• Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note

Você está procurando emprego como babá e não sabe muito bem como colocar experiência profissional de babá no currículo? Ou quais são as informações que não podem faltar? Com este Guia Completo e Simplificado você saberá como fazer o seu currículo de babá, destacando suas habilidades e experiências no cuidado com os pequeninos.

Um bom currículo de babá aumentará suas chances de chamar a atenção dos futuros patrões, ou do recrutador da agência de empregos. Mas se você quiser poupar tempo, veja os nossos modelos e exemplos de currículo de babá para conseguir a vaga desejada! Ou quem sabe, um primeiro emprego?

Busque aqui

    Exemplos de currículo de Babá

    Com ou sem experiência, você pode ter o melhor currículo de babá da região. Veja esses exemplos de currículo para escolher o seu!

    Exemplo de currículo de babá com foto em estilo torre

    Isabela Cavalcanti Dias

    Recife, Pernambuco
    (81) 99999 9999
    isabela.dias@brmail.com

    Perfil Profissional

    Oito anos de experiência nos cuidados com bebês e crianças, sendo responsável pela higiene, alimentação e atividades de recreação. Dotado de habilidades que permitem rápida adaptação a diversas situações, visando garantir o bem-estar das crianças.

    Histórico Profissional

    Junho 2023 – Atual
    Família Barroso – Recife, PE
    Babá

    • Realização de afazeres domésticos, incluindo limpeza dos ambientes e cuidado de itens pessoais, como higienização de brinquedos e atenção às roupas da criança.
    • Realização de cuidados pessoais e de higiene, incluindo troca de fraldas, auxílio na alimentação e condução de atividades diárias como banho e preparação para dormir, com foco no bem-estar e na qualidade de vida da criança.
    • Comunicação aberta e atenta com a criança, de forma a compreender seus sentimentos e necessidades.

    Novembro 2021 – Junho 2023
    Família Cardoso – Recife, PE
    Babá

    • Elaboração e desenvolvimento de brincadeiras infantis, considerando os diferentes ambientes da casa ou do entorno, buscando aliar a recreação com o desenvolvimento cultural e educacional da criança.
    • Observação de sintomas comuns, como febre e indisposição, manchas e ferimentos ou mudanças nas características da urina, fezes e outras secreções, de forma a garantir atenção redobrada à saúde da criança.
    • Diálogo com a criança a fim de desestimular a agressividade em situações de estresse, evitando a ocorrência de novas situações.

    Junho 2019 – Outubro 2021
    Família Silva – Recife, PE
    Babá

    • Controle e organização de medicamentos, de forma a garantir a ingestão no horário correto.
    • Leitura de livros e histórias infantis para a criança, oferecendo momentos de estímulo à educação e à diversão.
    • Preparo de alimentos na cozinha, com destaque para a criação de refeições saudáveis e apropriadas a diferentes idades, observando as condições de cada produto.

    Formação Educacional

    2014
    Escola Estadual Sargento Camargo – Recife
    Ensino Médio Completo

    Habilidades e Competências

    • Zelo pela saúde e bem-estar das crianças;
    • Facilidade de comunicação e interação com crianças;
    • Organização para cumprir com a rotina de atribuições;
    • Desenvoltura para lidar com crianças de diferentes idades;
    • Comunicação efetiva com os pais;
    • Inteligência emocional para resolver conflitos entre crianças;
    • Paciência nos momentos de dificuldade;
    • Empatia com as necessidades das crianças.

    Idioma

    Inglês
    A2
    Básico

    Informações Adicionais

    • Curso Livre de Cuidador Infantil – Senac – 2017;
    • Curso de Primeiros Socorros e RCP – Senai – 2016;
    • Referências profissionais anteriores por meio de solicitação.

    Ver exemplos

    x

    Modelos de currículo de Babá

    Você é uma babá experiente que precisa atualizar o currículo? Ou uma candidata jovem que está querendo se tornar babá e precisa fazer o primeiro currículo? Veja um modelo de currículo para babá personalizado em nosso gerador. Você só precisa preencher, editar e baixar no formato que desejar. Olha esses modelos!

    Escolha o formato de currículo ideal para Babá

    Trabalhar em um ambiente bagunçado deve ser angustiante. Você precisa encontrar uma chupeta ou a pomadinha de assadura e fica perdida no meio dos brinquedos? Colocar o recinto em ordem é a sua prioridade para funcionar bem. Não é mesmo?

    Você precisa ter esse mesmo cuidado quando organizar as informações no seu currículo de babá. Uma boa formatação passa a ideia de que você é uma pessoa organizada e cuidadosa, facilitando o trabalho do recrutador. Mas você sabe qual formato usar? Porque o seu nível de experiência é que determina a ordenação de cada seção.

    Se você é uma babá experiente, escolha o formato “cronológico reverso”. Nele, se valoriza as experiências profissionais listadas da mais recente para a mais antiga. Ao contrário, uma babá com menos experiência deve escolher o currículo do “tipo funcional”. Em que, a seção de Habilidades é seguida do Resumo Profissional, enfatizando as competências e conhecimentos para compensar a pouca experiência.

    O seu currículo de babá deve ter essa seguinte formatação técnica:

    • Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
    • Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
    • Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
    • Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
    • Adoção de até duas cores para o arranjo visual.

    Começar meu currículo

    Como escrever um currículo de Babá

    Agora que você já escolheu um modelo de currículo de babá e já sabe qual formato usar. É hora de redigir o conteúdo do seu currículo! Mas, não fique assustada. Vamos te dá uma visão geral de como escrever o seu currículo. Além disso, você encontrará um passo a passo explicando todas as seções e quais as informações você não podem faltar.

    Vamos lá!? Saber o que colocar no currículo de babá?

    Informação de contato

    A primeira informação que precisa aparecer no seu currículo de babá é: dados de contato. Assim o recrutador ou o futuro patrão poderão te contatar. Não é preciso nem CPF, nem estado civil, idade. Inclua apenas estas informações:

    • Seu nome completo;
    • Local de residência (apenas cidade e estado);
    • Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
    • E-mail (use um endereço que transmita profissionalismo e seriedade).

    Exemplo de informação de contato para babá

    Isabela Cavalcanti Dias
    Recife, Pernambuco
    (81) 99999 9999
    isabela.dias@brmail.com

    Perfil e objetivo profissional

    Convença o responsável pela seleção, ou os futuros patrões, de que você é a babá perfeita para a vaga! Capaz de cuidar do lazer, da alimentação e dos pertences das crianças. Para isso, escreva um texto curto, falando das suas qualidades, habilidades e aspirações no seu currículo de babá.

    Para te ajudar, leia o anúncio de emprego e busque por informações importantes. Por exemplo, se foi mencionado o cuidado com crianças em idade escolar que precisam de apoio para realizas as tarefas da escola. Caso você tenha alguma experiência com isso, inclua esta informação no seu currículo.

    Para as babás com experiência comprovada, o perfil profissional é o mais indicado. Você pode escrever sobre sua formação, habilidades, sua trajetória profissional, quantos anos de carreia tem, e suas principais qualidades pessoais e profissionais.

    Mas, se você é uma candidata procurando a primeira oportunidade e não tem muita experiência, aposte no objetivo profissional. Aqui, você destaca os seus desejos profissionais e como seu trabalho pode contribuir para o bem da família contratante.

    O texto ideal deve:

    • Não ultrapassar 100 palavras;
    • Ser escrito na terceira pessoa do singular;
    • Ter um tom formal;
    • Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.

    Exemplos de perfil profissional para babá

    • Oito anos de experiência nos cuidados com bebês e crianças, sendo responsável pela higiene, alimentação e atividades de recreação. Dotada de habilidades que permitem rápida adaptação a diversas situações, visando garantir o bem-estar das crianças.
    • Babá empática com as necessidades das crianças e com grande capacidade de estabelecer limites. Experiência com a realização dos cuidados diários referentes à alimentação e higiene, seguindo as orientações dos pais.

    Experiência profissional

    As dúvidas que todas as candidatas têm: “Como colocar experiência de babá no currículo”. “Como colocar emprego de babá no currículo”. “Como colocar no currículo que já trabalhei de babá”. Isso é muito simples. Se você já trabalhou antes, com carteira assinada ou não, como empregada doméstica, diarista, faxineira. Se já tomou conta das crianças de alguém ou dos seus próprios filhos, agora é a hora de mencionar isso.

    Quem tem experiência de babá, deve escolher os três cargos mais recentes, ou os mais importantes e citar por ordem cronológica reversa, ou seja, do mais novo para o mais antigo. Quem ainda não tem, pode incluir trabalhos voluntários ou comunitários em creches, em animação infantil, tomando conta de alguma criança. Tudo que te ajudou a ser uma babá.

    Destaque as habilidades que você adquiriu nos trabalhos anteriores e que podem ser úteis para a vaga em questão. Por fim, preencha essa seção incluindo essas informações verdadeiras no seu currículo de babá:

    • Título profissional (qual cargo você ocupou?);
    • Período de ocupação deste cargo;
    • No local onde se coloca “Empresa”, escreva: (“Sobrenome da Família”, “Casa de Família”. Se trabalhou para várias casas ao mesmo tempo, pode usar “Diversas Residências”, ou “Autônoma”.
    • Localização do local de trabalho (apenas a cidade);
    • Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.

    Exemplo de experiência profissional para babá

    Junho 2023 – Atual
    Família Barroso – Recife, PE
    Babá

    • Realização de afazeres domésticos, incluindo limpeza dos ambientes e cuidado de itens pessoais, como higienização de brinquedos e atenção às roupas da criança.
    • Realização de cuidados pessoais e de higiene, incluindo troca de fraldas, auxílio na alimentação e condução de atividades diárias como banho e preparação para dormir, com foco no bem-estar e na qualidade de vida da criança.
    • Comunicação aberta e atenta com a criança, para compreender seus sentimentos e necessidades.

    Novembro 2021 – Junho 2023
    Família Cardoso – Recife, PE
    Babá

    • Elaboração e desenvolvimento de brincadeiras infantis, considerando os diferentes ambientes da casa ou do entorno, buscando aliar a recreação com o desenvolvimento cultural e educacional da criança.
    • Observação de sintomas comuns, como febre e indisposição, manchas e ferimentos ou mudanças nas características da urina, fezes e outras secreções, para garantir atenção redobrada à saúde da criança.
    • Diálogo com a criança a fim de desestimular a agressividade em situações de estresse, evitando a ocorrência de novas situações.

    Junho 2019 – Outubro 2021
    Família Silva – Recife, PE
    Babá

    • Controle e organização de medicamentos, para garantir a ingestão no horário correto.
    • Leitura de livros e histórias infantis para a criança, oferecendo momentos de estímulo à educação e à diversão.
    • Preparo de alimentos na cozinha, com destaque para a criação de refeições saudáveis e apropriadas a diferentes idades, observando as condições de cada produto.

    Formação educacional

    Para ser uma babá não é exigido nenhuma forma de escolaridade específica, já que a experiência prática supre a formação educacional. Entretanto, ter algum grau de escolaridade pode valorizar muito o seu currículo de babá. Se tiver terminado o ensino fundamental ou médio, cite o nome da escola onde estudou e o ano em que completou os seus estudos. Veja o exemplo logo baixo.

    Para as candidatas com nível superior, isto será um grande diferencial no currículo de babá. Você só precisa trocar o título para “Formação Acadêmica” e omitir a informação do ensino médio. Se você tiver alguma especialização ou pós-graduação, esta informação deve vir primeiro, seguida da graduação. Escreva o nome do curso, da faculdade e o ano de conclusão.

    Exemplo de formação educacional para babá

    2014
    Escola Estadual Sargento Camargo – Recife
    Ensino Médio Completo

    Habilidades ou competências

    Você pode até ter pouca experiência para trabalhar como babá, mas possuir habilidades específicas para cuidar de bebês e crianças, é um fator decisivo na hora da seleção de candidatas. Você precisa demonstrar que sabe: cuidar da aparência e higiene da criança, seguir orientação de profissionais da saúde em caso de enfermidade, dar apoio emocional, etc.

    Leia a descrição da vaga e saiba quais habilidades são obrigatórias. Por exemplo, a oferta menciona que é preciso cuidar das roupas de bebê recém-nascido. Você pode escrever que sabe classificar produtos adequados para lavar roupas e passar ferro com eficiência.

    Mas, no mundo profissional, todas as candidatas a babá possuem as mesmas habilidades que você. Tenha um diferencial na hora de fazer seu currículo para babá. Mas, você sabe como? Vamos te mostrar!

    Além das habilidades técnicas (como cuidar dos afazeres domésticos, manter o ambiente organizado e limpo), você precisa demonstrar que tem habilidades interpessoais para lidar com os patrões e as crianças. Porque nem todas as babás possuem preparo emocional, capacidade de escuta, paciência, etc.

    Veja alguns exemplos de habilidades para um currículo de babá:

    Habilidades técnicas

    • Zelo pela saúde e bem-estar das crianças;
    • Facilidade de comunicação e interação com crianças;
    • Organização para cumprir com a rotina de atribuições;
    • Desenvoltura para lidar com crianças de diferentes idades.

    Habilidades interpessoais

    • Comunicação efetiva com os pais;
    • Inteligência emocional para resolver conflitos entre crianças;
    • Paciência nos momentos de dificuldade;
    • Empatia com as necessidades das crianças.

    Idiomas

    Muitas candidatas até pensam que não precisam falar outro idioma para trabalhar como babá. Mas, se você sabe algum língua, isso será um grande diferencial no seu currículo de babá. Você pode usar a sua habilidade linguística para auxiliar as crianças nas tarefas escolares ou para comunicar-se com uma família estrangeira.

    Já pensou se a vaga solicita uma babá bilíngue? Essa é a sua grande oportunidade! Por isso, diga o idioma que fala e o seu nível (básico, intermediário, avançado, fluente). Seja honesta ao escolher o seu nível e se prepare para usar o idioma na entrevista! Boa Sorte!

    Exemplo de idioma para babá

    Inglês
    A2
    Básico

    Seções adicionais

    Agora que você incluiu todas as informações obrigatórias no seu currículo de babá e ainda quer colocar mais coisa, tem uma opção para isso. Se chama “Informações Adicionais”. Você pode incluir atividades de lazer, cursos, oficinas, trabalhos voluntários, certificados.

    Pode falar da sua disponibilidade para trabalhar nos fins de semana, para viajar com a família, dormir no trabalho, sobre horas extras, sobre recomendação que possuí do último empregador. Lembre-se de focar sempre nos requisitos da vaga.

    Exemplo de informações adicionais para babá

    • Curso Livre de Cuidador Infantil – Senac – 2017;
    • Curso de Primeiros Socorros e RCP – Senai – 2016;
    • Referências profissionais anteriores por meio de solicitação.

    Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu currículo de babá e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.

    Dicas para fazer um currículo de Babá

    A seguir algumas dicas para você fazer um currículo de babá perfeito.

    • Revise todo o seu currículo com atenção

      Evite erros de português e formatação quando terminar de fazer seu currículo. Erros ou frases mal-escritas deixam uma péssima impressão e diminuem suas chances de ser chamado para a entrevista.

    • Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação

      Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamada para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa é sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.

    • Faça um currículo de uma página

      Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação. Seja concisa e objetiva.

    • Adapte seu currículo para cada oferta

      Um currículo genérico não se destacará na corrida por uma vaga. Tente ao máximo adaptá-lo à oferta que está se candidatando. Busque e inclua palavras específicas que aparecem na vaga.

    • Use o nosso gerador de currículos

      Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de babá, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo que goste, preencher com os seus dados e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.

    brand-image

    Perguntas frequentes sobre os currículos de Babá

    Não tenho experiência como babá, o que devo mencionar no meu currículo?

    Mesmo que você não tenha trabalhado de maneira formal nessa profissão, inclua as suas experiências autônomas. Pode ser cuidadora de idosos, faxineira, diarista, até mesmo se você cuidou de alguma criança antes, ou do seu próprio filho. Isso pode ser mencionado em seu perfil profissional ou em uma carta de apresentação. O mais importante é demonstrar que tem o conhecimento e a capacidade de exercer suas tarefas profissionalmente.

    Como posso falar que tenho boas referências do meu antigo trabalho como babá?

    Qual é a qualidade que toda babá precisa ter? Confiança. Certo? Então, tem jeito melhor de mostrar que você é confiável para cuidar das crianças e da intimidade lar do que uma carta de recomendação? Quando mencionar que têm boas referências, pense qual dos seus patrões poderia atestar sua confiabilidade, habilidades e desempenho. Antes de incluir essa informação no seu currículo de babá, peça a permissão dos antigos patrões. Assim, você garante que eles sejam disponíveis para falar com o seu futuro empregador, ou quem sabe escrever uma carta de recomendação com informações relevantes e positivas sobre você.

    Posso colocar redes sociais no meu currículo de babá?

    Essa é uma decisão pessoal sua. Entretanto, se optar por colocar, certifique-se que os conteúdos postados estejam alinhados com sua imagem profissional, sejam apropriados e reflitam sua personalidade e competências. Evite postar conteúdos com os filhos dos patrões. Isto é, antiético, desrespeitoso aos pais e não é profissional. Além disso, pode pôr em risco a privacidade e segurança das crianças. Se quiser manter a sua privacidade, é melhor omitir essa informação.

    Criar seu currículo

    Exemplos de currículo

    Chegou a sua hora de conseguir um emprego como babá

    Se você chegou até aqui, está muito perto de conseguir o emprego que você está procurando. Com sua habilidade e capacidade de cuidados e organização e, os conselhos dos nossos especialistas, você encontrará um trabalho mais rápido do que imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de babá perfeito.

    Criar meu currículo perfeito

    Exemplo de currículo de babá sem foto em estilo intuitivo

    * Bold não é associada à essas empresas.