- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
Com o avanço das tecnologias digitais, muitas empresas precisam dos serviços especializados dos desenvolvedores de software para criar, manter e otimizar suas plataformas e sistemas. Isso significa que existem muitas oportunidades em um mercado exigente e concorrido. Mas como se sobressair nesse cenário? Simples! O segredo para conquistar aquela vaga dos sonhos é personalizar seu currículo conforme o seu nível de experiência.
Se você é um desenvolvedor com experiência, mostre como sua evolução profissional teve um grande impacto nos seus projetos. Enquanto isso, os recém-formados e inexperientes, precisam focar nas habilidades técnicas, nos projetos desenvolvidos e na sua vontade de aprender. Neste guia, vamos te mostrar como criar um currículo de desenvolvedor de software que chame a atenção dos recrutadores e te ajude a se destacar no processo seletivo.
Busque aqui
Exemplos de currículo: Desenvolvedor de Software
Nossa biblioteca contém diversos exemplos de currículos para várias profissões que podem te inspirar.
Isabela Barros Costa
Barueri, São Paulo
(11) 4692-4888
isabela.costa@brmail.com
Perfil e Portfólio
linkedin.com/ibc
behance.net/ibc
Perfil Profissional
Desenvolvedora de Software com oito anos de experiência no desenvolvimento de software, podendo atuar desde a concepção do projeto até a implementação, passando pela criação de protótipos e a realização de testes. Dotada de capacidade de planejamento, proatividade e trabalho em equipe, entregando os melhores resultados ao cliente, garantindo a funcionalidade dos produtos.
Histórico Profissional
Fevereiro 2022 – Atual
Banco Bradesco S.A – Barueri, SP
Desenvolvedora de Software Sênior
- Manutenção de sites e aplicativos, monitorando o desempenho dos recursos e ferramentas para intervir em casos de necessidade.
- Teste de novos softwares, assegurando a qualidade de funcionamento dos programas e a correspondência das funcionalidades com a execução dos comandos.
- Criação de novos softwares, seguindo regras e procedimentos de desenvolvimento dos códigos para atender às especificações dos projetos.
Janeiro 2020 – Janeiro 2022
Banco Itaú – Barueri, SP
Desenvolvedora de Software
- Participação em reuniões com os clientes, definindo os requisitos dos projetos a partir das demandas solicitadas.
- Avaliação da necessidade de mudanças nos sistemas, visando atender às demandas tecnológicas dos usuários.
- Definição do layout dos aplicativos e sites desenvolvidos, criando uma experiência agradável e intuitiva para os usuários.
Julho 2017 – Dezembro 2019
Nava Technology for Business – Barueri, SP
Desenvolvedora de Software
- Elaboração da documentação de sistemas, desenvolvendo diretrizes e instruções de apoio ao usuário sobre a utilização dos programas.
- Acompanhamento do desenvolvimento dos softwares, intervindo na correção de falhas no código para garantir a qualidade do projeto.
- Integração de sistemas, possibilitando a eficiência na troca de informações entre dois softwares diferentes.
Formação Acadêmica
2015 – 2016
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Especialização em Engenharia de Software
2007 – 2012
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Ciência da Computação
Habilidades e Competências
- Conhecimento em componentes e frameworks;
- Boa redação para documentação de softwares;
- Versatilidade para atuar como full-stack;
- Conhecimento em versionamento de códigos;
- Capacidade para trabalhar em equipe;
- Iniciativa para propor novas ideias à equipe;
- Boa comunicação para instruir usuários;
- Escuta ativa na resolução de conflitos.
Idiomas
Inglês – C1
Avançado
Espanhol – B2
Intermediário
Ferramentas
- Tecnologias para Desenvolvimento Web: HTML, CSS e JavaScript
- Ferramentas de Desenvolvimento: Git, Docker e Jenkins
- Linguagens de Programação: Java, Python e C++
- Gestão de Banco de Dados: SQL, MongoDB e PostgreSQL
- Metodologias: Scrum e Kanban
Modelos de currículo: Desenvolvedor de Software
Escolher um modelo de currículo para desenvolvedor de software correto pode aumentar bastante as suas chances de ser lembrado pelo recrutador. Você precisa de um modelo que transmita a imagem de um profissional confiante e inovador? No setor da tecnologia, o azul é a cor predominante, mas você pode personalizar os diversos modelos de currículos em nosso gerador com a cor que você mais se identificar.
Selecione aquele que mais reflete sua imagem profissional, inclua suas informações, edite e baixe no formato da sua preferência. Se desejar, pode até incluir uma foto. Qual desses modelos combina mais com você?
Escolha o formato ideal para o seu currículo de Desenvolvedor de Software
Quando você desenvolve um software, você cuida de cada detalhe para que as imagens, gráficos, vetores e textos estejam alinhados e legíveis, garantindo que os usuários tenham uma experiência intuitiva e agradável. O mesmo cuidado você precisa ter com o seu currículo. Por isso, no mundo dos currículos, a formatação padrão exigida pelos setores de RH é essa:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri, etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos simplórios que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Adoção de até duas cores para o layout.
Além disso, você precisa estruturá-lo de uma forma que valorize os seus principais diferenciais competitivos. Então, o desenvolvedor experiente enfatiza suas “Experiências Profissionais” com o formato “cronológico reverso”, destacando os seus trabalhos do mais recente ao mais antigo. Já os inexperientes, vão se beneficiar com o formato “funcional”. Nele as seções que se destacam são as “Habilidades” e “Objetivo Profissional”.
O que incluir no currículo de Desenvolvedor de Software
Você sabia que um currículo incompleto tem zero chances de avançar em um processo seletivo? Ele é descartado por não trazer as informações necessárias para o recrutador avaliar se você é ou não o candidato ideal para a vaga.
Não se preocupe! Estamos aqui para garantir que você não deixe de fora nenhuma informação obrigatória. Você ainda contará com nossa ajuda para redigir cada seção do seu currículo, adaptado ao seu nível de experiência. Vamos começar?
Informação de contato
Você deve usar essa seção para adicionar apenas os seus dados de contato. Sem necessidade de dados pessoais que não acrescentam nenhum valor a sua candidatura. Por isso inclua apenas:
- Seu nome completo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita profissionalismo e seriedade);
- Um perfil profissional no LinkedIn e portfólio digital (opcional).
Apesar de não ser obrigatório, você pode incluir o seu perfil no LinkedIn para o recrutador acessar sua trajetória profissional completa. Enquanto isso, o portfólio é uma ótima oportunidade para exibir seus projetos mais importantes. Você pode demonstrar visualmente suas habilidades técnicas e experiências, e o impacto positivo do seu trabalho no desenvolvimento de soluções eficazes para os desafios dos clientes.
Exemplo de informação de contato para desenvolvedor de software
Isabela Barros Costa
Barueri, São Paulo
(11) 4692-4888
isabela.costa@brmail.com
Perfil e Portfólio
linkedin.com/ibc
behance.net/ibc
Perfil e objetivo profissional
Escreva um resumo demonstrando as suas vantagens competitivas para garantir o interesse do empregador. Se você é um desenvolvedor experiente, inclua um perfil profissional para destacar, principalmente, os seus anos de carreira, sua especialidade e qualidades profissionais. Porém, quem ainda não completou os estudos ou acabou de se formar, pode focar nos objetivos profissionais a curto e médio prazo.
Leia a descrição para buscar por palavras-chave que enriqueça o seu resumo. Por exemplo. Uma empresa busca um desenvolvedor de software especializado em desenvolvimento front-end e back-end para integrar uma equipe na manutenção de software. Se você é especializado em Full-Stack e tem ótimas habilidades de trabalho em equipe. Inclua essas informações no seu resumo.
O seu texto:
- Não deve ultrapassar 60 palavras;
- Deve ser escrito na terceira pessoa do singular;
- Possuir um tom formal;
- Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Exemplos de perfil profissional no currículo de desenvolvedor de software
- Cinco anos de experiência de trabalho com o desenvolvimento de softwares, participando de reuniões com os clientes para levantar requisitos que possibilitem o desenvolvimento, teste e documentação de programas. Destaque para o conhecimento na linguagem Java, lógica de programação e atenção aos detalhes na revisão de códigos, garantindo a qualidade de funcionamento dos softwares projetados.
- Desenvolvedora de Software com oito anos de experiência na criação de soluções digitais, podendo atuar desde a concepção do projeto até a implementação, passando pela criação de protótipos e a realização de testes. Dotada de capacidade de planejamento, proatividade e trabalho em equipe, entregando os melhores resultados ao cliente, garantindo a funcionalidade dos produtos.
Experiência profissional
Esta seção é crucial para os candidatos experientes valorizarem sua carreira. Para manter o seu currículo sucinto, inclua no máximo três experiências anteriores, descrevendo-as da mais recente para a mais antiga e destaque as tarefas desempenhadas.
Se você está começando sua carreira, concentre-se nas experiências práticas, como estágios, trabalhos voluntários e participação em projetos acadêmicos. Dessa forma, você terá mais chances de conseguir uma vaga de estágio, trainee ou cargos juniores.
Preencha essa seção incluindo essas informações no seu currículo de desenvolvedor de software com ou sem experiência:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo (início e fim do contrato);
- Nome da empresa ou órgão governamental onde trabalhou;
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Para que seu currículo esteja alinhado com a descrição da vaga de trabalho, inclua informações relevantes ao cargo específico. Por exemplo, se a vaga for para um Desenvolvedor de Software Mobile, foque em responsabilidades como criação e otimização de aplicativos móveis, e adaptação de conteúdo para diferentes dispositivos e tamanhos de tela. Por outro lado, se você está buscando uma posição como Desenvolvedor de Jogos, destaque sua experiência em programação de jogos, gráficos e, especialmente, na mecânica de interação.
Exemplo de experiência profissional no currículo de desenvolvedor de software
Fevereiro 2022 – Atual
Banco Bradesco S.A – Barueri, SP
Desenvolvedora de Software Sênior
- Manutenção de sites e aplicativos, monitorando o desempenho dos recursos e ferramentas para intervir em casos de necessidade.
- Teste de novos softwares, assegurando a qualidade de funcionamento dos programas e a correspondência das funcionalidades com a execução dos comandos.
- Criação de novos softwares, seguindo regras e procedimentos de desenvolvimento dos códigos para atender às especificações dos projetos.
Janeiro 2020 – Janeiro 2022
Banco Itaú – Barueri, SP
Desenvolvedora de Software
- Participação em reuniões com os clientes, definindo os requisitos dos projetos a partir das demandas solicitadas.
- Avaliação da necessidade de mudanças nos sistemas, visando atender às demandas tecnológicas dos usuários.
- Definição do layout dos aplicativos e sites desenvolvidos, criando uma experiência agradável e intuitiva para os usuários.
Julho 2017 – Dezembro 2019
Nava Technology for Business – Barueri, SP
Desenvolvedora de Software
- Elaboração da documentação de sistemas, desenvolvendo diretrizes e instruções de apoio ao usuário sobre a utilização dos programas.
- Acompanhamento do desenvolvimento dos softwares, intervindo na correção de falhas no código para garantir a qualidade do projeto.
- Integração de sistemas, possibilitando a eficiência na troca de informações entre dois softwares diferentes.
Formação acadêmica
O desenvolvedor de software é uma profissão que exige uma qualificação específica para ser exercida. Por isso, você precisará apresentar um diploma de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, ou áreas correlatas. Títulos de especialização ou pós-graduação passaram a ser exigência de alguns empregadores e esse pode ser o seu diferencial competitivo.
Liste sua formação acadêmica mais recente e vá retrocedendo. Primeiro a pós-graduação e, por último, a graduação. Inclua o nome e o local da instituição, o nome do curso e o ano de encerramento. Se você ainda é estudante, informe o semestre que está cursando o ano da conclusão do curso.
Exemplo de formação acadêmica para desenvolvedor de software
2015 – 2016
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Especialização em Engenharia de Software
2007 – 2012
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Ciência da Computação
Habilidades ou competências
Como sua área de atuação é bastante segmentada, nem todos os desenvolvedores estão habilitados a fazerem o mesmo tipo de trabalho. As habilidades variam conforme as especializações do candidato e suas áreas de interesse. Por essa razão, um currículo genérico não terá a mínima chance de competir com um currículo personalizado para a vaga de trabalho.
Se você planeja trabalhar como Desenvolvedor de Software Embedded, suas habilidades técnicas devem incluir o desenvolvimento de software para dispositivos eletrônicos, automóveis e dispositivos IoT. Por outro lado, um Desenvolvedor de Segurança precisa demonstrar competência na identificação de vulnerabilidades e na implementação de medidas de segurança para proteger os dados.
Entretanto, ambos desenvolvedores precisam demonstrar habilidades interpessoais para colaborarem bem em equipe.
Exemplos de habilidades técnicas e interpessoais para desenvolvedor de software
Habilidades técnicas
- Conhecimento em componentes e frameworks;
- Boa redação para documentação de softwares;
- Versatilidade para atuar como full-stack;
- Conhecimento em versionamento de códigos.
Habilidades interpessoais
- Capacidade para trabalhar em equipe;
- Iniciativa para propor novas ideias à equipe;
- Boa comunicação para instruir usuários;
- Escuta ativa na resolução de conflitos.
Idiomas
Você não concorda que no setor da tecnologia, o idioma inglês é muito utilizado para designar terminologias e descrever manuais e materiais de referência técnica? Ou seja, ele passa a ser um requisito essencial para conseguir um emprego como desenvolvedor. No nosso gerador de currículos, você pode incluir os idiomas que tem conhecimento e o seu nível de proficiência.
Exemplo de idiomas para desenvolvedor de software
Inglês – C1
Avançado
Espanhol – B2
Intermediário
Seções adicionais
Trabalhar com tecnologia é um grande desafio devido às constantes evoluções e os avanços digitais e tecnológicos. Por isso, os desenvolvedores precisam estar sempre atualizados para responder às necessidades do mercado e de seus clientes.
Use essas seções para incluir informações adicionais que complementam o seu currículo e que sejam de interesse do empregador. Você pode inserir cursos, ferramentas de trabalho, interesses pessoais, passatempos, etc.
Exemplo de ferramentas para desenvolvedor de software
- Tecnologias para Desenvolvimento Web: HTML, CSS e JavaScript
- Ferramentas de Desenvolvimento: Git, Docker e Jenkins
- Linguagens de Programação: Java, Python e C++
- Gestão de Banco de Dados: SQL, MongoDB e PostgreSQL
- Metodologias: Scrum e Kanban
Como fazer uma carta de apresentação para Desenvolvedor de Software
Agora que você finalizou o seu currículo, por que não fazer uma carta de apresentação? Você poderá descrever seus diferenciais competitivos com mais detalhe e demonstrar o seu interesse pela vaga. Para desenvolvedores menos experientes, a carta ajudará a enfatizar outras qualidades transferíveis, como resolução de problemas e pensamento crítico. Enfatize sua motivação e entusiasmo pelo cargo para captar a atenção do empregador.
Use o nosso gerador para redigir esse documento de forma prática e rápida. A estrutura é simples.
- Cabeçalho: Seu nome, endereço, telefone e e-mail; Data; Informações do destinatário;
- Saudação: “Prezado(a) Sr./Sra. [Nome do Recrutador]”;
- Corpo do Texto: Parágrafo de introdução (apresentar-se);
- Desenvolvimento (destacar experiências e habilidades); Fechamento (demonstrar interesse pela vaga);
- Despedida formal: “Atenciosamente” ou “Cordialmente”.
Aumente suas chances de ser convidado para uma entrevista, escolhendo um dos nossos modelos de carta. Boa Sorte!
Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu Currículo de Desenvolvedor de Software e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Desenvolvedor de Software
Revise todo o seu currículo com atenção
Um currículo sem erros de digitação, de português e formatação se destaca em uma seleção de candidatos, ao demonstrar profissionalismo e atenção aos detalhes. Use a nossa ferramenta de correção ortográfica para lhe ajudar!
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho.
Faça um currículo de uma página
Os recrutadores dão preferência aos currículos que são objetivos, devido ao grande volume de currículos que eles precisam analisar. Você deve incluir todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação. Já pensou em incluir o seu LinkedIn? Dessa forma, o recrutador pode avaliar todas as suas informações profissionais.
Adapte seu currículo para cada oferta
Você entendeu que um currículo genérico não tem chances de seguir adiante em nenhum processo seletivo, não é? Então, não cai nessa tentação de enviar o mesmo documento para todas as vagas. Tente ao máximo adaptá-lo à oferta que está se candidatando, incluindo palavras específicas que aparecem na vaga para demonstrar que você domina as tarefas exigidas pelos empregadores.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo, preencher e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Desenvolvedor de Software
Como devo abordar a falta de experiência no meu currículo de desenvolvedor de software?
A primeira coisa a ter em mente é que os recrutadores estão acostumados a receber currículos de candidatos inexperientes. Por isso, muitas empresas oferecem vagas de nível de entrada, estágios e programas de trainee para profissionais nessa fase da carreira.
Você deve compensar a falta de experiência com outras qualidades, como sua formação acadêmica, habilidades técnicas, cursos livres, treinamentos e trabalhos voluntários. Inclua uma seção especial no seu currículo dedicada aos seus hobbies ou interesses pessoais. Isso ajudará o recrutador a conhecê-lo melhor e a perceber seu potencial para se tornar um desenvolvedor de software promissor no futuro.
Preciso ter mais de uma versão do meu currículo de desenvolvedor de software?
Sim. Sempre que for se candidatar a uma vaga, é fundamental ter uma versão personalizada do seu currículo de desenvolvedor de software com as palavras-chave presentes na descrição da vaga. Dessa forma, quando o recrutador utilizar o sistema de rastreamento ATS, seu currículo será selecionado por estar alinhado com os requisitos da vaga. Caso contrário, ele poderá ser descartado do processo seletivo.
Com o nosso gerador de currículos, você pode duplicar o seu arquivo várias vezes e ajustar o conteúdo para corresponder às especificações da vaga. Não se preocupe! Você não precisará criar um currículo do zero. Basta alterar a ordem de algumas seções e adaptar o conteúdo do seu resumo profissional, experiência e, especialmente, as habilidades e competências.
Devo incluir minhas expectativas profissionais em meu currículo de desenvolvedor de software?
Não é recomendado. Nem no currículo e nem na carta de apresentação. Isto pode deixar uma má impressão de que você é arrogante. Além de ser uma informação fora do contexto. Seu currículo deve destacar suas qualificações, habilidades, formação, experiências profissionais e suas conquistas no setor de tecnologia.
Você pode se expressar melhor na hora da entrevista quando o recrutador questionar sobre suas metas, aspirações e interesses na carreira. Será o ambiente mais propício para contextualizar suas expectativas profissionais.
Exemplos de currículo
Proteja seu futuro com seu novo currículo de Desenvolvedor de Software
Para se destacar em um mercado tão competitivo e em constante evolução tecnológica, você precisará de um currículo de desenvolvedor de software que combine suas habilidades e experiências em projetos relevantes e linguagem de programação. Utilize os conselhos de nossos especialistas e experimente o nosso gerador de currículos para criar um currículo de desenvolvedor de software perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.