- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
Para um músico se destacar dos outros na indústria da música é preciso, além de muito talento e treinamento, oportunidades para mostrar seu trabalho. Sabendo desta dificuldade, você pode seguir por outras vias e diversificar o seu repertório para expandir suas possibilidades. Seja trabalhando em eventos, gravando trilhas sonoras de filmes ou jingles comerciais e quem sabe até produzindo música para outros artistas.
Você só precisa de um currículo de músico que transmita toda a sua versatilidade e aumente o seu campo de atuação. Não sabe como fazer isso? Sem problemas! Segue esse passo a passo para saber quais informações não podem faltar no seu currículo artístico de músico.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Músico
Se você é um músico recém-formado e não sabe como criar um currículo, ou um candidato experiente e precisa adequar suas qualificações em um currículo de músico artístico, você veio ao lugar certo. Temos um exemplo de currículo preparado para te ajudar a conseguir o seu novo trabalho.
Ramiro Marcelo Fiorentini
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
(51) 6309-6644
ramirofiorentini@brmail.com
www.youtube.com/rmf
www.instagram.com/rmf
Perfil Profissional
Músico multi-instrumentista, cantor e compositor graduado pela UFRGS. Experiência de mais de sete anos como produtor cultural, vocalista e violinista em projetos solo e em parceria com outros artistas. Capaz de transitar entre diversos gêneros e estilos musicais, com adaptabilidade para modificação de arranjos e improvisações.
Histórico Profissional
Maio 2022 – Atual
Dub Studio and Record Label – Porto Alegre, RS
Músico intérprete cantor
- Colaboração em projetos musicais, participando de duetos, bandas e parcerias com outros músicos.
- Apresentação em shows ao vivo de canto e interpretação musical, entretendo e envolvendo o público.
- Realização de apresentações tocando instrumentos musicais, acompanhando o canto em performance solo.
Janeiro 2019 – Abril 2022
Rede Brasil Sul de Televisão – Porto Alegre, RS
Músico intérprete cantor popular
- Leitura de cifras e partituras, garantindo perfomances dentro do tom definido para a música.
- Interpretação de diversos gêneros musicais, demonstrando versatilidade artística.
- Interpretação do repertório de outros artistas, criando performances que transmitissem expressão vocal e conexão com a letra.
Julho 2015 – Dezembro 2018
Constance Zahn Group – Porto Alegre, RS
Músico intérprete cantor
- Participação em bandas para eventos especiais, como casamentos e formaturas, tocando música popular brasileira.
- Planejamento e coordenação de ensaios, reserva de espaços e teste de músicos.
- Transposição de partituras para diferentes instrumentos a fim de acomodar as preferências do cliente e do músico.
Formação Acadêmica
Março 2018 – Junho 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre
Mestrado em Música
Março 2013 – Abril 2017
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre
Graduação em Música – Habilitado em Canto
Habilidades
- Conhecimento da teoria musical;
- Habilidade de improvisação;
- Técnicas de composição e arranjo;
- Conhecimento de diversos gêneros e estilos musicais;
- Capacidade de liderança e tomada de decisões assertivas;
- Bom relacionamento para trabalho com equipes;
- Ótima comunicabilidade;
- Proatividade e iniciativa na resolução de problemas.
Idiomas
Inglês
C2
Proficiente
Italiano
C2
Proficiente
Prêmios
- 1º lugar no Prêmio Açorianos de Música – 2023;
- 1º lugar no Prêmio da Música Brasileira – 2022.
Modelos de currículo de Músico
Não diminua suas chances de ter o seu currículo de músico selecionado para uma entrevista copiando esses modelos aleatórios que você vê por aí. Mas como fazer um currículo de músico? Você precisa de um documento bem formado, fácil de ler e com as informações organizadas. Para isso, escolha um modelo de currículo em nosso gerador, preencha com suas informações e baixe no formato que preferir. Olha esses modelos de currículo de músico:
Escolha o formato de currículo ideal para Músico
A princípio, o formato de uma página é o mais aceito para um currículo de músico. Só não esqueça de organizar suas informações em um documento com um layout interessante. Além disso, sua trajetória profissional, determina o arranjo das seções do seu currículo. Independente da sua experiência, você precisa saber o que é mais relevante para o seu caso. E para criar um currículo de músico eficaz, basta seguir estas simples orientações.
Se tratando de músicos experientes, os recrutadores indicam o formato “cronológico reverso”, pois as Experiências Profissionais ganham destaque sendo listadas da mais recente para a mais antiga. Esse formato, possibilita que os recrutadores acompanhem a evolução profissional do candidato.
Para os músicos com pouca experiência, sobretudo os estudantes ou recém-formados, é mais pertinente escolher o formato do “tipo funcional” Neste, a seção de Habilidades vem depois do Resumo Profissional. Aqui a falta de experiência prática é compensada quando o candidato destaca as capacidades e conhecimentos específicos na área musical.
Por fim, seu currículo de músico precisa ter essa formatação técnica:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points para diminuir o tamanho dos textos e facilitar a leitura;
- Adoção de até duas cores para o layout.
Como escrever um currículo de Músico
Agora que você entendeu sobre a formatação, é importante saber quais informações são fundamentais para serem inseridas no seu currículo de músico. Você pode até pensar que isso é muito trabalhoso, mas um músico como você, acostumado a trabalhar com a rigidez de partituras musicais, lidará muito bem com a confecção desde importante documento.
Um currículo de músico precisa conter uma estrutura completa com todas as seções obrigatórias que valorizem seus pontos fortes e corresponda com o seu nível de experiência. Para saber a ordem e a importância de cada informação, veja esse guia a seguir mostrando todas as seções que não podem faltar no seu currículo de músico.
Informação de contato
Esta primeira seção deve estar visível no início do currículo e o seu objetivo é servir de cartão de visita. Ou seja, você inclui, apenas, seus dados pessoais, para que o interessado em te entrevistar entre em contato com você.
As informações imprescindíveis são:
- Seu nome completo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita seriedade e profissionalismo).
É importante revisar mais de uma vez para se certificar que os dados estão corretos e atualizados. Informações como CPF, estado civil e CEP não tem mais utilidade, pois se forem necessários, serão pedidos no decorrer do processo seletivo.
Se tratando de uma profissão artística, é muito importante fornecer aos empregadores uma amosta do seu talento. Por isso, se você tiver um canal no YouTube, um perfil no Instagram ou Facebook, no Spotify, ou um portifólio digital com seus trabalhos artísticos mais relevantes, inclua os links para acesso. Veja abaixo um exemplo de currículo de músico.
Exemplo de informação de contato para músico
Ramiro Marcelo Fiorentini
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
(51) 6309-6644
ramirofiorentini@brmail.com
Portfólios
www.youtube.com/rmf
www.instagram.com/rmf
Perfil e objetivo profissional
Como músico, você sabe da importância de impressionar a audiência nos primeiro segundos. Por isso, quando for escrever seu perfil ou objetivo profissional pense na introdução de uma música. Você precisa contar sua história de forma objetiva, curta e carismática para garantir o interesse dos empregadores.
Se não souber como fazer isso, leia a descrição da oferta de emprego para saber o que os empregadores procuram. Vamos te dá um exemplo. Se a vaga é direcionada à apresentação musical, você pode falar sobre sua habilidade de preparar-se esteticamente para espetáculos, de manter-se em sintonia com os membros da banda musical, etc.
O perfil e o objetivo vão se diferenciar a partir da trajetória profissional do candidato. Assim, no perfil profissional, você deve falar da sua carreira e formação já consolidadas, destacando seus maiores êxitos e mencionando suas principais qualidades. Ao contrário, os músicos poucos experientes, como os estudantes ou recém-formados, precisam focar no objetivo profissional. Nele você escreve o que deseja conquistar em sua carreira e como seu trabalho beneficiará o seu empregador. Estas informações auxiliam o recrutador a entender melhor o seu perfil profissional.
Lembre-se apenas de manter um texto curto e considere:
- Não ultrapasse 100 palavras;
- Escreva na terceira pessoa do singular;
- Use um tom formal;
- Evidencie o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Exemplo de perfil profissional para músico
- Músico multi-instrumentista, cantor e compositor graduado pela UFRGS. Experiência de mais de sete anos como produtor cultural, vocalista e violinista em projetos solo e em parceria com outros artistas. Capaz de transitar entre diversos gêneros e estilos musicais, com adaptabilidade para modificação de arranjos e improvisações.
- Profissional especializada em apresentações musicais para eventos sociais e corporativos. Com cinco anos de experiência e conhecimento de diversos gêneros e estilos, é capaz de criar repertórios personalizados, seguindo as preferências do cliente.
Experiência profissional
Todo mundo gosta de contratar músicos com experiência profissional e isso é, sem dúvida, um fator muito importante no currículo artístico de músico. Mas se você não tem muita experiencia formal, não se preocupe, vamos te dar dicas de como preencher essa seção.
Para os candidatos com uma trajetória extensa, selecione três experiências profissionais, ou as mais relevantes, ou as três últimas. Liste-as da mais recente para a mais antiga. Se você ainda é estudante ou recém-formado, foque nas experiências, mesmo que não remuneradas, como estágios, trabalhos voluntários, participação de eventos da universidade. Tudo que possa comprovar algum grau de aprendizado prático no período de seus estudos.
Essas são as informações que não podem faltar no seu currículo de músico. Lembre-se de sempre fornecer dados verídicos:
- Título Profissional (qual cargo você ocupou?). Para músicos independentes (use o título “Músico Independente” ou “Artista Musical Autônomo”);
- Período de ocupação deste cargo;
- Nome da organização onde trabalhou (instituição pública, privada ou sem fins lucrativos).
- Local de trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Quando descrever suas experiências, fale dos seus projetos artísticos solo ou em banda e destaque as informações que tiver mais relação com a vaga à qual está concorrendo. Se você sonha em ser professor de música, foque no conhecimento de repertórios e linguagens musicais, nas técnicas de execução, em didática, etc. Agora se você quer trabalhar diretamente em estúdio de gravação para jingles, foque no mercado publicitário.
Exemplo de experiência profissional para músico
Maio 2022 – Atual
Dub Studio and Record Label – Porto Alegre, RS
Músico intérprete cantor
- Colaboração em projetos musicais, participando de duetos, bandas e parcerias com outros músicos.
- Apresentação em shows ao vivo de canto e interpretação musical, entretendo e envolvendo o público.
- Realização de apresentações tocando instrumentos musicais, acompanhando o canto em performance solo.
Janeiro 2019 – Abril 2022
Rede Brasil Sul de Televisão – Porto Alegre, RS
Músico intérprete cantor popular
- Leitura de cifras e partituras, garantindo perfomances dentro do tom definido para a música.
- Interpretação de diversos gêneros musicais, demonstrando versatilidade artística.
- Interpretação do repertório de outros artistas, criando performances que transmitissem expressão vocal e conexão com a letra.
Julho 2015 – Dezembro 2018
Constance Zahn Group – Porto Alegre, RS
Músico intérprete cantor
- Participação em bandas para eventos especiais, como casamentos e formaturas, tocando música popular brasileira.
- Planejamento e coordenação de ensaios, reserva de espaços e teste de músicos.
- Transposição de partituras para diferentes instrumentos a fim de acomodar as preferências do cliente e do músico.
Formação educacional
Um músico pode ter uma formação educacional bastante variada. Alguns artistas passam por conservatórios musicais, outros estudam, diretamente, com professores especialistas, ou numa universidade adquirindo um diploma de nível superior, ou numa escola especializada. Enquanto outros, com talento nato, se tornam músicos autodidatas.
De qualquer forma, o seu empregador, gostará de saber um pouco da sua formação educacional para compreender seu estilo e envolvimento com a comunidade musical. Além disso, o aperfeiçoamento do candidato é muito valorizado no currículo artístico de músico. Caso tenha feito cursos de graduação ou de pós-graduação em áreas afins como Teatro, Dança, Belas Artes, e possuí diplomas, não esqueça de incluí-los.
Sendo assim, liste sua formação, da mais recente para a mais antiga. Caso tenha educação formal em uma universidade, inclua primeiro a especialização ou mestrado seguida da graduação. Cite a instituição onde estudou, o nome do curso e o ano de formação.
Se você ainda é estudante, informe o ano da possível conclusão do curso, e participações em oficinas, treinamentos e cursos livres que sejam relevantes para a oferta de trabalho em questão. À medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes.
Exemplo de formação acadêmica para músico
Março 2018 – Junho 2020
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre
Mestrado em Música
Março 2013 – Abril 2017
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre
Graduação em Música – Habilitado em Canto
Habilidades ou competências
Como músico, o seu conhecimento técnico é fundamental para exercer seu trabalho. Porém, se tratando de uma profissão onde você precisa lidar com todo tipo de público e situação diversas, as suas habilidades interpessoais terão um grande impacto no seu currículo de músico. Inclusive, são essas habilidades que podem te diferenciar do seu concorrente na hora de disputar uma vaga de trabalho. Porque um músico sem carisma, com certeza, não encantará uma plateia animada.
Quando for trabalhar nessa seção, faça uma lista com suas habilidades e compare com a lista de exigências requiridas para a vaga. Assim, você selecionará apenas aquelas mais relevantes para a oferta de emprego. Quer ver como é fácil fazer isso no seu currículo artístico de músico?
Digamos que a vaga é para trabalhar como músico terapêutico em hospitais ou centros de reabilitação. Você pode focar nas suas habilidades em análise de evolução terapêutica, acompanhamento de pacientes e elaboração de relatórios, especialização em musicoterapia, empatia, etc.
Na hora de preencher seu currículo de músico, pense nas duas categorias de habilidades. As técnicas, que você precisa para realizar o seu trabalho, como seleção de repertório musical, elaboração de roteiros musicais, domínio de várias técnicas e linguagens musicais para execução em estúdio. E as interpessoais, essenciais para você interagir com produtores, diretores, com a banda e o público. Ambas são importantes e, portanto, fundamentais para incluir em seu currículo de músico.
Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de músico:
Habilidades técnicas
- Conhecimento da teoria musical;
- Habilidade de improvisação;
- Técnicas de composição e arranjo;
- Conhecimento de diversos gêneros e estilos musicais.
Habilidades interpessoais
- Capacidade de liderança e tomada de decisões assertivas;
- Bom relacionamento para trabalho com equipes;
- Ótima comunicabilidade;
- Proatividade e iniciativa na resolução de problemas.
Idiomas
Você pode até pensar que não precisa falar outro idioma para trabalhar no mundo musical. Mas em um ambiente tão multicultural que mescla influências de vários povos e línguas quanto o da música, saber outro idioma será enriquecedor para sua carreira artística de músico, compositor, cantor, interprete, produtor musical, etc.
Especialmente, se você planeja alcançar oportunidades internacionais, ou trabalhar e colaborar com equipe estrangeiras. Até para interpretar ou cantar músicas internacionais, você precisará falar e pronunciar corretamente as letras. Falar outra língua será um grande diferencial no seu currículo de músico. Por isso, inclua o idioma que você fala e o seu nível.
Exemplo de idiomas para músico
Inglês
C2
Proficiente
Italiano
C2
Proficiente
Seções adicionais
Para incrementar seu currículo de músico, você pode incluir informações adicionais, como intercâmbios, prêmios, hobbies e interesses que sejam pertinentes para a vaga de emprego, assim como cursos livres de capacitação.
Exemplo de prêmios para músico
- 1º lugar no Prêmio Açorianos de Música – 2023;
- 1º lugar no Prêmio da Música Brasileira – 2022.
Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu currículo de músico e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de músico
A seguir algumas dicas para você fazer um currículo perfeito de músico.
Revise todo o seu currículo com atenção
Evite erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e diminuem as suas chances de ser chamado para a entrevista.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação, lembre-se que com tantos currículos para avaliar, o futuro empregador dará preferência aos que são concisos e objetivos. Se precisar incluir mais informação, aposte no link para o seu portfólio artístico.
Adapte seu currículo para cada oferta
Sabemos que muitos músicos enviam o mesmo currículo para vários projetos ao mesmo tempo. Mas evite enviar, exatamente, o mesmo material para todas as vagas. Ajuste seu currículo de músico para refletir os requisitos específicos de cada audição ou oportunidade. Destaque habilidades e experiências relevantes para o projeto em questão.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de músico, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Músico
Meu currículo de músico é muito longo, como posso deixá-lo mais curto?
Para deixar o seu currículo mais curto e objetivo, foque nas informações mais importantes para a vaga específica para o qual você está se candidatando. Ler e reler a descrição da oferta é uma boa maneira de identificar o que pode chamar a atenção da pessoa responsável pela seleção dos currículos e fazer ela sentir que você é a pessoa certa para o trabalho musical.
Como destacar minha formação como músico no currículo?
Inclua uma seção dedicada à formação acadêmica e cursos relevantes em música. Destaque a instituição, o curso, e anos de conclusão. Mencione workshops ou treinamentos adicionais que complementem sua educação.
Como abordar a falta de experiência no currículo de músico?
Coloque seus esforços nos projetos acadêmicos, participações em projetos musicais amadores, comunitários, sociais ou experiências de voluntariado em produções. Destaque habilidades desenvolvidas durante a formação e enfatize seu comprometimento em aprender e crescer como artista musical.
Exemplos de currículo
Prepare um currículo de músico impecável
O momento de conquistar a oportunidade dos seus sonhos é agora. A sua experiência e as suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão elaborar um currículo artístico de músico coerente e chamativo. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de músico perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.