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O mercado para os profissionais que trabalham com atendimento ao cliente é bastante promissor. Especialmente por conta das diversas vagas para representantes, supervisores, gerentes, entre outros.
A grande maioria das empresas que prestam serviços ou vendem produtos precisam lidar com questões relacionadas às necessidades e expectativas dos clientes. Daí a importância de um profissional que possa esclarecer dúvidas, fornecer informações ou suporte técnico, lidar com reclamações ou devoluções, registrar ocorrências, etc. Você não concorda que é preciso uma grande equipe voltada para resolver conflitos, problemas ou simplesmente garantir uma experiência positiva para o cliente?
Por isso, se você é um profissional na busca pelo primeiro emprego ou quer atualizar sua experiência com atendimento ao cliente no currículo, continue aqui. Preparamos uma série de dicas de redação com palavras-chave para o seu currículo de atendimento ao cliente.
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Exemplos de currículo: Atendimento ao Cliente
Os exemplos de currículos que você encontra em nosso portal vão te ajudar a destacar os pontos mais fortes no seu currículo com ou sem experiência.
Maria Oliveira Sousa Cunha
Belém, Pará
(91) 5821-8917
maria.cunha@brmail.com
linkedin.com/123456
Perfil Profissional
Experiência de dez anos em atendimento ao cliente. Apta a resolver conflitos e gerenciar reclamações, com foco na satisfação e fidelização do cliente. Capaz de supervisionar as atividades de funcionários a fim de garantir a qualidade na realização das tarefas.
Histórico Profissional
Março 2022 – Atual
Magazine Luiza – Belém, PA
Supervisora de Atendimento ao Cliente
- Supervisão dos processos de atendimento, acompanhando a equipe de perto e buscando analisar a qualidade de cada etapa, incluindo a solicitação do cliente, resolução do problema e pesquisa de satisfação, providenciando as melhorias necessárias.
- Criação e análise de relatórios de atendimento com base no monitoramento das ligações, realizando intervenções nos processos para reduzir danos, se necessário.
- Supervisão, orientação e gestão das equipes de vendas, garantindo o acompanhamento dos índices diários de resultados.
Janeiro 2020 – Fevereiro 2022
Casas Bahia – Belém, PA
Representante de Atendimento ao Cliente
- Atendimento ao cliente por meio de canais eletrônicos, respondendo a solicitações diversas, esclarecendo dúvidas e encaminhando reclamações aos setores competentes.
- Abertura de chamados de atendimento, analisando as solicitações para encontrar soluções satisfatórias às demandas dos clientes.
- Registro dos atendimentos realizados, encaminhando os documentos aos setores responsáveis para o devido processamento.
Julho 2016 – Dezembro 2019
Vivo – Belém, PA
Representante de Atendimento ao Cliente
- Atendimento presencial aos clientes, demonstrando simpatia e interesse para a criação de um ambiente acolhedor.
- Cadastro de informações e dados sobre os clientes, possibilitando a prestação de atendimentos personalizados e eficazes.
- Resolução de problemas e prestação de suporte pós-venda ao cliente, garantindo a satisfação contínua e a fidelização.
Formação Acadêmica
2011 – 2015
Universidade da Amazônia – UNAMA Belém
Graduação em Administração
Habilidades
- Conhecimento em legislação do consumidor;
- Habilidade em gestão de pessoas e gerenciamento de crises;
- Capacidade analítica para qualificar a performance da equipe;
- Familiaridade com métricas de satisfação do cliente;
- Visão estratégica para aprimorar a eficiência operacional;
- Capacidade de trabalhar sob pressão por metas e resultados;
- Habilidades de liderança e relacionamento interpessoal;
- Escuta ativa para identificar as necessidades dos clientes e da equipe;
- Boa comunicação verbal e escrita com equipes e clientes;
- Empatia com as reclamações dos clientes.
Informática
- Pacote Office;
- Power BI;
- JIRA Service Management;
- Salesforce e Zendesk.
Certificações
- Certificação em Gestão de Pessoas (FGV, 2024);
- Excelência no Atendimento ao Cliente (Udemy, 2023);
- Supervisão de Experiência do Consumidor – CXM (Coursera, 2022).
Modelos de currículo: Atendimento ao Cliente
Temos diversos modelos de currículos desenhados especialmente para profissionais de atendimento ao cliente. Os modelos mais modernos e atrativos te ajudam a chamar a atenção para suas habilidades e competências. Enquanto isso, os modelos simples servem melhor aos candidatos que buscam transmitir profissionalismo e experiência de um modo tradicional. Mas, se o seu objetivo é destacar sua experiência profissional, aposte em modelos executivos.
Escolha o modelo que mais combina com sua personalidade profissional, inclua suas informações, edite, personalize e baixe no formato e cor da sua preferência. Confira os modelos selecionados pela Maria! O seu também pode ficar incrível assim:
Escolha o formato certo para o seu currículo de Atendimento ao Cliente
Nenhum currículo é igual ao outro, pois cada candidato tem um histórico de vida profissional único. Para se destacar ainda mais na seleção de candidatos, é importante saber como formatar o seu currículo da melhor maneira.
Aconselhamos aos profissionais experientes apresentar o seu histórico profissional no formato “cronológico reverso”, destacando a experiência mais recente primeiro e, em seguida, as mais antigas. Por outro lado, quem está em busca do primeiro emprego pode optar pelo formato “funcional”, que dá ênfase às habilidades na área de atendimento ao cliente.
Como fazer um currículo de Atendimento ao Cliente
Para você não errar logo no começo, recomendamos seguir passo a passo esse guia com todas as seções que o seu currículo precisa ter. Vamos te mostrar quais são as informações que os recrutadores esperam encontrar e como descrever habilidades e experiência com atendimento ao cliente no currículo profissionalmente.
Informação de contato
Deixe de fora aqueles dados pessoais que as pessoas costumavam colocar no currículo, como idade, estado civil, CPF. Os recrutadores querem apenas saber quem é você e como te contatar. Por isso insira somente:
- Nome completo;
- Local de residência (cidade e estado);
- Telefone celular;
- E-mail (que transmita profissionalismo e seriedade);
- Perfil profissional no LinkedIn (opcional).
Exemplo de informação de contato para atendimento ao cliente
Maria Oliveira Sousa Cunha
Belém, Pará
(91) 5821-8917
maria.cunha@brmail.com
linkedin.com/123456
Perfil e objetivo profissional
Muitos candidatos ficam confusos sobre o que escrever no objetivo para currículo de atendimento ao cliente ou o que incluir no perfil profissional. Para responder a estas dúvidas, preparamos orientações que vão te ajudar a se posicionar como o candidato ideal para a vaga.
Se você é um profissional que já possui um histórico de trabalho, o melhor a fazer é escrever um perfil profissional convincente para o recrutador se interessar em ler o seu currículo por completo. Para isso, fale brevemente sobre sua carreira, formação, treinamentos, experiências anteriores e algumas habilidades e qualidades profissionais que estejam alinhadas com a descrição da vaga.
Mas, se você está no início da carreira e não possui experiência, é melhor especificar ao recrutador quais são os seus objetivos profissionais. Desta forma, ele saberá quais são as suas ambições na profissão, o que você pode oferecer para a empresa.
Exemplos de perfil profissional no currículo de atendimento ao cliente
- Experiência de dez anos em atendimento ao cliente. Apta a resolver conflitos e gerenciar reclamações, com foco na satisfação e fidelização do cliente. Capaz de supervisionar as atividades de funcionários a fim de garantir a qualidade na realização das tarefas.
- Profissional comunicativa e empática, com doze anos de experiência no atendimento ao cliente. Comprometida em prestar um atendimento rápido e eficaz aos clientes, contribuindo para uma experiência positiva com a empresa.
Experiência profissional
Você é um candidato que já trabalhou em algum departamento de atendimento ao cliente de uma empresa? Pode ser como atendente de call center, representante de suporte ao cliente ou supervisor de atendimento. Chegou o momento de destacar a sua experiência no currículo. Selecione no máximo três trabalhos e liste-os do mais recente ao mais antigo.
Mas, se você não possui experiência direta na área, não se preocupe! Você pode incluir qualquer trabalho, mesmo que não remunerado, como estágio, voluntariado ou qualquer emprego em que tenha interagido com pessoas e resolvido demandas. Isso será muito valioso para o currículo do candidato ao primeiro emprego por mostrar habilidades como comunicação, empatia e resolução de problemas, essenciais na área de atendimento ao cliente.
Inclua essas informações quando for preencher essa seção:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo (início e fim do contrato);
- Nome da empresa ou loja onde trabalhou;
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 marcadores com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Compare as suas responsabilidades anteriores com as descritas no anúncio de emprego. Isso ajudará a posicionar o seu currículo conforme os requisitos da vaga. Por exemplo: intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, promover atendimento personalizado ao cliente, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, entre outras.
Exemplo de experiência profissional no currículo de atendimento ao cliente
Março 2022 – Atual
Magazine Luiza – Belém, PA
Supervisora de Atendimento ao Cliente
- Supervisão dos processos de atendimento, acompanhando a equipe de perto e buscando analisar a qualidade de cada etapa, incluindo a solicitação do cliente, resolução do problema e pesquisa de satisfação, providenciando as melhorias necessárias.
- Criação e análise de relatórios de atendimento com base no monitoramento das ligações, realizando intervenções nos processos para reduzir danos, se necessário.
- Supervisão, orientação e gestão das equipes de vendas, garantindo o acompanhamento dos índices diários de resultados.
Janeiro 2020 – Fevereiro 2022
Casas Bahia – Belém, PA
Representante de Atendimento ao Cliente
- Atendimento ao cliente por meio de canais eletrônicos, respondendo a solicitações diversas, esclarecendo dúvidas e encaminhando reclamações aos setores competentes.
- Abertura de chamados de atendimento, analisando as solicitações para encontrar soluções satisfatórias às demandas dos clientes.
- Registro dos atendimentos realizados, encaminhando os documentos aos setores responsáveis para o devido processamento.
Julho 2016 – Dezembro 2019
Vivo – Belém, PA
Representante de Atendimento ao Cliente
- Atendimento presencial aos clientes, demonstrando simpatia e interesse para a criação de um ambiente acolhedor.
- Cadastro de informações e dados sobre os clientes, possibilitando a prestação de atendimentos personalizados e eficazes.
- Resolução de problemas e prestação de suporte pós-venda ao cliente, garantindo a satisfação contínua e a fidelização.
Formação acadêmica ou escolaridade
Para realizar algumas funções, não é necessário possuir uma qualificação educacional específica. Para outras, porém, uma graduação ou especialização pode ser um requisito fundamental.
Dessa forma, especifique a sua escolaridade destacando o nome da escola ou instituição onde estudou, o local de ensino e o ano de formação.
Se você é um candidato com diploma de nível superior em áreas como Gestão Empresarial, Finanças, Marketing, Administração, entre outras, informe o nome do curso, da instituição, o local e o ano de formação ou a previsão de conclusão do curso.
Lembre-se de listar primeiro a formação mais recente e, em seguida, as anteriores, começando pela pós-graduação ou especialização e finalizando com a graduação. Não é necessário incluir informações sobre o ensino médio nesse caso.
Exemplo de formação acadêmica para atendimento ao cliente
2011 – 2015
Universidade da Amazônia – UNAMA Belém
Graduação em Administração
Habilidades ou competências
As habilidades para o currículo de atendimento ao cliente podem variar bastante de uma função para outra. Por exemplo, um representante de atendimento deve focar em comunicação eficaz e resolução de problemas, enquanto o supervisor deve destacar liderança e gerenciamento de equipes.
Independentemente da sua função, o importante é evidenciar as suas habilidades técnicas e interpessoais que sejam relevantes para a realização do trabalho. Inclua de seis a dez habilidades. Para fazer isso, leia atentamente a descrição da vaga e destaque quais habilidades você possui que podem ser incluídas na sua lista.
As habilidades técnicas são aquelas que você adquiriu ao longo dos anos de trabalho, como uso de softwares específicos, gestão de CRM, e atendimento multicanal (telefone, chat, e-mail). Já as habilidades interpessoais estão relacionadas à sua personalidade e à forma como você interage com clientes, funcionários, supervisores e colegas de equipe. Exemplos incluem empatia, capacidade de escuta ativa e trabalho em equipe.
Essa seção é essencial para todos os candidatos, ao demonstrar as suas capacidades e os tipos de tarefas que você pode realizar para a empresa, mostrando como você pode contribuir para alcançar os objetivos organizacionais.
Exemplos de habilidades técnicas e interpessoais para atendimento ao cliente
Habilidades técnicas
- Conhecimento em legislação do consumidor;
- Habilidade em gestão de pessoas e gerenciamento de crises;
- Capacidade analítica para qualificar a performance da equipe;
- Familiaridade com métricas de satisfação do cliente;
- Visão estratégica para aprimorar a eficiência operacional.
Habilidades interpessoais
- Capacidade de trabalhar sob pressão por metas e resultados;
- Habilidades de liderança e relacionamento interpessoal;
- Escuta ativa para identificar as necessidades dos clientes e da equipe;
- Boa comunicação verbal e escrita com equipes e clientes;
- Empatia com as reclamações dos clientes.
Seções adicionais
Após incluir as seções obrigatórias, você pode adicionar informações opcionais que sejam relevantes para o seu perfil e que atraiam a atenção dos recrutadores. Por exemplo, idiomas, habilidades em informática, softwares, treinamentos, qualificações ou educação adicional.
Outras informações adicionais, como trabalhos voluntários, disponibilidade para início imediato ou sua disciplina para trabalhar remotamente, também podem ser relevantes.
Exemplo de informática para atendimento ao cliente
- Pacote Office;
- Power BI;
- JIRA Service Management;
- Salesforce e Zendesk.
Exemplo de certificações para atendimento ao cliente
- Certificação em Gestão de Pessoas (FGV, 2024);
- Excelência no Atendimento ao Cliente (Udemy, 2023);
- Supervisão de Experiência do Consumidor – CXM (Coursera, 2022).
Como fazer uma carta de apresentação para Atendimento ao Cliente
Você tem a opção de incluir ou não uma carta de apresentação na sua candidatura, mas, se decidir enviar, saiba que temos nossos modelos de carta escritos por especialistas.
Na carta, você pode reforçar sua experiência, detalhar suas habilidades e destacar como elas se alinham com as necessidades da vaga. Se você está buscando o primeiro emprego, é uma oportunidade valiosa para convencer o empregador a apostar no seu potencial. Mostre entusiasmo, disponibilidade para aprender e como suas qualidades podem contribuir para a empresa.
O mais importante é personalizar sua carta para cada vaga e demonstrar interesse verdadeiro na posição. Seja claro e objetivo, mostrando ao recrutador por que você é a escolha ideal para o cargo.
Quer encontrar mais dicas como essas? Acesse como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Atendimento ao Cliente
Revise todo o seu currículo com muita atenção
Evite erros de digitação e de português, fazendo uma revisão geral quando terminar de redigir o seu currículo de atendimento ao cliente. Utilize os recursos de correção ortográfica do nosso gerador ou peça ajuda para garantir que o seu currículo não seja eliminado da seleção.
Envie uma carta de apresentação
Se você não sabe por onde começar, use o nosso gerador para escrever sua carta de apresentação de forma mais rápida e eficaz com conteúdo escrito por especialistas.
Envie um currículo de uma página
Com tantos currículos para analisar, os recrutadores darão preferência àqueles que são objetivos. Por isso, resuma toda a sua vida profissional em uma única página.
Adapte seu currículo para cada oferta
Nunca envie o mesmo currículo genérico para todas as vagas de trabalho em atendimento ao cliente. Um currículo assim não chamará a atenção do recrutador e ficará de fora da seleção. Utilize as palavras-chave que aparecem na descrição da vaga para adequar o seu currículo à oportunidade de trabalho específica.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo, preencher e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional de atendimento ao cliente e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional. Você pode encontrar um resumo profissional pronto para currículo de atendimento ao cliente e personalizar conforme sua necessidade.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Atendimento ao Cliente
Preciso ter mais de uma versão do meu currículo de atendimento ao cliente?
Sem dúvidas! A sua área de atuação, apesar de ampla, é muito especializada, e um profissional de atendimento ao cliente pode atuar em atendimento presencial, suporte técnico, atendimento multicanal, supervisão de colaboradores, entre outras funções.
Não parece um grande erro ter uma única versão do seu currículo para se candidatar a vagas em setores tão diferentes? Cada área exige habilidades e experiências específicas. Por isso, não desperdice suas oportunidades de ouro. Sempre crie um currículo personalizado para cada vaga de trabalho, mesmo que elas tenham algumas similaridades. Assim, você consegue passar pelo sistema de rastreamento ATS e garantir que o recrutador avalie o seu currículo, aumentando as suas chances de ser chamado para a entrevista.
Como os recrutadores avaliam um currículo de atendimento ao cliente?
Os recrutadores avaliam diversos currículos para diferentes vagas diariamente. Eles dão preferência aos currículos que sejam claros, diretos e com as informações organizadas.
Após selecionar o currículo, eles prestam bastante atenção ao “Perfil ou Objetivo Profissional” que resume as informações mais importantes. Depois, as “Habilidades” mostram do que você é capaz e se preenche os requisitos. Por isso, leia atentamente a descrição da vaga para ajustar suas competências. A “Experiência Profissional”, também é essencial. Ela comprova sua evolução como profissional e a confiança dos outros empregadores.
Não tenho experiência no setor, o que devo mencionar em meu currículo de atendimento ao cliente?
Você pode incluir outras experiências relacionadas, por exemplo, com o atendimento ao público. Se você trabalhou informalmente, fez serviço voluntário, comunitário, ou tem experiência em outras áreas do setor da hospitalidade e serviços alimentícios, vale contar como experiência profissional.
De alguma forma, elas te ajudaram a desenvolver habilidades que podem ser úteis para um trabalho que lida diretamente com o atendimento ao cliente.
Outra dica importante é, dar ênfase, no seu objetivo profissional, ao seu desejo e disponibilidade para aprender, a sua capacidade de trabalhar em equipe, a sua proatividade. Lembre-se que, você pode escrever uma carta de apresentação e falar porque você merece uma chance.
Exemplos de currículo
- Currículo de Atendente de Loja
- Currículo de atendente de lanchonete
- Currículo de Vendedor de Loja
- Currículo de Técnico em Radiologia
- Currículo de Operador de Máquinas
- Currículo de Atendente de Restaurante
- Currículo de Fotógrafo
- Currículo de Engenheiro Eletricista
- Currículo de Analista de Segurança da Informação
- Currículo de Engenheiro de Software
Faça um currículo de Atendimento ao Cliente dez estrelas
Já pensou se você encontra uma oferta de trabalho incrível e ainda não tem um currículo personalizado com um modelo diferenciado? Não deixe para amanhã o que você pode fazer agora mesmo! Utilize todas as nossas dicas e os conselhos dos nossos especialistas para criar um currículo de atendimento ao cliente em nosso gerador e garantir o emprego que você tanto espera.
* Bold não é associada à essas empresas.