- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
Você precisa elaborar um currículo esportivo de ponta e está encontrando dificuldades? Saiba que um bom currículo esportivo de futebol, judô, karatê, ou qualquer outra modalidade esportiva deve descrever o profissional de maneira clara e objetiva.
Então, realce as suas habilidades técnicas, experiências profissionais e competitivas, além de incluir as conquistas mais relevantes da sua carreira na área esportiva. Sabia que, sem muita experiência, é possível enfatizar outros aspectos esportivo no seu currículo? Por exemplo, formação educacional, competências, e experiências práticas adquiridas durante os seus treinamentos iniciais e os seus estudos.
Você não gostaria de conquistar uma vaga na área esportiva? Pode ser como consultor, auxiliar técnico, treinador, educador físico, professor, analista de desempenho, preparador físico, coordenador de comissão técnica, olheiro, etc. Faça hoje mesmo um currículo esportivo para ressaltar todos os seus diferenciais competitivos.
Busque aqui
Exemplos de Currículo Esportivo
Você pode se beneficiar conferindo alguns exemplos de currículo para o setor esportivo e adequar sua formação e experiência profissional.
Samuel Silva (Samuca)
Campinas, São Paulo
(19) 9455-5550
samuel.barbosa@brmail.com
Portfólios
instagram.com/samu
youtube.com/samu
Perfil Profissional
Profissional com dez anos de experiência no gerenciamento e melhoria das operações de equipes futebolísticas por meio de habilidades de liderança e resolução de problemas. Especializado no estudo das estratégias de adversários e na adaptação das técnicas do time a fim alcançar resultados positivos. Capaz de recrutar e selecionar atletas de excelência.
Histórico Profissional
Abril 2020 – Atual
Guarani Futebol Clube – Campinas, SP
Treinador de Futebol
- Definição de estratégias para as partidas, buscando explorar as deficiências técnicas e táticas dos adversários, maximizando as habilidades e o potencial dos jogadores.
- Realização de treinamentos técnicos e táticos, capacitando os jogadores com as habilidades e estratégias definidas, ensaiando jogadas que surpreendessem os adversários.
- Realização de estudos sobre as equipes adversárias, definindo estratégias que neutralizassem o plano de jogo oponente, vencendo as partidas.
Dezembro 2015 – Março 2020
Associação Atlética Ponte Preta – Campinas, SP
Treinador de Futebol
- Escalação da equipe para as partidas, selecionando os jogadores titulares conforme o desempenho nos treinos e o plano de jogo estabelecido pela comissão técnica.
- Substituição de jogadores durante as partidas, realizando mudanças na escalação que melhorassem o desempenho da equipe, garantindo a vitória nos jogos.
- Responsável por conceder entrevistas coletivas após as partidas, respondendo perguntas da imprensa sobre o desempenho do time nos jogos, preservando a imagem do clube e dos jogadores.
Dezembro 2013 – Novembro 2015
Campinas Futebol Clube – Campinas, SP
Auxiliar Técnico de Futebol
- Orientação de atletas quanto às boas práticas desportivas em relação aos times adversários dentro e fora do campo.
- Apoio na resolução de conflitos, buscando negociar acordos benéficos a ambas as partes.
- Execução das tarefas designadas pela equipe, com atenção aos detalhes para evitar erros.
Principais Conquistas
- Campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol – 2023;
- Terceiro lugar na Copa Libertadores da América – 2022;
- Campeão da Copa do Brasil – 2020;
- Vice-campeão da Supercopa do Brasil – 2019;
- Vice-campeã do Campeonato Paulista de Futebol – 2017.
Treinamentos Internacionais
- Espanha – Barcelona FC (2012) e Real Madrid FC (2015);
- Inglaterra – Manchester United FC (2013).
Formação Acadêmica
2010 – 2012
(UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas – São Paulo
Mestrado em Educação Física
2001 – 2005
(UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas – São Paulo
Graduação em Educação Física
Habilidades
- Responsabilidade com a formação para o esporte e a cidadania;
- Habilidade com aulas práticas e teóricas de futebol;
- Criatividade ao pensar em atividades futebolísticas;
- Comprometimento com a inclusão através do esporte;
- Bom relacionamento interpessoal no processo de ensino-aprendizagem;
- Boa comunicação para instruir atletas;
- Liderança para motivar e incentivar os jogadores;
- Comunicação eficiente com a equipe.
Idioma
Inglês – C2
Proficiente
Espanhol – C2
Proficiente
Afiliações
- Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – Licença B;
- Federação Paulista de Futebol (FPF);
- Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF).
Modelos de Currículo Esportivo
Escolher um modelo certo de currículo esportivo pode aumentar, exponencialmente, suas chances de conseguir o emprego que tanto deseja. Pois, você realiza a façanha de ser notado pelos empregadores ao mesmo tempo, em que demonstra o seu alto nível de profissionalismo e adequação à oferta de trabalho em questão.
Por isso, escolha um modelo de currículo em nosso gerador de currículos, inclua suas informações, edite e baixe no formato de sua preferência. Veja como o seu currículo esportivo pode ficar:
Escolha o formato ideal de Currículo Esportivo
O melhor formato dependerá, exclusivamente, do seu nível de experiência. Se tratando de um profissional experiente na área esportiva, os recrutadores de times, associações, centros esportivos, grêmios, escolas, etc. aconselham o formato “cronológico reverso”. Com ele, você centraliza a seção de “Experiências Profissionais”, listando-as da mais recente para a mais antiga. Assim, o responsável pela seleção dos currículos esportivos pode avaliar a evolução profissional do candidato.
Já, o formato do “tipo funcional” é ideal para os candidatos menos experientes, pois a seção de “Habilidades” e “Objetivo Profissional” ganham destaques. Você compensa sua insuficiente experiência prática, ao evidenciar capacidades e conhecimentos específicos na área esportiva.
Por fim, formate o seu currículo esportivo da seguinte forma:
- Selecionar uma fonte (letra) de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri, etc.);
- Usar fonte no tamanho 10, 11 ou 12;
- Utilizar elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Usar bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Adotar até duas cores para o layout.
O que incluir no Currículo Esportivo
Você já sabe qual modelo e formato é o mais adequado para você? Vamos, então, saber o que incluir no seu currículo esportivo?
Vamos elaborar juntos um currículo esportivo que corresponda com seu nível de experiência e destaque os seus principais talentos. Você verá quais são as seções obrigatórias e adicionais e quais informações incluir em cada uma delas.
Informação de contato
Imagine que essa seção é o seu cartão de visita. Você inclue apenas os seus dados pessoais para contato (sem necessidade de CPF, estado civil, CEP, etc):
- Seu nome completo. Caso queira, pode incluir junto ao seu nome, um nome artístico, apelido ou alcunha que o faz ser conhecido no meio esportivo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita seriedade e profissionalismo);
- Link para o seu portfólio digital ou suas redes sociais profissionais (opcional).
Como você é da área esportiva, seria uma ótima ideia incluir o link para o seu portifólio digital ou suas redes sociais ativas, tanto para os profissionais do futebol, quanto para outras modalidades esportivas.
Com isso, você pode demonstrar visibilidade, permitindo que patrocinadores, academias, organizadores de eventos esportivos e, especialmente, um recrutador visualize as suas conquistas e habilidades técnicas. Além de comprovar credibilidade, com imagens e vídeos de suas competições e conquistas no esporte.
Exemplo de informação de contato para um currículo esportivo
Samuel Silva (Samuca)
Campinas, São Paulo
(19) 9455-5550
samuel.barbosa@brmail.com
Portfólios
instagram.com/samu
youtube.com/samu
Perfil e objetivo profissional
Incluir um resumo profissional no currículo esportivo é super importante. Ele oferece uma introdução clara e convincente do seu potencial. Tanto como treinador de futebol, analista de marketing esportivo, educador físico, gestor esportivo ou qualquer outra função que você desempenha na área esportiva.
Para os profissionais experientes, o perfil profissional é o mais adequado. Você fala da sua carreira, especialização, qualificações, destacando suas principais conquistas no esporte. Se você não tiver muita experiência, inclua um objetivo profissional no seu currículo esportivo. Neste caso, você menciona os seus desejos profissionais, o que aspira conquistar na carreira e como você pode contribuir com o seu trabalho. Assim, o recrutador terá uma ideia do tipo de profissional que você é.
Quando for escrever o seu resumo lembre-se de:
- Não ultrapassar 60 palavras;
- Escrever na terceira pessoa do singular;
- Usar um tom formal;
- Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Leia a descrição da vaga e busque por informações úteis que o ajudarão a compor o seu resumo. Por exemplo. Há uma oferta para um técnico de ponta no judô de alto rendimento, responsável pela preparação técnica, tática e comportamental dos judocas. Ele contribuirá para melhoria do desenvolvimento das habilidades dos atletas, resultando em conquistas de campeonatos e torneios.
Digamos que você é um ex-judoca. Vamos supor que você tenha registro no conselho dessa modalidade, participou de competições internacionais pela seleção brasileira, teve experiência como técnico ou assistente e possui habilidades em liderança. Então, inclua algumas dessas informações no seu resumo.
Exemplos de perfil profissional no currículo esportivo
- Treinador de futebol com dez anos de experiência no gerenciamento e melhoria das operações de equipes futebolísticas por meio de habilidades de liderança e resolução de problemas. Especializado no estudo das estratégias de adversários e na adaptação das técnicas do time a fim alcançar resultados positivos. Capaz de recrutar e selecionar atletas de excelência.
- Instrutor de judô com 10 anos de experiência no ensino dessa modalidade. Ótima capacidade de comunicação, com destaque para as habilidades pedagógicas e motivacionais. Comprometido com a qualidade do ensino e apto a auxiliar os alunos a alcançarem seu potencial máximo.
Experiência profissional
A experiência profissional, ou histórico esportivo, é um dos aspectos mais importantes no currículo esportivo de qualquer candidato. Pois, isso fornecerá, aos responsáveis pela seleção dos currículos, uma visão ampla e detalhada de suas conquistas e progresso profissional ao longo dos anos.
Para os profissionais com um histórico de empregos mais extenso, selecione as três experiências mais relevantes, ou as mais recentes na sua carreira. Liste-as em ordem cronológica reversa, ou seja, da mais recente para a mais antiga.
Mas, não se desanime se você é recém-formado e não possuí muitos anos de prática. Com as nossas dicas valiosas você se destacará, também, na seleção de candidatos que buscam estágios, posições de entrada, ou um primeiro emprego.
Para os candidatos sem experiências, estudantes ou recém-formados em Educação Física, Marketing, Medicina, Fisioterapia, Estatísticas, ou qualquer outra formação relacionada ao esporte o foco será outro. Você pode listar três empregos anteriores em outras profissões relacionada à área. Ou mesmo algum estágio, trabalho voluntário ou comunitário, participação em projetos da universidade, etc. Tudo que o tenha ajudado a desenvolver alguma habilidade relevante na área esportiva.
Inclua essas informações no seu currículo esportivo:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo;
- Nome da instituição onde trabalhou (clube, associação ou grêmio esportivo). Para os autônomos e consultores particulares (use “Autônomo” ou “Consultor”);
- Localização do trabalho (apenas a cidade). Se você trabalhou em algum país estrangeiro, inclua (país e cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo. Tente enfatizar as informações mais relevantes com a oferta de trabalho.
Quando descrever suas responsabilidades, forneça dados verídicos ou mensuráveis sobre suas iniciativas e conquistas individuais ou em equipe. Por exemplo, se você atuou como psicologo social para uma ONG especializada em esportes de combate. Foi o responsável por realizar avaliação e diagnósticos psicológicos, ajudou a mediar conflitos internos, e promoveu o bom desenvolvimento das relações interpessoais dos atletas, isso merece ser mencionado.
Exemplo de experiência profissional no currículo esportivo
Abril 2020 – Atual
Guarani Futebol Clube – Campinas, SP
Treinador de Futebol
- Definição de estratégias para as partidas, buscando explorar as deficiências técnicas e táticas dos adversários, maximizando as habilidades e o potencial dos jogadores.
- Realização de treinamentos técnicos e táticos, capacitando os jogadores com as habilidades e estratégias definidas, ensaiando jogadas que surpreendessem os adversários.
- Realização de estudos sobre as equipes adversárias, definindo estratégias que neutralizassem o plano de jogo oponente, vencendo as partidas.
Dezembro 2015 – Março 2020
Associação Atlética Ponte Preta – Campinas, SP
Treinador de Futebol
- Escalação da equipe para as partidas, selecionando os jogadores titulares conforme o desempenho nos treinos e o plano de jogo estabelecido pela comissão técnica.
- Substituição de jogadores durante as partidas, realizando mudanças na escalação que melhorassem o desempenho da equipe, garantindo a vitória nos jogos.
- Responsável por conceder entrevistas coletivas após as partidas, respondendo perguntas da imprensa sobre o desempenho do time nos jogos, preservando a imagem do clube e dos jogadores.
Dezembro 2013 – Novembro 2015
Campinas Futebol Clube – Campinas, SP
Auxiliar Técnico de Futebol
- Orientação de atletas quanto às boas práticas desportivas em relação aos times adversários dentro e fora do campo.
- Apoio na resolução de conflitos, buscando negociar acordos benéficos a ambas as partes.
- Execução das tarefas designadas pela equipe, com atenção aos detalhes para evitar erros.
Principais Conquistas
Esta é uma seção pouca utilizada nos currículos corporativos de outras profissões. Porém, se tratando de um profissional do mundo dos esportes, seja de precisão, invasão, rede e parede, combate, técnicos-combinatórios, campo, etc. incluir as principais conquistas pode ser o grande diferencial para o seu currículo esportivo.
Você pode demonstrar sua competência, capacidade, credibilidade e reconhecimento na área, confiança e evidência de resultados. Inclusive, potencial de direção, especialmente, para quem está buscando um trabalho nas posições de liderança, como técnico, treinador ou educador físico.
Assim, liste por ordem cronológica reversa as suas principais conquistas. Por exemplo, títulos obtidos, prêmios conquistados, recordes e marcas pessoais. Participação em eventos, entrevistas ou matérias midiáticas, reconhecimento acadêmico relacionado ao esporte e experiência em competições internacionais, também são válidas.
Exemplo de principais conquistas no currículo esportivo
- Campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol – 2023;
- Terceiro lugar na Copa Libertadores da América – 2022;
- Campeão da Copa do Brasil – 2020;
- Vice-campeão da Supercopa do Brasil – 2019;
- Vice-campeã do Campeonato Paulista de Futebol – 2017.
Formação acadêmica
Dependendo da função para a qual está se habilitando, a formação acadêmica pode ser primordial. Um médico que trabalhe com atletas infantis precisará estudar Medicina, realizar residência em Pediatria e se especializar em Medicina Esportiva. Entretanto, a grande maioria dos profissionais que trabalham em outras áreas técnicas do esporte possuem uma graduação em Educação Física e outras especializações ou pós-graduações.
Se esse for o seu caso, comece listando o seu maior grau de formação acadêmica primeiro e vá retrocedendo. Cite a instituição onde estudou, o nome do curso e o ano de conclusão. Caso você seja um estudante, inclua o possível ano de formação. Você pode, também, inserir certificados de minicursos, oficinas, palestras relevantes com a oferta de trabalho para a qual está se candidatando. Isso ajuda o candidato com pouca experiência a comprovar qualidade profissional.
Exemplo de formação acadêmica para um currículo esportivo
2010 – 2012
(UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas – São Paulo
Mestrado em Educação Física
2001 – 2005
(UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas – São Paulo
Graduação em Educação Física
Habilidades ou competências
As habilidades mais relevantes para um profissional que atua na área esportiva podem variar, consideravelmente, conforme o campo de atuação, o perfil do local de trabalho e a modalidade esportiva. Mas, implementar treinamento técnico, tático e físico, corrigir erros, orientar aspectos comportamentais, sociais, morais e éticos são habilidades técnicas que qualquer avaliador físico ou treinador possuem. Para se destacar dos concorrentes é preciso ter um diferencial.
De forma geral, um bom treinador precisa ter habilidades técnicas necessárias para fazer o seu trabalho e habilidades interpessoais para interagir com colegas, atletas, imprensa e o público. Por exemplo, capacidade de liderança, controle emocional, empatia.
Confira a descrição da vaga e identifique quais habilidades você possui que são requisitos para o candidato ideal. Veja alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo esportivo de um técnico profissional de futebol:
Habilidades técnicas
- Responsabilidade com a formação para o esporte e a cidadania;
- Habilidade com aulas práticas e teóricas de futebol;
- Criatividade ao pensar em atividades futebolísticas;
- Comprometimento com a inclusão através do esporte.
Habilidades interpessoais
- Bom relacionamento interpessoal no processo de ensino-aprendizagem;
- Boa comunicação para instruir atletas;
- Liderança para motivar e incentivar os jogadores;
- Comunicação eficiente com a equipe.
Idiomas
Nem todo mundo é um Joel Santana da vida, que mesmo falando um inglês que poucos entendem, consegue se sobressair no cenário esportivo. Por isso, se você trabalha no mundo do esporte, falar um segundo idioma será fundamental para se destacar dos adversários.
Para os candidatos sem experiência, essa é um ótimo diferencial no seu currículo esportivo. O idioma estrangeiro lhe permite participar de competições internacionais, galgar carreira global, além de facilitar a sua interação com patrocinadores ou mídia estrangeira.
Se você busca uma oportunidade de cooperação com o FC Bayern München, destaque, por exemplo, o seu domínio na língua alemã. Assim, inclua o idioma que você tem certo conhecimento e o seu nível de proficiência.
Exemplo de idiomas para currículo esportivo
Inglês – C2
Proficiente
Espanhol – C2
Proficiente
Seções adicionais
Além do idioma, você pode incluir outras informações adicionais que complementem o seu perfil e que sejam relevantes para a vaga. Por exemplo, intercâmbios, prêmios, hobbies e interesses pessoais, cursos e qualificações, treinamentos internacionais, afiliações. Você pode incluir, também nessa seção, o seu registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), ou demais conselhos nacionais, ou internacionais em que esteja registrado.
Exemplo de treinamentos internacionais para um currículo esportivo:
- Espanha – Barcelona FC (2012) e Real Madrid FC (2015);
- Inglaterra – Manchester United FC (2013).
Exemplo de afiliações para um currículo esportivo:
- Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – Licença B;
- Federação Paulista de Futebol (FPF);
- Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF).
Após ver o passo a passo para fazer um currículo esportivo e ainda restar dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um Currículo Esportivo campeão
A seguir alguns conselhos finais para você fazer um currículo esportivo perfeito e que se sobressaia dos adversários.
Revise seu currículo com atenção
É muito importante revisar com cuidado o seu currículo esportivo para não deixar escapar nenhum erro ortográfico ou gramatical. Erros ou frases mal-escritas podem deixar uma péssima impressão e diminuir suas chances de conseguir a vaga desejada.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado ou não para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o recrutador a te considerar para o trabalho. Não sabe por onde começar? Confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo esportivo de uma página
Aumente suas chances de ser considerado para a vaga com um currículo esportivo que vá direto ao ponto. Inclua todas as seções obrigatórias, sem exagerar na quantidade de informação. Seja conciso e objetivo.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo esportivo genérico não chamará a atenção do empregador. Especialmente, porque o campo esportivo é muito amplo. Se você quer trabalhar com karatê e possuí um currículo esportivo de judô, certamente, não chamará a atenção do recrutador. Tente ao máximo adaptar o seu currículo à vaga que está se candidatando. Incluir palavras que aparecem na oferta aumentará suas chances. Especialmente, na seção do “Perfil ou Objetivo Profissional” e “Habilidades”.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo esportivo, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo, preencher com seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os Currículos Esportivos
Posso incluir a minha experiência como consultor autônomo em meu currículo esportivo?
É muito comum encontrar profissionais que atuem como consultor autônomo, ou porque preferem essa modalidade ou porque querem se manter ativos enquanto procuram algo fixo. Se esse é o seu caso, não deixe de mencionar o período atuando como consultor autônomo em seu currículo esportivo e destacar os projetos relevantes que realizou dessa forma.
Que detalhes pessoais devo incluir em meu currículo esportivo?
Mesmo não sendo obrigatório, você pode incluir hobbies ou interesses pessoais na seção “Informações Adicionais”. Isso é muito adequado para os candidatos pouco experientes. Fale sobre detalhes relevantes para a vaga em questão que sejam úteis no currículo esportivo. Isso ajudará o recrutador a reconhecer seu envolvimento com a comunidade e com sua profissão. Caso a vaga seja direcionada para em um centro de treinamento infantil de ginástica olímpica e você tem conhecimento de jogos lúdicos, adicione essas informações ao seu currículo esportivo.
Preciso incluir uma foto em meu currículo esportivo?
A decisão é sua. Talvez um currículo com foto passe uma maior confiança e reconhecimento se tratando de uma profissão que lida, diretamente, com a imagem profissional. Mas não é obrigatório, caso você não se sinta confortável. Inclusive é proibido, pela Constituição Federal, discriminar um candidato com base na sua aparência física. Ou seja, esse fator não pode ser decisivo na hora de uma empresa decidir se vai te contratar ou não.
Exemplos de currículo
Ganhe muitas competições com o seu novo Currículo Esportivo
O objetivo é claro: conquistar uma posição de liderança na corrida por uma vaga de emprego! Com suas habilidades, experiência e os conselhos de nossos especialistas, você estará pronto para criar um currículo esportivo imbatível. Utilize nosso gerador de currículos para economizar tempo e personalizar sua apresentação da melhor forma. Boa sorte!
* Bold não é associada à essas empresas.