- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
O mercado da moda é bastante animador, pois o setor econômico da “Economia Criativa” encontra-se em plena ascensão. Esta economia engloba as atividades industriais onde a criatividade e as expressões culturais são seus componentes centrais. Ou seja, artes e cultura nas suas mais variadas expressões.
Uma das vantagens de ser um estilista é sua liberdade para atuar em diferentes campos da indústria, oferecendo seus serviços como freelancer, autônomo, consultor ou empreendedor. Um mercado repleto de oportunidades, mas também, marcado por uma intensa concorrência.
Vamos te ajudar a competir pelas melhores vagas com o currículo de estilista mais atrativo do mercado. Este guia te ensinará quais informações não podem faltar, quais erros devem ser evitados e como colocar suas melhores qualidades para chamar a atenção do empregador.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Estilista
Seja você um estilista com mais experiência ou recém-formado, buscando emprego com carteira assinada ou não, nós temos muitos exemplos de currículo que podem te inspirar.
Maria Oliveira
Salvador, Bahia
(71) 99999 1111
mariaoliveira@brmail.com
Portfólio e Perfil
instagram.com/maria-moda
linkedin.com/maria-moda
Perfil Profissional
Profissional de moda criativa, disposta a colaborar com 10 anos de experiência no design de roupas e na produção de vestuário feminino e masculino. Capaz de colaborar com clientes, gerentes de marca e executivos na criação de linhas sazonais e projetos especializados. Hábil na identificação de mercados-alvo e tendências emergentes.
Histórico Profissional
Janeiro 2022 – Atual
Atelie Mão de Mãe – Salvador, Bahia
Estilista de Moda
- Montagem dos mapas de coleções de moda, descrevendo as informações referentes às etapas de planejamento da criação das peças, realizando a estruturação em formato de guias para facilitar a compreensão da equipe.
- Desenvolvimento de estampas para as peças, atribuindo personalidade e valor às coleções ao adicionar detalhes em cores e formatos diferentes aos tecidos.
- Elaboração de croquis de moda para criação de novas peças ou coleções, incluindo detalhes e acabamentos para compor representações da utilização dos itens.
Fevereiro 2018 – Dezembro 2021
Gefferson Vila Nova Label – Salvador, Bahia
Estilista de Moda
- Acompanhamento de sessões de fotografia de moda, solicitando enquadramentos específicos para destacar as características principais das peças.
- Definição da cartela de cores para as coleções desenvolvidas, combinando diferentes tonalidades em conformidade com a temática das peças.
- Realização de pesquisa de tendências de moda, buscando novas ideias para compor coleções temáticas, desenvolvendo designs para as peças com base nos dados sobre as preferências dos consumidores.
Janeiro 2014 – Janeiro 2018
Soul Dila – Salvador, Bahia
Estilista de Moda
- Elaboração de desenhos técnicos de moda, representando detalhadamente as medidas, proporções e características das peças para viabilizar o processo de fabricação com qualidade e precisão.
- Escolha de fornecedores de tecidos, analisando amostras para avaliar a qualidade dos produtos, de forma a determinar a adequação às demandas de fabricação das peças.
- Controle das fichas técnicas de moda, conferindo a descrição dos detalhes nos documentos para garantir o entendimento da concepção das peças, facilitando o trabalho de confecção.
Formação Acadêmica
Janeiro 2021 – Junho 2023
ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing – Rio de Janeiro
Pós-graduação Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza
Março 2015 – Março 2017
UNIFACS – Universidade Salvador – Salvador
Bacharel em Design de Moda
Habilidades e Competências
- Organização para controle de fichas técnicas, materiais e acervo
- Criatividade ao desenvolver peças e cartelas de cores
- Domínio das técnicas de modelagem moulage e plana
- Senso estético apurado para harmonizar cores e estilos
- Protótipos e estruturas de design
- Proatividade na busca de referências para criar coleções
- Dinamismo para acompanhar as etapas de desenvolvimento das peças
- Comunicação eficiente com a equipe
- Capacidade de liderança e tomada de decisões assertivas
- Cordialidade e simpatia no trato com as pessoas
Idiomas
- Inglês
C2
Proficiente - Espanhol
C1
Avançado - Italiano
B2
Intermediário
Certificações
Certificado III em Tecnologia e Design de Moda Aplicado – (TasTAFE – 2019)
Certificado de Design de Moda Virtual Clo3D – (Parsons – 2020)
Modelos de currículo de Estilista
No quesito “modelo de currículo”, você é um especialista. Aproveite a sua chance de se destacar da concorrência em um mercado tão competitivo como o da moda, e use formas e cores ao seu favor para criar um currículo inovador. Um documento tão importante que traduzirá estilo e conteúdo em um só lugar.
Lembre-se, um currículo inadequado ou pouco interessante pode diminuir bastante as suas chances de ser chamado para uma entrevista. Evitaremos isso fazendo do seu currículo um documento fácil de ler, bem organizado e atrativo para chamar a atenção dos recrutadores ou daquele designer de moda que você tanto quer trabalhar junto.
Usando as ferramentas corretas, você montará um currículo que mostre seu potencial, suas habilidades, seu conhecimento e suas experiências profissionais, refletindo a sua criatividade e demostrando credibilidade. Mesmo no mundo corporativo, tente sair do convencional e aposte num documento com grande impacto visual.
Para isso, escolha um modelo de currículo que mais combina com sua personalidade em nosso gerador de currículos, inclua as suas informações pessoais, edite e depois baixe no formato de sua preferência. Esses são só alguns exemplos de como o seu currículo de estilista pode ficar:
Escolha o formato de currículo ideal para Estilista
Um estilista está muito acostumado com as palavras “estética” e “conteúdo” e, são essas duas coisas que você deve valorizar na hora de formatar seu currículo. É preciso destacar o conteúdo através da estética, isso significa, enfatizar todas as suas informações através do melhor formato. A formatação técnica ideal seria:
- Selecionar uma fonte (ou letra) de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
- Usar fonte no tamanho 10, 11 ou 12;
- Utilizar elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Adotar até duas cores para a composição visual.
Além disso, você sabia que o seu nível de experiência determina a ordem e a importância de cada uma das seções que aparecem no seu currículo de estilista? Dependendo da sua trajetória, você deve optar por um formato específico que te ajude a destacar as seções que mais fazem sentido para o seu caso.
Se recomenda o formato “cronológico reverso” para candidatos mais experientes ou com um portfólio consolidado no mercado. Em que, se valoriza as experiências listadas da mais recente para a mais antiga.
Já o currículo do “tipo funcional” é mais adequado para candidatos recém-formados, com pouca experiência, construindo um portfólio ou buscando uma primeira oportunidade de emprego. Onde a seção de “Habilidades” é inserida logo após o “Perfil Profissional”. Nesse caso, você pode valorizar suas competências e conhecimentos específicos na área, para compensar a pouca (ou nenhuma) experiência no mercado da moda.
Como escrever um currículo de Estilista
Montar um currículo a partir do zero em uma página em branco é mesmo desafiador. Nada que você não esteja acostumado em sua profissão que exige um alto nível de atenção aos detalhes. Você já deve ter se deparado com essa situação quando começa a planejar uma coleção de roupas e precisa fazer os croquis. Sem pesquisa ou inspiração você não vai a lugar nenhum não é mesmo?
Por isso a criação do currículo de estilista requer planejamento e orientações profissionais que te ajudarão a estruturá-lo da melhor forma. Uma boa estrutura, completa e objetiva, é a melhor maneira de conseguir chamar a atenção dos recrutadores.
Você deve elaborar um documento que, além de conter todas as informações necessárias, corresponda ao seu nível de experiência e destaque os seus pontos fortes. Aqui vai um passo a passo de todas as seções que não podem faltar no seu currículo.
Informação de contato
No topo do seu currículo, em destaque, você deve informar os seus dados pessoais: seu nome completo, cidade de residência, endereço de e-mail e número de telefone. É a partir daí que, tanto os recrutadores como seu designer de moda favorito entrarão em contato com você para te chamar para a tão sonhada entrevista. Por isso verifique se todas as informações estão corretas e atualizadas.
Você não precisa informar mais nada, como número do CPF, data de nascimento, etc., por serem informações adicionais que só serão necessárias quando você avançar no processo seletivo.
Como um bom estilista, você não pode esquecer de incluir um link para o seu portfólio digital, caso tenha um. Ou, simplesmente, o seu perfil artístico no Instagram, ou profissional no LinkedIn. Aqui é a chance dos recrutadores visualizarem o seu trabalho por meio de imagens ou do audiovisual.
Exemplo de informação de contato para Estilista
Maria Oliveira
Salvador, Bahia
(71) 99999 1111
mariaoliveira@brmail.com
Portfólio e Perfil
instagram.com/maria-moda
linkedin.com/maria-moda
Perfil e objetivo profissional
É importante ler a oferta de emprego com cuidado e destacar as informações mais relevantes para descrever um perfil ou objetivo profissional em um parágrafo curto, resumido e impactante. Se for mencionado sobre participação ou colaboração em desfile de moda, ou conhecimento técnico em softwares de design, como CAD, e você tiver alguma experiência com isso, inclua isto no seu perfil.
O perfil e o objetivo profissional se diferenciam um do outro pelos anos carreira que um estilista tem. Assim, o perfil profissional, ou resumo, é um texto curto que funciona como uma apresentação sobre você. Fale da sua carreira e da sua formação acadêmica, destaque as suas conquistas (de preferência, apresentando dados concretos e realísticos) e não esqueça das suas principais qualidades pessoais e profissionais.
O objetivo profissional é melhor dedicado os candidatos recém-formados ou com pouca experiência. Você deve mencionar o que deseja conquistar em sua carreira a curto e a longo prazo e de que forma você poderá contribuir em seu novo trabalho, caso seja contratado. Essas informações auxiliarão o recrutador a entender melhor o seu perfil e personalidade.
Exemplos de perfil profissional para estilista
- Profissional de moda criativa, disposta a colaborar com 10 anos de experiência no design de roupas e na produção de vestuário feminino e masculino. Capaz de colaborar com clientes, gerentes de marca e executivos na criação de linhas sazonais e projetos especializados. Hábil na identificação de mercados-alvo e tendências emergentes.
- Profissional capaz de oferecer ideias relevantes para o desenvolvimento de novos produtos e processos. Hábil na criação de moldes e manuais técnicos, além da capacidade de solucionar problemas e liderar equipes de produção. Busca aplicar o conhecimento adquirido em 5 anos de experiência na área em um cargo desafiador e com oportunidades de crescimento.
Experiência profissional
Assim como na maioria das carreiras, a experiência profissional é um aspecto muito importante no currículo de um estilista, que precisa apresentar entre 3 a 4 anos de experiência. Se você tiver uma carreira extensa, selecione as três experiências mais relevantes. Descreva as suas atividades de forma sucinta, o nome e a localização da empresa e por fim, o período de atuação. Caso tenha trabalhado para si mesmo, ou com sua própria marca, indique “Autônomo” ou “Freelancer”.
Entretanto, se você é um estilista novato ou recém-formado, deve ressaltar três experiências, mesmo que não remuneradas. Como, por exemplo, trabalhos voluntários que tenha participado durante seus estudos, projetos relacionados a algum curso ou workshop, além de estágios, ou outros trabalhos ligados ao ramo da moda (estilista assistente, vitrinista, costureiro, etc.).
Lembre-se de personalizar o seu currículo de estilista e adequá-lo à vaga desejada, usando informações verídicas. Se você quer trabalhar para o mercado publicitário ou editoriais de revista, exalte seus trabalhos em editoriais de propaganda e de moda. Caso queira trabalhar como consultor de moda para celebridades ou influenciadores digitais, exalte os looks exclusivos que você já tenha criado para este público. Se você não tiver muita experiência, fale sobre a sua formação acadêmica, as suas habilidades, qual área da moda tem mais experiência (criação de looks, desfiles, etc.).
Exemplo de experiência profissional para Estilista
Janeiro 2022 – Atual
Atelie Mão de Mãe – Salvador, Bahia
Estilista de Moda
- Montagem dos mapas de coleções de moda, descrevendo as informações referentes às etapas de planejamento da criação das peças, realizando a estruturação em formato de guias para facilitar a compreensão da equipe;
- Desenvolvimento de estampas para as peças, atribuindo personalidade e valor às coleções ao adicionar detalhes em cores e formatos diferentes aos tecidos;
- Elaboração de croquis de moda para criação de novas peças ou coleções, incluindo detalhes e acabamentos para compor representações da utilização dos itens.
Fevereiro 2018 – Dezembro 2021
Gefferson Vila Nova Label – Salvador, Bahia
Estilista de Moda
- Acompanhamento de sessões de fotografia de moda, solicitando enquadramentos específicos para destacar as características principais das peças;
- Definição da cartela de cores para as coleções desenvolvidas, combinando diferentes tonalidades em conformidade com a temática das peças;
- Realização de pesquisa de tendências de moda, buscando novas ideias para compor coleções temáticas, desenvolvendo designs para as peças com base nos dados sobre as preferências dos consumidores.
Janeiro 2014 – Janeiro 2018
Soul Dila – Salvador, Bahia
Estilista de Moda
- Elaboração de desenhos técnicos de moda, representando detalhadamente as medidas, proporções e características das peças para viabilizar o processo de fabricação com qualidade e precisão;
- Escolha de fornecedores de tecidos, analisando amostras para avaliar a qualidade dos produtos, de forma a determinar a adequação às demandas de fabricação das peças;
- Controle das fichas técnicas de moda, conferindo a descrição dos detalhes nos documentos para garantir o entendimento da concepção das peças, facilitando o trabalho de confecção.
Formação acadêmica
Para atuar como estilista, um candidato deve apresentar um diploma de curso superior de tecnologia ou bacharelado na área de Moda, ou de Design. Mas isso não significa que ter uma graduação em cursos afins, como artes visuais, não seja relevante. Os cursos de pós-graduação ou especializações e Consultoria de Moda, Produção de Moda, etc. para um estilista serão fundamentais e poderão valorizar o seu currículo.
Comece incluindo a sua formação mais recente e vá retrocedendo para a mais antiga. Ou seja, se você tem uma especialização ou mestrado, essa informação deve aparecer primeiro, seguida da graduação. Não esqueça de citar a instituição onde você obteve o seu diploma, o nome do curso e o ano de formação.
Se você tiver um excelente histórico acadêmico, você pode incluir a sua média ou outros destaques, como participação em grupos de pesquisa, prêmios e bolsas. Especialmente se você tiver acabado de se formar. À medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes.
Exemplo de formação acadêmica para Estilista
Janeiro 2021 – Junho 2023
ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing – Rio de Janeiro
Pós-graduação Negócios e Marketing Digital para Moda e Beleza
Março 2015 – Março 2017
UNIFACS – Universidade Salvador – Salvador
Bacharel em Design de Moda
Habilidades ou competências
As habilidades em um curriculum vitae são divididas em duas categorias: as técnicas e interpessoais. As competências técnicas são aquelas que você usa para fazer seu trabalho, na prática. Estão relacionadas aos conhecimentos em produção de moda, em tecidos, corte e costura, seleção de guarda-roupa, visual merchandising, etc. Já as habilidades interpessoais são aquelas que você precisa para interagir com os seus colegas, chefes e clientes. Por exemplo, trabalho em rede, flexibilidade, trabalho em equipe, boa comunicação, etc. Ambas são importantes para os empregadores e, portanto, fundamentais para incluir em seu currículo de estilista.
Você pode começar a elaborar seu currículo de estilista fazendo uma lista com as suas habilidades e, depois, escolher apenas aquelas que mais se aproximam dos requisitos da vaga ou que tenham maior relevância. Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de estilista:
Habilidades técnicas
- Organização para controle de fichas técnicas, materiais e acervo;
- Criatividade ao desenvolver peças e cartelas de cores;
- Domínio das técnicas de modelagem moulage e plana;
- Senso estético apurado para harmonizar cores e estilos;
- Protótipos e estruturas de design.
Habilidades interpessoais
- Proatividade na busca de referências para criar coleções;
- Dinamismo para acompanhar as etapas de desenvolvimento das peças;
- Comunicação eficiente com a equipe;
- Capacidade de liderança e tomada de decisões assertivas;
- Cordialidade e simpatia no trato com as pessoas.
Idiomas
Em um mundo globalizado, falar outros idiomas, além da sua língua materna, pode ser um grande diferencial no seu currículo. Porque muitas empresas do mundo da moda possuem filiais em diferentes partes do planeta e precisam que seus funcionários se comuniquem em uma determinada língua.
Ou quem sabe, você faça alguma colaboração com designers de moda internacionais, trabalhe em desfiles que a equipe seja estrangeira, ou simplesmente trabalha em uma área turística e muitos dos seus clientes não falam o português. Assim, você deve indicar quais línguas estrangeiras têm um domínio e incluir seu nível de conhecimento no seu currículo de estilista.
Exemplo de idioma para Estilista
Inglês
C2
Proficiente
Espanhol
C1
Avançado
Italiano
B2
Intermediário
Seções adicionais
Além do idioma estrangeiro, você pode incluir outras informações adicionais que vão complementar o seu currículo de estilista, como intercâmbios, prêmios, hobbies e interesses, assim como cursos livres, workshops, certificações. Sempre enfatizando aquelas informações importantes para os requisitos da vaga.
Exemplo de certificações para estilista
- Certificado III em Tecnologia e Design de Moda Aplicado – (TasTAFE – 2019)
- Certificado de Design de Moda Virtual Clo3D – (Parsons – 2020)
Bom, agora que você já viu um passo a passo bem detalhado de como fazer seu currículo de estilista e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Abaixo você verá algumas dicas e perguntas frequentes que podem te ajudar a criar um currículo de estilista ideal para você garantir sua vaga no mercado de trabalho.
Dicas para fazer um currículo de Estilista
Confira algumas dicas finais para você fazer um currículo perfeito e garantir sua vaga tão sonhada.
Revise seu currículo com atenção
A primeira coisa que você deve fazer quando terminar de preencher seu currículo de estilista é fazer uma revisão cuidadosa para evitar erros ortográficos ou gramaticais. Já que, os erros ou as frases mal-escritas podem deixar uma péssima impressão e acabar com as suas chances de conseguir a vaga desejada. Além de conferir se a formato está no padrão e checar os dados como locais, nome de instituições, datas, etc.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado ou não para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência, por exemplo, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se você não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de no máximo uma página
No mundo dos currículos, menos é mais. Você tem muito mais chance de ser considerado para a vaga se o seu currículo for direto ao ponto. Claro que você deve se certificar de incluir todas as seções obrigatórias, mas não exagere na quantidade de informação. Seja conciso e objetivo. Afinal, o recrutador tem uma pilha de currículos para ler e vai dar preferência aqueles em que consegue encontrar rapidamente o que está buscando.
Adapte seu currículo para cada oferta
No momento de procurar um trabalho é normal enviar currículo para vários lugares simultaneamente. Mas é um erro enviar o mesmo documento repetidas vezes. A questão é que um currículo genérico provavelmente não chamará a atenção do empregador. Você deve tentar ao máximo adaptar o seu currículo à vaga que você está se candidatando. Incluir palavras específicas que aparecem na oferta, por exemplo, aumentará suas chances.
Use o nosso gerador de currículos
Depois de muita busca, você finalmente encontrou uma vaga interessante que parece se adaptar ao seu perfil. O problema é que o prazo para se candidatar é curto em uma situação assim, a melhor solução é usar o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Estilista
Que formato eletrônico devo usar para meu currículo de estilista?
Se o recrutador não especificar na descrição da vaga qual formato prefere (Word ou PDF), o mais indicado é o PDF. Primeiro, o arquivo salvo em PDF pode ser aberto em qualquer computador usando uma variedade de programas e manterá intacta a formatação original. Em segundo lugar, este formato é o mais seguro, pois evita que alguém altere suas informações. Em terceiro lugar, um documento em PDF demostra profissionalismo com a apresentação das informações.
Preciso incluir uma foto em meu currículo de estilista?
A decisão é sua de incluir ou não. Talvez um currículo com foto passe uma maior confiança. Mas não é obrigatório incluir uma foto, caso você não se sinta confortável. Inclusive é proibido, pela Constituição Federal Brasileira, discriminar um candidato com base na sua aparência física. Ou seja, esse fator não pode ser decisivo na hora de uma empresa decidir se vai te contratar ou não.
Posso incluir a minha experiência como freelancer em meu currículo de estilista?
Não só pode, como deve! É muito comum na área da moda que os profissionais costumem atuar como freelancers porque gostam dessa modalidade de trabalho ou para se manterem ativos enquanto procuram algo mais fixo. Se esse é o seu caso, não deixe de mencionar o período atuando como freelancer em seu currículo de estilista. Não esqueça de destacar os projetos relevantes que você tiver realizado de forma autônoma.
Exemplos de currículo
Consiga um trabalho com um currículo de Estilista impactante
O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de estilista perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.