- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
Como trabalhar com ilustração? Como criar ilustrações com AI? Simples! Usando todo o seu talento artístico. Seu trabalho é essencial para qualquer departamento criativo. Suas habilidades técnicas e artísticas e seu amplo conhecimento das artes visuais o ajuda a comunicar, visualmente, uma ideia ou um conceito. Você pode trabalhar como freelancer, consultor ou empregado com carteira assinada em diversos projetos, seja como iniciante ou um profissional experiente.
Mas, competir pelas melhores vagas neste mercado é um grande desafio. Continue aqui para saber quais informações não podem faltar e como salientar suas melhores qualidades no seu currículo de ilustrador.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Ilustrador
Se você é um ilustrador recém-formado e não sabe como criar um currículo, ou se você é um ilustrador mais experiente e precisa adequar suas qualificações em um currículo de ilustrador profissional, saiba que veio ao lugar certo. Temos um exemplo de currículo preparado para te ajudar a conseguir um novo emprego.
Erick Santos Barbosa
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
(21) 6600-2011
ericksbarbosa@brmail.com
www.behance.net/eca
Perfil Profissional
Ilustrador com oito anos de experiência na criação de desenhos, logotipos, elementos gráficos e animações para clientes corporativos. Com amplo conhecimento de design e técnicas variadas de pintura e colagem, é capaz de atuar junto a equipes multidisciplinares a fim de planejar e executar projetos alinhados às necessidades da empresa, garantindo a qualidade e a pontualidade na entrega dos serviços.
Histórico Profissional
Fevereiro 2021 – Atual
Agência de Marketing Digital – NoblindDZ – Rio de Janeiro, RJ
Ilustrador
- Concepção de storyboards, ilustrando sequências de ações que auxiliassem na visualização do produto final, como filmes ou comerciais.
- Desenvolvimento de capas de livros, criando um conceito que representasse o conteúdo da obra, respeitando as solicitações da editora.
- Criação de personagens em 3D para animações ou jogos, zelando pelos detalhes gráficos e características físicas descritas previamente no briefing.
Junho 2017 – Janeiro 2021
Agência Pareto – Rio de Janeiro, RJ
Ilustrador
- Montagem de mockups, demonstrando visualmente o resultado final do produto para facilitar a aprovação ou o apontamento de alterações.
- Elaboração de oficinas artísticas para centros culturais, possibilitando ao público a exploração de técnicas e linguagens na criação de uma produção própria.
- Planejamento de aulas e atividades para instituições de ensino, explicando conceitos e desenvolvendo técnicas de produções artísticas, proporcionando a compreensão de diversas linguagens das artes visuais.
Abril 2014 – Maio 2017
Agência Karpakoi Marketing e Publicidade – Rio de Janeiro, RJ
Ilustrador
- Realização de pesquisas na área de comunicação visual, buscando estabelecer a relação entre imagem e público na transmissão e recepção de informações.
- Planejamento e organização de exposições de arte, reunindo recursos que permitissem a montagem de espaços expositivos de contemplação e interação com o público.
- Gravação de imagens em suportes duros, utilizando goivas na produção de imagens e efeitos, desenvolvendo texturas que possibilitassem impressões e frotagem.
Formação Acadêmica
Março 2017 – Maio 2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Mestrado em Design
Março 2014 – Abril 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Especialização em Técnicas de Representação Gráfica
Fevereiro 2008 – Junho 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Graduação em Comunicação Visual Design
Habilidades
- Conhecimentos em colorimetria;
- Conhecimentos em marketing digital e uso de redes sociais;
- Ilustrações publicitárias e quadrinhos;
- Conhecimentos em design gráfico e tipografia;
- Bom relacionamento interpessoal para trabalho em equipe;
- Inteligência emocional para lidar com os desafios diários;
- Comunicação eficiente com a equipe;
- Capacidade de liderança e tomada de decisões assertivas.
Idiomas
Inglês
C2
Proficiente
Japonês
B1
Pré-intermediário
Softwares
- Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign;
- CorelDRAW;
- Procreate;
- Clip Studio Paint;
- Affinity Designe;
- Autodesk SketchBook.
Modelos de currículo de Ilustrador
Existem diversos modelos de currículos disponíveis na internet, mas um mal formado, difícil de ler e com as informações desorganizadas não terá chances de ser selecionado. “Como escrever um currículo de ilustrador, então?” Segue as dicas desse guia e escolha um modelo de currículo em nosso gerador.
Escolha o formato de currículo ideal para Ilustrador
O ilustrador precisa criar um documento que seja muito bem organizado no espaço de uma página, mesclando informação com um layout original. Mas, você sabia que o seu nível de experiência determina a ordem e a importância de cada seções no seu currículo de ilustrador?
Dependendo da sua trajetória profissional, você deve optar por um formato específico que destaque as seções que mais têm relevância para o seu caso. Então, com o sem experiência, você pode fazer o melhor currículo de ilustrador seguindo essas simples orientações.
Para os ilustradores com uma sólida carreira profissional, o formato “cronológico reverso” é mais o indicado. Neste caso, as Experiências Profissionais ganham destaque sendo listadas da mais recente para a mais antiga. Este é um dos formatos preferidos dos recrutadores, já que é possível acompanhar a evolução profissional do candidato.
Já para os recém-formados, estudantes ou candidatos com pouca experiência, o formato do “tipo funcional” é o mais adequado. Porque a seção de Habilidades é seguida do Perfil Profissional. Aqui você compensa a falta de experiência, destacando suas capacidades e conhecimentos específicos na área de artes visuais.
Por fim, lembre-se que seu currículo deve ter essa seguinte formatação técnica:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Adoção de até duas cores para o layout.
Como escrever um currículo de Ilustrador
Quando você vai iniciar um novo projeto, a primeira coisa que você faz é ler o briefing para entender o que precisa fazer. Depois você abre uma página em branco e fica ali olhando para ela por um tempinho… Sem saber por onde começar. Não é mesmo? Mas, logo depois sua criatividade é aflorada e você desenrola uma fantástica ilustração! Fazer um currículo de ilustrador não é tão diferente assim. Você só precisa de um guia simplificado para saber por onde começar.
Vamos te ajudar a montar uma estruturação completa e objetiva para que seu currículo de ilustrador seja selecionado pelos recrutadores. Você só precisa ressaltar todas as informações necessárias, que correspondam com seu nível de experiência, e destacar seus pontos fortes. Veja agora um passo a passo de todas as seções que não podem faltar no seu currículo de ilustrador.
Informação de contato
Essa seção é localizada no início no seu currículo. Você deve usá-la para incluir seus dados pessoais e permitir que o recrutador ou, um cliente potencial, entre em contato com você.
Por isso, inclua apenas:
- Nome completo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita seriedade e profissionalismo).
Quando terminar, certifique-se que os dados incluídos estão corretos e atualizados. Você não precisa informar nada mais como CPF, estado civil, CEP, etc. já que esses dados podem ser úteis em outra etapa do processo de seleção.
Você pode usar essa seção para incluir, também, o seu portfólio digital em plataformas gratuitas como o Behance, Dribbble, ArtStation, Carbonmade, etc. Caso tenha redes sociais e queira dar mais informações aos recrutadores, deixe o link do seu perfil profissional do LinkedIn ou sua conta no Instagram, Facebook, Tik Tok. Mas, apenas, compartilhe suas redes sociais se elas estiverem relacionadas com o seu trabalho de ilustrador. Por exemplo, publicações sobre suas ilustrações, dicas de como pesquisar temática artística, aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional, etc.
Exemplo de informação de contato para ilustrador
Erick Santos Barbosa
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
(21) 6600-2011
ericksbarbosa@brmail.com
www.behance.net/eca
www.instagram.com/eca
Perfil e objetivo profissional
Você está acostumado a se comunicar, visualmente, com ilustrações que conseguem narrar uma história. Você fará o mesmo aqui, só que usando palavras! Use essa seção para contar uma breve história de quem você é, escrevendo um perfil ou objetivo profissional bem cativante em um parágrafo curto e resumido.
Uma dica que damos é: leia mais de uma vez a descrição da vaga para vasculhar palavra-chaves que podem ser úteis no seu texto. Assim, você, certamente, chamará a atenção dos recrutadores. Por exemplo. Quais ferramentas são necessárias? Que tipo de experiência se busca (desenho à mão livre, vetorial)?, O trabalho é direcionado à ilustração de livros infantis ou charges para jornal?, etc.
Se você é um ilustrador com mais experiência, aposte no perfil profissional. Nessa seção você pode falar da sua carreira, dos seus projetos, formação acadêmica, qualificações. Inclua suas conquistas, usando dados realísticos e suas principais qualidades pessoais e profissionais.
Se tratando dos candidatos pouco experiente, como estudantes e recém-formados, o objetivo profissional, é o mais indicado. Cite o que você aspira conquistar e como seu trabalho contribuirá para a empresa. Assim, o recrutador vai saber delinear o seu perfil profissional.
Lembre-se apenas de manter um texto curto e considere:
- Não ultrapasse 100 palavras;
- Escreva na terceira pessoa do singular;
- Use um tom formal;
- Evidencie o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Exemplos de perfil profissional para ilustrador
- Ilustrador com oito anos de experiência na criação de desenhos, logotipos, elementos gráficos e animações para clientes corporativos. Com amplo conhecimento de design e técnicas variadas de pintura e colagem, é capaz de atuar junto a equipes multidisciplinares a fim de planejar e executar projetos alinhados às necessidades da empresa, garantindo a qualidade e a pontualidade na entrega dos serviços.
- Profissional eficiente e com boas habilidades de relacionamento interpessoal, que contribuem para a prestação de um serviço de excelência e para o suporte à equipe em tarefas diversas, visando colaborar efetivamente com a rotina de trabalho.
Experiência profissional
O ilustrador precisa de tempo para aprender técnicas de trabalho e desenvolver seu estilo e traço artístico. Mas, não se intimide se você ainda é estudante, ou um ilustrador recém-formado. O mercado precisa de todo tipo de profissional e, com nossa ajuda, você conseguirá fazer um currículo de ilustrador que enfatize todas suas qualidades.
Para os ilustradores experientes, selecione apenas as três últimas experiências, ou as mais relevantes para o cargo e vá listando da mais recente para a mais antiga. Para os recém-formados a dica é focar em estágios, mesmo que não remunerados, trabalhos voluntários, participação de projetos, bolsa de estudo, etc. Pois, tudo isso, pode comprovar experiência de trabalho como estudante de artes visuais.
Certifique-se de incluir essas informações abaixo, fornecendo sempre dados verídicos ou que podem ser mensuráveis:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo;
- Nome da organização onde trabalhou (instituição pública, privada ou sem fins lucrativos). Para freelancer (use “autônomo” ou “consultor”);
- Localização do local de trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Na hora de descrever as suas experiências profissionais, é importante falar sobre o tipo de trabalho que você costumava fazer nas empresas por onde passou. Destaque aquilo que tiver mais relação com a vaga à qual você está concorrendo. Por exemplo. Quer trabalhar no mercado editorial infantil? Dê ênfase as ilustrações de livros infanto-juvenil criados por você. Publicidade? Foque em materiais de propaganda impresso ou digital.
Exemplo de experiência profissional para ilustrador
Fevereiro 2021 – Atual
Agência de Marketing Digital – NoblindDZ – Rio de Janeiro, RJ
Ilustrador
- Concepção de storyboards, ilustrando sequências de ações que auxiliassem na visualização do produto final, como filmes ou comerciais.
- Desenvolvimento de capas de livros, criando um conceito que representasse o conteúdo da obra, respeitando as solicitações da editora.
- Criação de personagens em 3D para animações ou jogos, zelando pelos detalhes gráficos e características físicas descritas previamente no briefing.
Junho 2017 – Janeiro 2021
Agência Pareto – Rio de Janeiro, RJ
Ilustrador
- Montagem de mockups, demonstrando visualmente o resultado final do produto para facilitar a aprovação ou o apontamento de alterações.
- Elaboração de oficinas artísticas para centros culturais, possibilitando ao público a exploração de técnicas e linguagens na criação de uma produção própria.
- Planejamento de aulas e atividades para instituições de ensino, explicando conceitos e desenvolvendo técnicas de produções artísticas, proporcionando a compreensão de diversas linguagens das artes visuais.
Abril 2014 – Maio 2017
Agência Karpakoi Marketing e Publicidade – Rio de Janeiro, RJ
Ilustrador
- Realização de pesquisas na área de comunicação visual, buscando estabelecer a relação entre imagem e público na transmissão e recepção de informações.
- Planejamento e organização de exposições de arte, reunindo recursos que permitissem a montagem de espaços expositivos de contemplação e interação com o público.
- Gravação de imagens em suportes duros, utilizando goivas na produção de imagens e efeitos, desenvolvendo texturas que possibilitassem impressões e frotagem.
Formação acadêmica
Você não precisa de uma formação universitária para trabalhar como ilustrador, já que existem muitos profissionais de notório saber. Entretanto, capacitação e conhecimento são coisas muito importantes em qualquer profissão, especialmente, no campo das artes visuais.
Mas, isso não significa que ter um curso tecnológico, ou graduação em Artes Visuais, ou em cursos afins, como Publicidade, Comunicação, Belas Artes, Computação Gráfica, etc. não seja relevante. Algumas empresas até exigem diploma de nível técnico ou superior para trabalhar como ilustrador. Se você, ainda, tiver especialização ou pós-graduação, isso pode ser um diferencial enorme para o seu currículo de ilustrador.
Portanto, comece da sua formação mais recente e vá retrocedendo. Ou seja, se você tem uma especialização ou mestrado, essa informação deve aparecer primeiro, seguida da graduação. Cite a instituição onde estudou, o nome do curso e o ano de formação.
Se você ainda é estudante, informe o ano da possível conclusão do curso. Os recém-formados e estudantes podem adicionar participações em minicursos, eventos ou workshops que sejam relevantes para a oferta em questão. À medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes.
Exemplo de formação acadêmica para ilustrador
Março 2017 – Maio 2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Mestrado em Design
Março 2014 – Abril 2016
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Especialização em Técnicas de Representação Gráfica
Fevereiro 2008 – Junho 2012
Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ
Graduação em Comunicação Visual Design
Habilidades ou competências
Habilidade técnica é o seu codinome. Porém, todos os ilustradores que estão concorrendo pela mesma vaga de trabalho possuem similares conhecimentos técnicos que você. Por essa razão, é importante apresentar habilidades interpessoais, considerando que você tem que lidar com clientes e imprevistos o tempo todo.
Para listar suas habilidades, leia a descrição da vaga para saber o que é requerido. Aí, você vai destacando tudo que você pode oferecer. Nessa lista é importante aparecer exemplos de habilidades técnicas e interpessoais.
As técnicas você precisa para fazer seu trabalho, na prática, como executar modelo, protótipo ou peça piloto, aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto. As interpessoais, são necessárias para você relacionar-se bem com colegas, chefes e clientes, como trabalhar em equipe, interagir com instituições e profissionais da área. Ambas são essenciais para o seu currículo de ilustrador.
Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de ilustrador:
Habilidades técnicas
- Conhecimentos em colorimetria;
- Conhecimentos em marketing digital e uso de redes sociais;
- Ilustrações publicitárias e quadrinhos;
- Conhecimentos em design gráfico e tipografia.
Habilidades interpessoais
- Bom relacionamento interpessoal para trabalho em equipe;
- Inteligência emocional para lidar com os desafios diários;
- Comunicação eficiente com a equipe;
- Capacidade de liderança e tomada de decisões assertivas.
Idiomas
Você pode até pensar que, para atuar como ilustrador, um idioma estrangeiro é desnecessário. Porém, se você for trabalhar em colaboração com uma empresa ou equipe estrangeira, como fará para se comunicar e ler os materiais? Por isso, um idioma pode ser um grande diferencial no seu currículo de ilustrador. Não esqueça de incluir qual língua você tem conhecimento e o seu nível.
Exemplo de idioma para ilustrador
Inglês
C2
Proficiente
Japonês
B1
Pré-intermediário
Seções adicionais
Além do idioma, você pode incluir outras informações adicionais que complementem o seu perfil, como intercâmbios, prêmios, seus hobbies e interesses, assim como cursos livres e softwares que tem conhecimento. Sempre focando nos requisitos da vaga.
Exemplo de softwares para ilustrador
- Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign;
- CorelDRAW;
- Procreate;
- Clip Studio Paint;
- Affinity Designe;
- Autodesk SketchBook.
Agora que você terminou de ler este guia de como fazer seu currículo de ilustrador e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Ilustrador
A seguir algumas dicas para você fazer um currículo de ilustrador perfeito.
Revise todo o seu currículo com atenção
Evite erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo de ilustrador. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e acabam com as suas chances de ser chamado para a entrevista.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação, lembre-se que com tantos currículos para avaliar, o recrutador dará preferência aos que são concisos e objetivos.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo genérico não se destacará na corrida por uma vaga. Tente ao máximo adaptá-lo à oferta que está se candidatando. Busque e inclua palavras específicas que aparecem na vaga.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de ilustrador, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Ilustrador
Meu currículo de ilustrador é muito longo, o que fazer?
Para encurtá-lo, foque nas informações mais importantes para a vaga. Ler e reler a descrição da oferta te ajuda a identificar o que pode chamar a atenção da pessoa responsável pela seleção dos currículos e fazer ela sentir que você é a pessoa certa para o trabalho.
Como incluir palavras-chave em meu currículo de ilustrador?
As empresas usam um software chamado ATS, que facilita a vida dos recrutadores, detectando palavras-chave nos currículos. Portanto, ao incluir as palavras certas, você terá mais chances de chegar à fase da entrevista. Para descobrir quais são essas palavras, leia a oferta de emprego com atenção e identifique que características e habilidades os empregadores estão buscando. Se o seu currículo tiver essas palavras, ele passará no filtro do software e o recrutador vai saber que o seu perfil se encaixa na vaga.
Posso incluir a minha experiência como freelancer em meu currículo de ilustrador?
Sim! Muitos freelancers gostam dessa modalidade de trabalho, ou são autônomos para se manterem ativos enquanto procuram algo mais fixo. Se esse é o seu caso, não deixe de mencionar o período atuando como freelancer em seu currículo de ilustrador. Não esqueça de destacar os projetos relevantes que você realizou desta forma.
Exemplos de currículo
Faça um Currículo de Ilustrador impecável hoje mesmo!
O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades de ilustração, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de ilustrador perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.