- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
O campo de trabalho para um engenheiro eletricista tem se tornado próspero e bastante promissor. Há oportunidades nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, educação, usinas, indústrias, construção civil e consultoria.
O engenheiro com foco em energia elétrica pode atuar na geração, transmissão e distribuição de energia em usinas e estações, além de trabalhar na manutenção de redes elétricas. Já o profissional especializado em eletrônica ou automação atua no ambiente industrial, desenvolvendo projetos de sistemas elétricos ou criando dispositivos eletrônicos voltados para a informática, telecomunicações e automação.
Com a crescente busca por meios de geração de energia sustentável, o engenheiro eletricista pode atuar na produção e armazenamento de energia solar, eólica, de biomassa e outras fontes renováveis.
No entanto, concorrer a uma vaga de trabalho em uma dessas áreas, altamente competitivas, é um dos maiores desafios tanto para engenheiros eletricistas recém-formados quanto para profissionais sêniores. Por isso, aprenda a destacar seus principais diferenciais, habilidades e experiências em um currículo de engenheiro eletricista personalizado.
Busque aqui
Exemplos de currículo: Engenheiro Eletricista
Veja outros exemplos de currículos profissionais que podem servir de fonte de inspiração antes de começar a criar o seu!
:: Daniel Barros Souza ::
Marília, SP
(14) 3853-2649
d.souza@brmail.com
linkedin.com/123456
Perfil Profissional
Engenheiro Eletricista especializado na instalação de sistemas elétricos prediais. Experiência no desenvolvimento de planos de manutenção preventiva, garantindo o bom funcionamento dos dispositivos e a conformidade com as normas técnicas da área.
Histórico Profissional
Junho 2021 – Atual
Grupo CPFL – Marília, SP
Engenheira Eletricista Sênior
- Desenvolvimento de relatórios de acompanhamento das obras, descrevendo as atividades diárias realizadas para facilitar o controle do projeto, tomando decisões que otimizassem o trabalho.
- Participação em processos de licitação para a realização de obras, solicitando a renovação dos contratos a fim de garantir a continuidade do trabalho conforme as normas da administração pública.
- Desenvolvimento de projetos de instalações elétricas, analisando as plantas dos locais para determinar os melhores pontos de utilização de energia, distribuindo eficientemente os materiais nos espaços.
Março 2019 – Maio 2021
Construtora Alfa – Marília, SP
Engenheira Eletricista
- Definição dos materiais utilizados na construção da parte elétrica de edificações, avaliando as necessidades e especificidades dos projetos para solicitar a compra dos itens.
- Controle dos procedimentos de execução dos trabalhos, identificando falhas que pudessem ser aprimoradas e propondo ações que otimizassem as atividades.
- Fiscalização de obras de engenharia elétrica, analisando os aspectos técnicos dos locais de trabalho para garantir a conformidade com as normas e especificidades do projeto.
Fevereiro 2017 – Fevereiro 2019
Futura Engenharia e Consultoria Elétrica – Marília, SP
Engenheira Eletricista de Projetos
- Desenvolvimento de planos de manutenção elétrica, visando a redução de custos e o aumento da eficiência dos sistemas.
- Participação em auditorias de segurança elétrica, visando o cumprimento das normas e regulamentações do setor.
- Participação no desenvolvimento de projetos elétricos, seguindo normas técnicas e especificações.
Formação Acadêmica
2013 – 2027
Unesp – Universidade Estadual Paulista – Bauru
Mestrado em Engenharia Elétrica
2008 – 2013
Unesp – Universidade Estadual Paulista – Bauru
Graduação em Engenharia Elétrica
Habilidades
- Familiaridade com os processos de licitações;
- Planejamento para orçar projetos;
- Escrita técnica para produzir relatórios;
- Liderança de equipes multidisciplinares;
- Pensamento estratégico para propor melhorias aos processos de trabalho;
- Capacidade de negociação com fornecedores e clientes;
- Proatividade para agir na prevenção de problemas;
- Capacidade de trabalhar sob pressão.
Idiomas
Inglês – C1
Avançado
Espanhol – C2
Intermediário
Certificações
- NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) [Alfa Safety, 2024];
- NR-35 (Trabalho em Altura) [Alfa Safety, 2024];
- Sistemas de Energia Renovável [Neoenergia, 2022];
- ISO 50001 (Gestão de Energia) [APCER, 2021].
Informações Adicionais
- Registro no CREA-SP: 123456;
- Experiência com softwares: AutoCAD Electrical, MATLAB e ETAP;
- Disponibilidade para viagens e trabalhos em campo.
Modelos de currículo: Engenheiro Eletricista
Escolha um modelo de currículo que destaque sua essência profissional e aumente suas chances de empregabilidade! Se você é um engenheiro eletricista mais focado em projetos inovadores, opte pelos modelos modernos em colunas. Porém, se o foco é demonstrar resultados e qualificações, os modelos tradicionais ou minimalistas ajudam a enfatizar suas competências técnicas e experiência.
Em nosso gerador de currículos, você encontra uma ampla variedade de modelos de currículos editáveis, com ou sem foto, em preto-e-branco ou coloridos. Escolha o que mais combina com sua imagem profissional, inclua suas informações, edite e baixe no formato que preferir. Veja os modelos favoritos de outros profissionais, qual será o seu preferido?
Escolha o formato ideal para o seu currículo de Engenheiro Eletricista
Se você é um engenheiro eletricista sênior, não concorda que enfatizar suas “Experiências Profissionais” e “Formação Acadêmica” da mais recente para a mais antiga pode valorizar seu currículo? Esse formato “cronológico reverso” permite que o recrutador avalie sua trajetória e evolução profissional.
Ao contrário, se você é recém-formado, seu ponto forte será a seção de “Habilidades e Competências” na área de Engenharia Elétrica. Nesse caso, o formato “funcional” é mais adequado para dar destaque às suas capacidades técnicas, deixando as experiências profissionais em segundo plano.
Ao final, deixe o seu currículo legível, usando essa formatação padrão:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri, etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos simplórios que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Adoção de até duas cores para o layout.
O que incluir no currículo de Engenheiro Eletricista
Com ou sem experiência, você pode criar um ótimo currículo profissional usando nossas dicas especializadas. A partir de agora, você encontrará um guia passo a passo contendo todas as seções obrigatórias e adicionais que farão com que os recrutadores o convidem para uma entrevista!
Informação de contato
A primeira seção é dedicada aos dados de contato que os recrutadores esperam encontrar para poder contatá-lo. Nesse caso, qualquer outra informação de cunho pessoal ou familiar, como idade ou estado civil, é desnecessária.
Ao preencher essa seção, inclua informações atualizadas e preste atenção para não cometer erros em nenhum desses dados:
- Nome completo;
- Local de residência (cidade e estado);
- Telefone celular;
- E-mail (use um que transmita profissionalismo e seriedade);
- Perfil profissional no LinkedIn ou Currículo Lattes para vagas no setor acadêmico ou de pesquisa e inovação (opcional).
Exemplo de informação de contato para engenheiro eletricista
Daniel Barros Souza
Marília, São Paulo
(14) 3853-2649
d.souza@brmail.com
linkedin.com/123456
Perfil e objetivo profissional
Antes de analisar um currículo por completo, os recrutadores costumam ler rapidamente o resumo profissional de 3 a 4 linhas para verificar se o candidato atende, no mínimo, aos requisitos principais da vaga.
Por isso, não deixe de incluir seu perfil profissional, destacando sua carreira, suas qualificações e algumas habilidades. Se você é recém-formado ou está migrando para a área de Engenharia Elétrica, inclua seus objetivos profissionais para demonstrar ao recrutador suas aspirações futuras.
Um perfil que capture a atenção do recrutador deve ser escrito em tom formal, usando a terceira pessoa do singular. Busque evidenciar o domínio de funções e habilidades da área, ao ler descrição da vaga de trabalho para incluir informações relevantes como certificações, conhecimento de algum programa, etc.
Exemplos de perfil profissional no currículo de engenheiro eletricista
- Engenheiro Eletricista especializado na instalação de sistemas elétricos prediais. Experiência no desenvolvimento de planos de manutenção preventiva, garantindo o bom funcionamento dos dispositivos e a conformidade com as normas técnicas da área.
- Profissional com experiência de 12 anos na análise de desenhos de projetos e no acompanhamento do trabalho da equipe. Atento aos detalhes de instalações elétricas e disposto a atender às solicitações de clientes, garantindo a satisfação com o serviço.
Experiência profissional
Se você já atuou como engenheiro eletricista antes, destaque apenas três experiências, mesmo que tenha muitos anos de carreira. É importante lembrar que o recrutador terá mais interesse nas experiências mais recentes. Depois, liste da mais atual para a mais antiga, em ordem cronológica reversa.
Para os candidatos que estão começando a carreira e não possuem experiência formal, vale incluir as experiências práticas obtidas durante estágios, trabalhos orientados durante bolsas de estudo, entre outras atividades relevantes.
Quando escrever essa seção, adicione essas informações:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo (início e fim do contrato);
- Nome da empresa, instituição ou órgão onde trabalhou;
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Na hora de descrever suas atividades, busque adequá-las com aquelas que você já tem experiência e estão descritas na oferta de emprego. Isso mostrará ao recrutador que você é o candidato ideal para ocupar a vaga de trabalho.
Exemplo de experiência profissional no currículo de engenheiro eletricista
Junho 2021 – Atual
Grupo CPFL – Marília, SP
Engenheira Eletricista Sênior
- Desenvolvimento de relatórios de acompanhamento das obras, descrevendo as atividades diárias realizadas para facilitar o controle do projeto, tomando decisões que otimizassem o trabalho.
- Participação em processos de licitação para a realização de obras, solicitando a renovação dos contratos a fim de garantir a continuidade do trabalho conforme as normas da administração pública.
- Desenvolvimento de projetos de instalações elétricas, analisando as plantas dos locais para determinar os melhores pontos de utilização de energia, distribuindo eficientemente os materiais nos espaços.
Março 2019 – Maio 2021
Construtora Alfa – Marília, SP
Engenheira Eletricista
- Definição dos materiais utilizados na construção da parte elétrica de edificações, avaliando as necessidades e especificidades dos projetos para solicitar a compra dos itens.
- Controle dos procedimentos de execução dos trabalhos, identificando falhas que pudessem ser aprimoradas e propondo ações que otimizassem as atividades.
- Fiscalização de obras de engenharia elétrica, analisando os aspectos técnicos dos locais de trabalho para garantir a conformidade com as normas e especificidades do projeto.
Fevereiro 2017 – Fevereiro 2019
Futura Engenharia e Consultoria Elétrica – Marília, SP
Engenheira Eletricista de Projetos
- Desenvolvimento de planos de manutenção elétrica, visando a redução de custos e o aumento da eficiência dos sistemas.
- Participação em auditorias de segurança elétrica, visando o cumprimento das normas e regulamentações do setor.
- Participação no desenvolvimento de projetos elétricos, seguindo normas técnicas e especificações.
Formação acadêmica
Um engenheiro eletricista precisa de uma formação superior em Engenharia Elétrica, Eletrônica, Telecomunicações ou áreas afins, com registro ativo no CREA. Porém, devido à alta competitividade do mercado, ter um curso de especialização ou pós-graduação pode ser um importante diferencial no seu currículo de engenheiro eletricista.
Dessa forma, inclua sua formação acadêmica, da mais recente para a mais antiga. Não é necessário incluir a escolaridade, pois essa informação se torna irrelevante uma vez que você possui nível superior. Comece listando o nome e o local da instituição, o nome do curso e o ano de conclusão ou a data prevista para a formatura.
Exemplo de formação acadêmica para engenheiro eletricista
2013 – 2027
Unesp – Universidade Estadual Paulista – Bauru
Mestrado em Engenharia Elétrica
2008 – 2013
Unesp – Universidade Estadual Paulista – Bauru
Graduação em Engenharia Elétrica
Habilidades ou competências
Ao incluir uma lista de seis a dez habilidades técnicas e interpessoais, você demonstra ao empregador que possui uma série de competências necessárias para realizar o seu trabalho.
Alguns exemplos de habilidades técnicas incluem: projetar sistemas de instrumentação, automação e controle de processos; executar perícia em sistemas e equipamentos; atualizar documentação técnica, entre outros. Já as habilidades interpessoais são fundamentais para evidenciar seus traços de personalidade e características pessoais que permitem uma boa convivência no trabalho. Por exemplo, se você é um engenheiro que sabe trabalhar em equipe e possui uma comunicação eficaz com colegas de outros departamentos, chefes e clientes.
Ao ler a descrição da vaga e identificar quais são as competências indispensáveis para o trabalho, você alinha seu perfil com o que o empregador procura, aumentando suas chances de ser chamado para a entrevista.
Lembre-se de ajustar suas habilidades conforme os requisitos: um engenheiro eletricista que coordena uma obra na engenharia civil precisará de habilidades diferentes daquele que trabalha em uma empresa de telecomunicações, onde conhecimentos em sistemas de comunicação e rede podem ser essenciais.
Veja mais alguns exemplos abaixo:
Exemplos de habilidades técnicas e interpessoais para engenheiro eletricista
Habilidades técnicas
- Familiaridade com os processos de licitações;
- Planejamento para orçar projetos;
- Escrita técnica para produzir relatórios;
- Liderança de equipes multidisciplinares.
Habilidades interpessoais
- Pensamento estratégico para propor melhorias aos processos de trabalho;
- Capacidade de negociação com fornecedores e clientes;
- Proatividade para agir na prevenção de problemas;
- Capacidade de trabalhar sob pressão.
Idiomas
Habilidades linguísticas no currículo de um engenheiro eletricista, além de serem um diferencial, podem ser uma exigência do empregador. Por isso, o nosso gerador permite que você inclua os idiomas que você conhece, especificando cinco níveis de proficiência. Caso você tenha certificações de proficiência, como TOEFL, IELTS, é recomendável adicioná-las em seções adicionais para reforçar seu domínio no idioma.
Exemplo de idiomas para engenheiro eletricista
Inglês – C1
Avançado
Espanhol – B2
Intermediário
Seções adicionais
Nosso gerador possui diversas seções adicionais editáveis que podem ajudá-lo a potencializar ainda mais seu currículo. Entre elas, você encontra opções para incluir certificações, cursos complementares, hobbies ou interesses pessoais, informações adicionais, entre outras.
Veja esses exemplos abaixo:
Exemplo de certificações para engenheiro eletricista
- NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) [Alfa Safety, 2024];
- NR-35 (Trabalho em Altura) [Alfa Safety, 2024];
- Sistemas de Energia Renovável [Neoenergia, 2022];
- ISO 50001 (Gestão de Energia) [APCER, 2021].
Exemplo de informações adicionais para engenheiro eletricista
- Registro no CREA-SP: 123456;
- Experiência com softwares: AutoCAD Electrical, MATLAB e ETAP;
- Disponibilidade para viagens e trabalhos em campo.
Como fazer uma carta de apresentação para Engenheiro Eletricista
Você sabe que a concorrência no campo da engenharia é muito acirrada, por isso não desperdice uma grande chance por deixar de incluir uma carta de apresentação em sua candidatura.
Se você quer otimizar seu tempo, pode usar um de nossos modelos de carta prontos como base e personalizar com suas informações profissionais.
A carta de apresentação é uma excelente ferramenta para detalhar seus diferenciais competitivos, sua trajetória e suas habilidades, especialmente se você ainda não tiver experiência profissional. Seja objetivo e use um tom pessoal, demonstrando sempre seu interesse pela vaga e pela oportunidade de contribuir com a empresa.
Quer encontrar mais dicas como essas? Acesse como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Engenheiro Eletricista
Revise todo o seu currículo com atenção
Um currículo sem erros de digitação, frases repetidas e mal formatado demonstra profissionalismo e atenção aos detalhes. Estas qualidades são muito valorizadas no mundo da engenharia elétrica. Por isso, não deixe de fazer uma revisão final usando os recursos de nosso gerador.
Use uma carta de apresentação ao seu favor
Utilize nosso gerador para escrever sua carta de apresentação de forma mais rápida e eficiente. Você encontrará conteúdo exclusivo escrito por especialistas certificados em Recursos Humanos.
Faça um currículo de uma página
Mostre aos recrutadores que você é um engenheiro eletricista objetivo ao resumir sua carreira em apenas uma página. Um currículo assim é o preferido dos departamentos de RH por ser rápido de analisar e conter apenas as informações mais pertinentes. Inclua o seu perfil no LinkedIn ou o seu Currículo Lattes e assim os recrutadores podem acessar os seus dados completos ou lista de publicações.
Adapte seu currículo para cada oferta
Se você quiser muito conquistar essa vaga de trabalho, tente ao máximo adaptar o seu currículo para que ele possa refletir as suas competências específicas para o novo trabalho. Nunca envie um currículo genérico de engenheiro para uma vaga específica.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo, preencher e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Engenheiro Eletricista
Que formato eletrônico devo usar para meu currículo de engenheiro eletricista?
Se não for especificado na descrição da vaga, escolha o formato em PDF. O currículo de engenheiro eletricista PDF pode ser aberto em qualquer computador, celular ou tablet usando uma variedade de programas e manterá intacto a formatação original.
Além disso, este formato é o mais seguro e evita que alguém altere suas informações. Um documento em PDF demonstra profissionalismo com a apresentação de dados, algo muito valorizado no campo da engenharia.
Que tipo de formação complementar posso adicionar no meu currículo de engenheiro eletricista?
As palavras-chave são os requisitos, qualidades ou responsabilidades que os recrutadores utilizam para descrever a vaga. Por isso, é importante incluí-las ao longo do seu currículo e da sua carta de apresentação.
Essas palavras estão diretamente relacionadas à sua carreira. Por exemplo, qual é a posição a ser preenchida? Pode ser engenheiro sênior, pleno, estagiário, iniciante ou trainee. Elas também podem se referir à sua formação acadêmica ou complementar, como cursos específicos de curta ou longa duração que você realizou. Além disso, as palavras-chave abrangem suas experiências e habilidades.
Ao incluir essas palavras no seu currículo, você facilita que o software de rastreamento ATS selecione seu currículo, entre tantos outros e o direcione aos recrutadores. Isso aumenta suas chances de ser chamado para uma entrevista.
Por que é tão importante incluir palavras-chave em meu currículo de engenheiro eletricista?
Essa pergunta depende de muitas variáveis, mas é recomendável ler a descrição da vaga para saber o que incluir como formação complementar.
Assim, você pode adicionar certificações, cursos, oficinas ou seminários que sejam realmente relevantes para a posição específica à qual está se candidatando. Isso personaliza seu currículo para o cargo e ajuda a destacá-lo entre os demais candidatos.
Por exemplo, cursos que podem ser interessantes na área de Engenharia Elétrica incluem: Prevenção de Riscos Ocupacionais, Automação Industrial, Instalações Elétricas Residenciais, Eletrônica de Potência, Modelagem e Simulação de Máquinas Elétricas, Energias Renováveis, entre outros.
Exemplos de currículo
Invista tempo e energia em um currículo de Engenheiro Eletricista excepcional
Agora que você já aprendeu a criar um currículo de destaque para mostrar suas habilidades e experiência na área, utilize os recursos do nosso gerador de currículos para baixar o seu currículo perfeito, profissional e personalizado para a vaga desejada. Conte sempre com a ajuda dos nossos especialistas em Recursos Humanos, que estão prontos para te auxiliar na conquista de um novo emprego mais rápido do que você imagina.
* Bold não é associada à essas empresas.