- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
O economista é um dos principais especialistas do setor financeiro que auxilia, tanto organizações quanto indivíduos, a utilizar eficientemente, seus recursos financeiros para preservar ou ampliar o patrimônio. Para trabalhar como um economista, detectando tendências econômicas, é preciso atualização com as constantes mudanças no cenário local e global.
O mercado de trabalho para o economista é vasto. Ele pode ser um funcionário público no governo ou trabalhar de forma autônoma, prestando consultorias. Se preferir trabalhar no mundo corporativo, é possível se empregar no setor financeiro, em empresas, organizações internacionais e sem fins lucrativos (ONGs). Tem espaço para atuar até na mídia como comentaristas econômicos e em centros de educação e pesquisa.
Para conseguir uma vaga nesse mercado tão promissor e ser o candidato ideal, demonstre seu know-how nas ciências matemáticas e estatísticas e ser conhecedor de fatos históricos e da atualidade. Com os nossos conselhos que valem ouro, você terá em mãos um currículo completo enfatizando suas habilidades e conquistas para conseguir as melhores vagas.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Economista
Você pode até procurar pela internet modelos de currículo genérico, mas um CV comum e cheio de defeitos assim diminuirão, exponencialmente, suas chances de ser chamado para a entrevista. Lembre-se que, nada substituirá um currículo específico e personalizado.
Chegue no processo de seleção com um currículo de economista que combine originalidade e se destaque, visualmente, dos outros candidatos. Não importa se você é recém-formado ou um economista muito experiente, saiba que temos vários exemplos de currículos que podem te inspirar.
Patrícia Martins
Recife, Pernambuco
(81) 99999 9999
patriciamartins@brmail.com
Perfil Profissional
Economista com 10 anos de experiência na coleta e avaliação de dados e em projeções financeiras diversas. Grandes habilidades de comunicação, análise de informações e trabalho em equipe. Interessado em um cargo dinâmico, com espaço para crescimento profissional.
Histórico Profissional
Julho 2020 – Atual
Banco Itaú Unibanco – Recife, Pernambuco
Economista
- Elaboração de relatórios com previsões macroeconômicas, descrevendo informações sobre a conjuntura com base em modelos econômicos para auxiliar o banco no gerenciamento de recursos e tomada de decisões.
- Desenvolvimento de teses de investimento, orientando a aplicação de recursos financeiros com base em critérios consistentes definidos no planejamento.
- Desenvolvimento de bancos de dados e modelos econométricos, possibilitando a previsão de tendências econômicas por meio de variáveis independentes.
Fevereiro 2017 – Maio 2020
Banco Santander S.A – Recife, Pernambuco
Economista
- Criação de produtos financeiros para o banco, contribuindo para a movimentação de recursos em contas da instituição, visando aumentar a carteira de clientes.
- Análise de riscos de investimento, calculando as variáveis dos negócios para amenizar os impactos negativos nos resultados das aplicações e nos preços dos ativos da empresa.
- Análise de tendências de atividades econômicas, visando compreender o comportamento dos consumidores no mercado para avaliar oportunidades de investimento.
Março 2013 – Janeiro 2017
Banco Bradesco S.A – Recife, Pernambuco
Economista
- Atuação em programas de consultoria estratégica, orientando o banco sobre práticas de avaliação política, social e econômica para que pudessem tomar decisões assertivas.
- Realização do planejamento estratégico e financeiro da empresa, organizando as estratégias de investimentos de recursos para facilitar o controle das aplicações, objetivando o cumprimento de metas.
- Produção de relatórios com dados de pesquisas para publicação em revistas especializadas.
Formação Acadêmica
Março 2011 – Junho 2013
Universidade Federal de Pernambuco – Nova
Mestrado em Economia
Fevereiro 2006 – Abril 2010
Universidade Federal de Pernambuco – Recife
Graduação em Ciências Econômicas
Habilidades e Competências
- Conhecimento em economia comportamental;
- Conhecimentos em Pacote Office, com foco em Word e Excel;
- Elaboração de pareceres e relatórios;
- Facilidade com cálculos matemáticos;
- Inteligência emocional para lidar com os desafios diários;
- Bom relacionamento interpessoal para trabalho em equipe;
- Proatividade e iniciativa para resolução de problemas;
- Comunicação eficiente com a equipe.
Idiomas
Inglês
C2
Proficiente
Holandês
B2
Intermediário
Certificações
- Registro no CORECON 3ª REGIÃO – PE: 120120123-PE
- Certificado Internacional “Chartered Financial Analyst (CFA)” – 2021
Modelos de currículo de Economista
No mundo da economia, analisar relatórios, planilhas e diversos documentos é algo muito comum na sua profissão. Mas, quando esta documentação apresenta falhas no conteúdo e na forma, não lhe dá uma dor de cabeça danada? Saiba que um currículo possuí a mesma lógica. Um recrutador nunca perderá tempo analisando seu currículo se ele estiver desordenado e com um layout confuso.
Evite esse desgaste mútuo, e transforme o seu currículo de economista em um documento organizado e de fácil leitura para garantir o interesse dos recrutadores. Ou quem sabe de um cliente potencial?
Para facilitar sua vida, escolha um modelo de currículo em nosso gerador, inclua suas informações pessoais, edite e depois baixe no formato de sua preferência. Olha como seu currículo de economista pode ficar atraente aos olhos dos recrutadores.
Escolha o formato de currículo ideal para Economista
O formato do currículo refere-se ao layout escolhido e a maneira como os dados são organizados, já que, o nível de experiência determina a formatação do seu currículo. Então, com o sem experiência, você pode fazer o melhor currículo de economista seguindo essas simples orientações.
O formato “cronológico reverso” é mais indicado aos economistas com uma consolidada carreira no mercado, pois as Experiências Profissionais ganham destaque sendo listadas da mais recente para a mais antiga.
O formato do “tipo funcional” é o ideal para os recém-formados ou menos experientes. Porque a seção de Habilidades vem logo em seguida do Perfil Profissional, aqui você compensa a pouca experiência de trabalho, ao destacar capacidades e conhecimentos específicos na área.
Outra dica essencial para a formatação técnica do seu currículo é:
- Selecionar uma fonte (ou letra) de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
- Usar fonte no tamanho 10, 11 ou 12;
- Utilizar elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Adotar até duas cores para o arranjo visual.
Como escrever um currículo de Economista
Se deparar com uma página em branco e ainda não saber o que escrever no currículo pode parecer desesperador. Mas, um profissional bem capacitado como você lidará muito bem com essa tarefa.
Não esqueça que o objetivo principal do currículo é: impressionar os empregadores ou recrutadores à primeira vista. Por isso, evite escrever textos cansativos e superficiais e tenha cautela por uma estruturação completa, porém, objetiva e concisa.
Seu currículo de economista é o instrumento fundamental para apresentar suas experiências, qualificações, habilidades e deixar sua marca pessoal. Para destacar todos seus pontos fortes, confira nosso guia que explica o passo a passo das seções que não podem faltar no seu currículo.
Informação de contato
Seus dados pessoais que devem aparecer no início do currículo são: nome completo, local de residência (cidade e estado), telefone celular e e-mail. Verifique se as informações estão corretas e atualizadas. Você não precisa incluir nada mais como CPF, estado civil, etc.
Uma dica opcional sobre redes sociais. Você pode incluir o seu perfil profissional no LinkedIn, ou uma conta de Instagram, se suas redes sociais estiverem relacionadas a sua prática profissional. Como publicações e dicas interessantes sobre economia, como delimitar orçamentos, planejar investimentos, etc.
Exemplo de informação de contato para economista
Patrícia Martins
Recife, Pernambuco
(81) 99999 9999
patriciamartins@brmail.com
Redes Sociais
www.linkedin.com/p-martins
www.instagram.com/p-martins
Perfil e objetivo profissional
Sabe como você pode escrever um perfil ou objetivo chamativo em um parágrafo curto e resumido? Sugerimos que leia, atentamente, a oferta de emprego e destaque informações relevantes como: área de atuação, tipo de trabalho, ferramentas requeridas, etc. Assim, você se concentrará nas palavras mais importantes que, certamente, chamará a atenção dos recrutadores.
O perfil profissional, ao contrário do objetivo, é mais indicado para o economista com mais experiência no mercado de trabalho. Nessa seção você pode falar da sua carreira, ética profissional, formação acadêmica e qualificações. Pode incluir suas conquistas, com dados realísticos, sem esquecer das principais qualidades pessoais e profissionais.
Já, o objetivo profissional, é indicado para os economistas recém-formados ou pouco experientes. Você pode mencionar quais desejos visa conquistar e como quer contribuir para a futura empresa com o seu trabalho. Essas informações auxiliarão o recrutador a entender melhor o seu perfil e saber que, mesmo novato, você é a melhor opção.
Exemplos de perfil profissional para economista
- Economista com 10 anos de experiência na coleta e avaliação de dados e em projeções financeiras diversas. Grandes habilidades de comunicação, análise de informações e trabalho em equipe. Interessado em um cargo dinâmico, com espaço para crescimento profissional.
- Profissional com ótima capacidade de comunicação e bons conhecimentos em economia agroindustrial. Capaz de auxiliar na rotina diária e oferecer um serviço de qualidade, buscando soluções aos problemas apresentados.
Experiência profissional
Essa seção é a pilastra de um currículo de economista e os recrutadores se interessarão sempre pelo histórico profissional dos candidatos com ou sem experiência. Porém, para comprovar experiência na área, é necessário ter trabalhado um a dois anos.
Caso você seja “autônomo” ou “consultor”, inclua esta informação no local destinado ao “local de trabalho”. Quando for descrever as atividades exercidas, as responsabilidades e conquistas, busque sempre fornecer dados verídicos ou que podem ser mensuráveis.
Para os candidatos com larga trajetória profissional, deve-se apenas selecionar as três experiências mais relevantes, ou as três últimas. Depois informe o local do trabalho, o período de atuação e duas ou três descrições da função desempenhada.
Para os recém-formados a dica é focar em estágios, mesmo que não remunerados, e trabalhos voluntários, participação de projetos, e bolsa de estudo, etc. Pois tudo isso pode comprovar experiência de trabalho como estudante de economia ou iniciante na carreira.
Exemplo de experiência profissional para economista
Julho 2020 – Atual
Banco Itaú Unibanco – Recife, Pernambuco
Economista
- Elaboração de relatórios com previsões macroeconômicas, descrevendo informações sobre a conjuntura com base em modelos econômicos para auxiliar o banco no gerenciamento de recursos e tomada de decisões.
- Desenvolvimento de teses de investimento, orientando a aplicação de recursos financeiros com base em critérios consistentes definidos no planejamento.
- Desenvolvimento de bancos de dados e modelos econométricos, possibilitando a previsão de tendências econômicas por meio de variáveis independentes.
Fevereiro 2017 – Maio 2020
Banco Santander S.A – Recife, Pernambuco
Economista
- Criação de produtos financeiros para o banco, contribuindo para a movimentação de recursos em contas da instituição, visando aumentar a carteira de clientes.
- Análise de riscos de investimento, calculando as variáveis dos negócios para amenizar os impactos negativos nos resultados das aplicações e nos preços dos ativos da empresa.
- Análise de tendências de atividades econômicas, visando compreender o comportamento dos consumidores no mercado para avaliar oportunidades de investimento.
Março 2013 – Janeiro 2017
Banco Bradesco S.A – Recife, Pernambuco
Economista
- Atuação em programas de consultoria estratégica, orientando o banco sobre práticas de avaliação política, social e econômica para que pudessem tomar decisões assertivas.
- Realização do planejamento estratégico e financeiro da empresa, organizando as estratégias de investimentos de recursos para facilitar o controle das aplicações, objetivando o cumprimento de metas.
- Produção de relatórios com dados de pesquisas para publicação em revistas especializadas.
Formação acadêmica
Para exercer a função de economista, é necessário o candidato possuir diploma universitário, ou a graduação em Ciências Econômicas, ou pós-graduação em Economia. Após concluir a formação acadêmica, ele deve ser aprovado no Exame de Suficiência em Economia para obter o registro no Conselho Regional de Economia (CORECON).
Todavia, como a maioria dos candidatos possui a mesma formação acadêmica que você, pode ser um diferencial no seu currículo se investir na ampliação da sua escolaridade superior. Você pode ter diplomas de pós-graduação ou certificações e treinamentos na área econômica. Por exemplo, MBA em Finanças para trabalhar com finanças corporativas, MBA em Gestão Estratégica ligado ao gerenciamento de negócios, MBA em Marketing mais voltado as estratégias de mercado, etc.
Assim, vá listando sua formação educacional da mais recente para a mais antiga. Ou seja: a especialização ou pós-graduação em primeiro lugar, depois a graduação. Inclua a instituição de ensino onde obteve os diplomas, ou certificados de conclusão, o nome do curso e o ano de encerramento.
Agora temos outra dica para os estudantes que querem estagiar, ou os recém-formados que buscam o primeiro emprego. Vocês devem incluir a instituição onde cursou, ou está cursando economia, e o ano de formação ou a previsão de conclusão. Destaquem as participações em oficinas, minicursos ou cursos de treinamento que oferecerem certificados. Só lembrando que, à medida que sua carreira avança, essas informações se tornam menos relevantes.
Exemplo de formação acadêmica para economista
Março 2011 – Junho 2013
Universidade Federal de Pernambuco – Nova
Mestrado em Economia
Fevereiro 2006 – Abril 2010
Universidade Federal de Pernambuco – Recife
Graduação em Ciências Econômicas
Habilidades ou competências
Para atuar como um economista no mercado de trabalho é imprescindível que o candidato tenha conhecimentos matemáticos e estatísticos, além de compreender o panorama regional e global. Isto significa que, todos os economistas apresentam capacidades em analisar números, dados e as transformações nas sociedades.
Assim, como você, seus concorrentes possuem as mesmas habilidades acima citadas. Para se destacar deles, é essencial, possuir outras competências e, caso não saiba como fazer isso, vamos te ajudar agora.
Primeiro, leia a descrição da oferta de trabalho e vá listando as habilidades que você tem em comum como: acompanhar indicadores de mercado, valorar patrimônio, efetuar análise de demonstrativo financeiro, trabalhar em equipe, etc. Depois, destaque aquelas que você acha mais relevante para a vaga. Nessa lista é importante aparecer habilidades técnicas, como interpessoais.
As técnicas são aquelas que você precisa para fazer seu trabalho como: realizar análises setoriais e regionais, analisar ambiente político-institucional, estimar rentabilidade e viabilidade econômico-financeira. As interpessoais você usa para interagir com os seus colegas, chefes e clientes. Ambas são importantes e fundamentais para incluir em um currículo de economista.
Veja alguns exemplos dessas habilidades:
Habilidades técnicas
- Conhecimento em economia comportamental;
- Conhecimentos em Pacote Office, com foco em Word e Excel;
- Elaboração de pareceres e relatórios;
- Facilidade com cálculos matemáticos.
Habilidades interpessoais
- Inteligência emocional para lidar com os desafios diários;
- Bom relacionamento interpessoal para trabalho em equipe;
- Proatividade e iniciativa para resolução de problemas;
- Comunicação eficiente com a equipe.
Idiomas
Como analisar o ambiente global apenas falando português? Você dependerá somente de material traduzido para trabalhar? Para não reduzir seu campo de atuação, é fundamental investir no aprendizado de línguas estrangeiras. Elas serão muito importantes para você trabalhar e um diferencial no seu currículo de economista.
Se a vaga é para trabalhar em grandes corporações ou empresas que tenham equipes estrangeiras, você precisará do segundo idioma para se comunicar. Ademais, algumas vagas têm o idioma como requisito. Desta forma, destaque qual língua você fala e qual é o seu nível de proficiência no seu currículo de economista.
Exemplo de idiomas para economista
Inglês
C2
Proficiente
Holandês
B2
Intermediário
Seções adicionais
Essa seção é dedicada a inclusão de informações que complementam o seu perfil profissional e sejam relevantes para a vaga em questão, como: cursos, certificações, participação em eventos, etc. Você pode incluir o seu número de registro no Conselho Regional de Economia (CORECON) de seu estado.
Exemplo de certificação para Economista
- Registro no CORECON 3ª REGIÃO – PE: 120120123-PE;
- Certificado Internacional “Chartered Financial Analyst (CFA)” – (2021).
Após ter visto este guia bem detalhado de como fazer seu currículo de economista e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Economista
Encontre dicas e perguntas frequentes para te ajudar a criar um currículo de economista ideal.
Revise cada detalhe com atenção
Não economize no cuidado e evite erros ortográficos ou gramaticais quando terminar de preencher seu currículo de economista. Os erros ou as frases mal-escritas podem deixar uma péssima impressão e acabar com as suas chances de conseguir a vaga desejada.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência de mercado, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Não sabe por onde começar? Confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
Você tem mais chance de ser considerado para a vaga se o seu currículo for direto ao ponto. Claro que você deve se certificar de incluir todas as seções obrigatórias, mas não exagere na quantidade de informação. Seja conciso e objetivo.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo genérico de economista não se destacará na corrida por um emprego. Tente ao máximo adaptá-lo à vaga que está se candidatando. Incluir palavras específicas que aparecem na oferta, por exemplo, aumentará ainda mais suas chances.
Use o nosso gerador de currículos
Depois de muita busca, você finalmente encontrou uma vaga interessante que parece se adaptar ao seu perfil. O problema é que o prazo para se candidatar é curto e, em uma situação assim, a melhor solução é usar o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Economista
Que formato eletrônico devo usar para meu currículo de economista?
Se não for especificado (Word ou PDF) na descrição da vaga escolha o formato em PDF. O arquivo salvo em PDF pode ser aberto em qualquer computador usando uma variedade de programas e manterá intacta a formatação original. Além disso, é o mais seguro e evita que alguém altere suas informações. Por último, este formato demostra profissionalismo com a apresentação de dados, algo muito valorizado no ambiente econômico.
Minha formação é muito extensa, devo incluir todos os meus estudos em meu CV de economista?
Não. Você pode incluí-la no seu Currículo Lattes, mais direcionado à área acadêmica e de pesquisa, ou no seu perfil no LinkedIn. Deixe seu currículo corporativo mais curto e objetivo ao focar nas informações mais importantes para a vaga. Por exemplo, se a oferta é para trabalhar no setor ambiental e você tem alguma experiência com análise de recursos naturais e ecodesenvolvimento, destaque essa informação em seu currículo de economista.
Posso incluir a minha experiência como autônomo em meu currículo de economista?
É muito comum encontrar profissionais que atuem como autônomo, ou porque preferem essa modalidade de trabalho ou porque querem se manter ativos enquanto procuram algo fixo. Se esse é o seu caso, não deixe de mencionar o período atuando como autônomo em seu currículo de economista e destacar os projetos relevantes que realizou dessa forma.
Exemplos de currículo
Consiga a vaga certa com um currículo de Economista impecável
O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de economista perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.