produção? Continue aqui para ver dicas de redação e descobrir como ressaltar todas as suas qualidades profissionais no seu currículo de nutricionista.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Nutricionista
Veja agora alguns exemplos de currículos que podem te inspirar!
Laura Cavalcanti Sousa
Fortaleza, Ceará
(31) 2808-8596
laurasousa@brmail.com
Perfis em Redes Sociais
www.linkedin.com/lcs
www.instagram.com/lcs
Perfil Profissional
Experiência de sete anos como nutricionista em hospitais, realizando prescrições dietéticas com base nas diretrizes do diagnóstico de nutrição. Comunicativa e atenciosa, contribuindo para a evolução do paciente até o processo de alta hospitalar.
Histórico Profissional
Fevereiro 2021 – Atual
Hospital da Criança – Fortaleza, Ceará
Nutricionista
- Prescrição de fitoterápicos com base nas necessidades nutricionais dos pacientes, buscando preservar a saúde e restabelecer o bem-estar dos indivíduos atendidos.
- Elaboração de cardápios equilibrados, considerando as diretrizes de saúde pública, restrições orçamentárias e preferências culturais.
- Realização de avaliações nutricionais individuais e em grupo, desenvolvendo planos de intervenção personalizados.
Novembro 2019 – Janeiro 2021
Hospital Geral Waldemar Alcântara – Fortaleza, Ceará
Nutricionista
- Controle da qualidade dos alimentos nas etapas de produção, supervisionando processos de preparação e distribuição, assegurando as boas condições do ambiente, equipamento e produtos.
- Controle da temperatura de geladeiras e supervisão da higienização, contribuindo para o cumprimento do plano diário de produção, com foco na qualidade e no controle higiênico-sanitário.
- Estocagem de alimentos em restaurantes e cozinhas nutricionais, verificando as condições de armazenamento dos locais para conservar os produtos.
Julho 2016 – Dezembro 2020
Hospital SARAH – Fortaleza, Ceará
Nutricionista
- Atendimento a pacientes em consultórios e clínicas, escutando atentamente os relatos para prescrever tratamentos adequados a cada caso.
- Averiguação do cumprimento do cardápio elaborado, de forma a garantir que as necessidades nutricionais do paciente ou da instituição fossem supridas corretamente, realizando possíveis intervenções.
- Realização de ações de educação alimentar e nutricional para pacientes e familiares, contribuindo para a melhora na alimentação dos envolvidos na comunidade.
Formação Acadêmica
2017 – 2018
Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza
Especialização Nutrição Funcional e Fitoterapia
2011 – 2016
Universidade Federal do Ceará – UFC, Quixadá
Graduação Nutrição
Habilidades e Competências
- Especialista em nutrição clínica/hospitalar;
- Conhecimento da legislação e resoluções RDC sobre nutrição hospitalar;
- Conhecimentos em gastronomia e elaboração de cardápios;
- Conhecimento da legislação sanitária vigente instituída pela ANVISA;
- Capacidade de elaborar cardápios seguindo diagnósticos nutricionais;
- Bom relacionamento interpessoal com pacientes e colegas;
- Comunicação clara e eficaz com pacientes e membros da equipe;
- Liderança para gestão de equipes de cozinha;
- Atualização profissional constante para aquisição de novos aprendizados;
- Comunicação verbal direta para fornecer orientações na cozinha.
Idiomas
Inglês
C1
Avançado
Holandês
B1
Pré-intermediário
Informações Adicionais
- Certificação em Primeiros Socorros (2020);
- Certificação em NutriSoft e Dietpro (2019);
- Registro CRN-11: CE0001111.
Modelos de currículo de Nutricionista
Um profissional da alimentação e nutrição precisa alinhar suas informações profissionais em um currículo de nutricionista específico que seja bem organizado e estruturado. Como a estética é um quesito importante na sua área, transmitindo a ideia de saúde e bem-estar, aposte em um currículo de nutricionista que tenha um layout encantador.
Por isso, escolha um dos modelos de currículos em nosso gerador, inclua suas informações, edite e baixe no formato de sua preferência. Qual modelo de currículo para nutricionista você mais gostou? Esses são só alguns exemplos:
Escolha o formato de currículo ideal para Nutricionista
Quer formatar o seu currículo de nutricionista para conseguir um estágio? Um primeiro emprego? Ou quem sabe explorar novos caminhos profissionais? Com as nossas dicas, você saberá qual é a dose certa de informação para garantir o sucesso no mundo laboral.
Você deve formatar o seu currículo para balancear informação e elementos gráficos. Especialmente, porque, o seu nível de experiência determinará a ordem e a importância de cada uma das seções do seu currículo de nutricionista.
Os recrutadores recomendam o formato “cronológico reverso” para os nutricionistas com experiência profissional, por destacar a evolução profissional do candidato. Aqui, as Experiências Profissionais ganham destaque sendo listadas da mais recente para a mais antiga.
Os estudantes ou recém-formados em Nutrição devem escolher o formato do “tipo funcional”. Porque, a seção de Habilidades é seguida do Perfil Profissional. Os candidatos podem realçar as competências, formação e conhecimentos específicos na área, compensando a pouca experiência de trabalho.
O seu currículo de nutricionista deve seguir essa formatação técnica padrão, independente do seu nível de experiência:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Adoção de até duas cores para o layout.
Como escrever um currículo de Nutricionista
Redigir um currículo pode parecer uma tarefa árdua, mas um profissional como você acostumado a trabalhar com diferentes tipos de avaliações nutricionais vai se sair bem.
O seu currículo de nutricionista precisa ter uma estrutura completa, porém, direta e sucinta. Tudo que você precisa é de um guia completo e simplificado que te oriente a escrever o melhor currículo de nutricionista com todas as seções e informações necessárias.
Informação de contato
A primeira seção do seu currículo de nutricionista é destinada aos seus dados pessoais de contato, sem necessidade de CPF, estado civil, CEP, etc. Revise se os dados estão corretos e atualizados para evitar problemas na hora da comunicação.
Por isso, insira somente:
- Seu nome completo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita seriedade e profissionalismo).
Se você tiver portfólio digital ou conta no LinkedIn, destacando alguns projetos, experiências relevantes, artigos escritos, casos de sucesso, ou outras realizações profissionais, deixe os links para o recrutador conhecer um pouco do seu trabalho. Caso tenha redes sociais como Instagram ou Facebook, onde você compartilhar um pouco do seu conhecimento através de postagens profissionais, deixe, também, o endereço.
Exemplo de informação de contato para nutricionista
Laura Cavalcanti Sousa
Fortaleza, Ceará
(31) 2808-8596
laurasousa@brmail.com
Perfis em Redes Sociais
www.linkedin.com/lcs
www.instagram.com/lcs
Perfil e objetivo profissional
Nessa seção, você escreverá um texto curto e cativante se apresentando profissionalmente. Esse é um momento oportuno para convencer o empregador de que você é a melhor opção. Para te ajudar, siga essa regrinha básica:
- Não ultrapassar 100 palavras;
- Escrever na terceira pessoa do singular;
- Usar um tom formal;
- Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Agora que você já sabe o formato do texto, vamos focar no conteúdo? Comece lendo a descrição da vaga e identifique o perfil do nutricionista ideal para, depois, redigir o seu textinho baseado nisso.
Digamos que a vaga é direcionada a um restaurante universitário e você tem experiência em gestão de restaurante hospitalar. Por exemplo, coordenando equipes e assegurando a execução eficiente das rotinas operacionais, o que garantirá a excelência no atendimento do público frequentador. Inclua essas informações no seu currículo de nutricionista!
Enquanto, o nutricionista experiente precisa escrever o perfil profissional, destacando a carreira, projetos, formação, qualificações, conquistas e as principais qualidades, o nutricionista inexperiente pode redigir um objetivo profissional. Pois, os estudantes e recém-formados, em nutrição, precisam focar no que querem conquistar na carreira e como o trabalho auxiliará o empreendimento do contratante. Assim, o recrutador poderá delinear o perfil profissional.
Exemplos de perfil profissional para nutricionista
- Experiência de sete anos como nutricionista clínica em hospitais, realizando prescrições dietéticas com base nas diretrizes do diagnóstico de nutrição. Comunicativa e atenciosa, contribuindo para a evolução do paciente até o processo de alta hospitalar.
- Atuação de dez anos como profissional de nutrição em atendimentos individuais e em instituições, elaborando cardápios e gerenciando equipes de cozinha. Foco na busca de resultados positivos para as pessoas através do trabalho em conjunto com equipes multidisciplinares.
Experiência profissional
Sem dúvida, a experiência profissional é super importante no currículo de um nutricionista. Mas, o mercado de trabalho é tão amplo que absorve a mão-de-obra de candidatos super qualificados quanto aqueles em processo de qualificação. Sobretudo, os estudantes e os recém-formados que vão ganhando experiência enquanto participam de atividades práticas.
Os recrutadores aconselham os nutricionistas, com um histórico profissional mais longo, a escolherem três experiências. Podem ser as mais recentes ou as mais relevantes na carreira e citar em ordem cronológica reversa. Deste modo, o contratante poderá visualizar o seu desenvolvimento profissional no seu currículo de nutricionista.
Quem ainda está no início da carreira pode relatar as experiências práticas adquiridas durante os estudos. Por exemplo, estágios, trabalhos voluntários, participações em projetos ou bolsas de estudo, intercâmbios, etc. Você pode incluir, também, empregos anteriores em outras profissões relacionados à área da saúde. Tudo que o tenha ajudado a desenvolver alguma habilidade relevante para a área da nutrição e do bem-estar.
Preencha essa seção incluindo essas informações no seu currículo de nutricionista. Sempre forneça dados verídicos ou que podem ser mensuráveis:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo;
- Nome da organização onde trabalhou (instituição pública, privada ou sem fins lucrativos). Para os nutricionistas autônomos (use “autônomo” ou “consultor”);
- Localização do local de trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Enfatize informações relevantes à vaga de emprego. Se quiser trabalhar com atendimento hospitalar ou clínico, saliente experiências relacionadas em ajuste de dietas específicas individualizadas para cada paciente. Não podemos esquecer que, cada área de trabalho possui suas próprias terminologias e, por isso, requer conhecimento especializado.
Exemplo de experiência profissional para nutricionista
Fevereiro 2021 – Atual
Hospital da Criança – Fortaleza, Ceará
Nutricionista
- Prescrição de fitoterápicos com base nas necessidades nutricionais dos pacientes, buscando preservar a saúde e restabelecer o bem-estar dos indivíduos atendidos.
- Elaboração de cardápios equilibrados, considerando as diretrizes de saúde pública, restrições orçamentárias e preferências culturais.
- Realização de avaliações nutricionais individuais e em grupo, desenvolvendo planos de intervenção personalizados.
Novembro 2019 – Janeiro 2021
Hospital Geral Waldemar Alcântara – Fortaleza, Ceará
Nutricionista
- Controle da qualidade dos alimentos nas etapas de produção, supervisionando processos de preparação e distribuição, assegurando as boas condições do ambiente, equipamentos e produtos.
- Controle da temperatura de geladeiras e supervisão da higienização, contribuindo para o cumprimento do plano diário de produção, com foco na qualidade e no controle higiênico-sanitário.
- Estocagem de alimentos em restaurantes e cozinhas nutricionais, verificando as condições de armazenamento dos locais para conservar os produtos.
Julho 2016 – Dezembro 2020
Hospital SARAH – Fortaleza, Ceará
Nutricionista
- Atendimento a pacientes em consultórios e clínicas, escutando atentamente os relatos para prescrever tratamentos adequados a cada caso.
- Averiguação do cumprimento do cardápio elaborado, para garantir que as necessidades nutricionais do paciente ou da instituição fossem supridas corretamente, realizando possíveis intervenções.
- Realização de ações de educação alimentar e nutricional para pacientes e familiares, contribuindo para a melhora na alimentação dos envolvidos na comunidade.
Formação acadêmica
Enquanto os nutricionistas precisam comprovar que têm curso superior em Nutrição, os dietistas precisam ter passado pela Faculdade de Higiene dos Alimentos. Mas, como investimento em educação, nunca é demais, você pode incluir outros cursos. Como outras graduações em áreas afins (Ciências da Saúde, Nutrição Esportiva, Gastronomia e Culinária, etc), especializações e pós-graduações. Com certeza, isso pode ser um diferencial no seu currículo de nutricionista.
Portanto, inclua seu curso de graduação e as especializações ou pós-graduações, sempre da mais recente para a mais antiga. Não esqueça de indicar o nome do curso, a instituição, e ano de formação.
Quem está estudando, pode informar o período da possível conclusão do curso. Uma dica interessante é acrescentar algumas participações em oficinas ou cursos complementares que sejam relacionados com a vaga em questão. Apenas se lembre que, à medida que sua carreira avança, essas informações se tornam desnecessárias.
Exemplo de formação acadêmica para nutricionista
2017 – 2018
Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Fortaleza
Especialização Nutrição Funcional e Fitoterapia
2011 – 2016
Universidade Federal do Ceará – UFC, Quixadá
Graduação Nutrição
Habilidades ou competências
Assim como muitas profissões que têm um vasto campo de atuação, as habilidades podem variar a depender da sua área. Um nutricionista clínico, por exemplo, precisa comprovar habilidades adequadas ao atendimento de pacientes saudáveis e enfermos. Já os profissionais que trabalham com a nutrição animal, devem lidar com habilidades ligadas à gestão ambiental e aos animais silvestres.
É necessário ler a descrição da oferta de emprego para rastrear quais habilidades são importantes. Você pode ir listando quais delas você possui e quais outras você pode relacionar. Além de te auxiliar na seleção, isso pode ser um ponto positivo para te diferenciar da concorrência. Porque nem todos os candidatos possuem competências como boa comunicação, capacidade de contornar situações adversas, etc.
Inclua no seu currículo de nutricionista habilidades técnicas e interpessoais. As técnicas você usa para fazer seu trabalho, como realizar diagnóstico dietético-nutricional, estabelecer plano de cuidados nutricionais, realizar prescrição dietética. As interpessoais, você precisa para interagir com colegas, equipes multidisciplinares, superiores e pacientes. Por exemplo, demonstrar flexibilidade, liderança, transmitir segurança, trabalhar em equipe. Ambas são importantes para os empregadores e fundamentais para seu currículo de nutricionista.
Veja alguns exemplos dessas habilidades no currículo de nutricionista:
Habilidades técnicas
- Especialista em nutrição clínica/hospitalar;
- Conhecimento da legislação e resoluções RDC sobre nutrição hospitalar;
- Conhecimentos em gastronomia e elaboração de cardápios;
- Conhecimento da legislação sanitária vigente instituída pela ANVISA;
- Capacidade de elaborar cardápios seguindo diagnósticos nutricionais.
Habilidades interpessoais
- Bom relacionamento interpessoal com pacientes e colegas;
- Comunicação clara e eficaz com pacientes e membros da equipe;
- Liderança para gestão de equipes de cozinha;
- Atualização profissional constante para aquisição de novos aprendizados;
- Comunicação verbal direta para fornecer orientações na cozinha.
Idiomas
Um nutricionista que fala, ao menos, um idioma estrangeiro, já tem um diferencial importante para destacar no seu currículo. Você pode ter acesso a material de pesquisa, comunicar-se com equipes estrangeiras e participar de eventos internacionais. Já pensou se o seu chefe lhe oferece uma oportunidade para trabalhar no exterior? Você se enriquecerá, cultural e profissionalmente.
Muitos hospitais, clínicas, ou centros de alimentação coletivos, localizados em áreas turísticas, também atendem o público estrangeiro. Falar outra língua pode ser uma chance única de ser considerado para a vaga de trabalho. Por isso, inclua os idiomas que tem certo domínio e o seu nível de proficiência.
Exemplo de idioma para nutricionista
Inglês
C1
Avançado
Holandês
B1
Pré-intermediário
Seções adicionais
Além do idioma, você pode incluir outras informações adicionais que complementam o seu currículo de nutricionista, como intercâmbios, certificações, interesses pessoais, assim como cursos complementares e seu registro no Conselho Regional de Nutrição (CRN). Sempre focando nos requisitos da vaga.
Exemplo de informações adicionais para nutricionista
- Certificação em Primeiros Socorros (2020);
- Certificação em NutriSoft e Dietpro (2019);
- Registro CRN-11: CE0001111.
Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu currículo de nutricionista e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Nutricionista
Aqui você encontrará algumas recomendações finais de como criar um currículo perfeito para nutricionista.
Faça uma revisão geral
Revise com cuidado o seu currículo de nutricionista para não deixar escapar nenhum erro de português ou de formatação. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e diminuem suas chances de conseguir a vaga desejada.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você for estudante ou recém-formado, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o recrutador a te considerar para o trabalho. Se você não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação. Seja conciso e objetivo. Afinal, o recrutador tem muitos currículos para ler e dará preferência aos que ele encontrará rapidamente o que está buscando.
Adapte seu currículo para cada oferta
No momento de procurar um trabalho é normal enviar o mesmo currículo para vários lugares, mas isso é um erro grave. Um currículo genérico não chamará a atenção do empregador. Tente ao máximo adaptar o seu currículo de nutricionista à vaga desejada. Incluir palavras-chave que aparecem na oferta, aumentará suas chances.
Use o nosso gerador de currículos
Com o nosso gerador de currículos, você escolhe um modelo que goste, preenche com seus dados e baixa. Simples assim!. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Nutricionista
Minha formação é muito extensa, devo incluir todos os meus estudos em meu currículo de nutricionista?
Não. Afinal, não se trata de um Currículo da Plataforma Lattes, direcionado para a área acadêmica e de pesquisa. Para deixar o seu currículo mais curto e objetivo, se atenha às informações mais importantes para a vaga. Por exemplo, se a oferta é para atendimento em clínicas com abordagem humanizada e holística e você tem experiência ou formação complementar neste campo, destaque essa informação em seu currículo.
Preciso incluir uma foto em meu currículo de nutricionista?
A decisão é sua. Talvez um currículo com foto passe uma maior confiança. Mas não é obrigatório incluir uma foto. Inclusive é proibido, pela Constituição Federal, discriminar um candidato com base na sua aparência física. Ou seja, esse fator não pode ser decisivo na hora de uma empresa decidir se vai te contratar ou não.
Que tipo de educação adicional devo incluir em meu currículo de nutricionista?
Como a grande parte dos concorrentes possui educação formal como uma graduação, você pode se destacar, incluindo formação adicional no seu currículo. Por exemplo, cursos onlines, treinamentos específicos ou certificações relevantes para nutricionista como Certificação em Nutrição Clínica ou Certificação em Fitoterapia.
Exemplos de currículo
Consiga a vaga que você deseja com um currículo de Nutricionista perfeito
O momento de conseguir o emprego que está procurando é agora. Sua experiência e suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você quer mais cedo do que você imagina. Experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de nutricionista ideal.
* Bold não é associada à essas empresas.