- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
O campo de atuação de um antropólogo vai além do ambiente escolar e universitário. Ele pode aplicar seus conhecimentos e experiência cultural e acadêmica em setores corporativos e midiáticos, contribuindo para pesquisas de mercado e análise do comportamento do consumidor.
Fundações e organizações sem fins lucrativos (ONGs) precisam desses profissionais para liderar ou participar de projetos relacionados a políticas sociais, como direitos humanos e desenvolvimento comunitário. Além disso, antropólogos podem atuar em órgãos governamentais, oferecendo consultoria na elaboração de relatórios técnicos ou colaborando com editoras em consultoria educacional.
Percebe como o seu campo de trabalho é amplo e animador? O primeiro passo para alcançar os seus objetivos profissionais, é criar um currículo de antropólogo que destaque suas experiências, habilidades técnicas, conhecimentos computacionais e seu potencial acadêmico. Confira como fazer tudo isso com o nosso guia atualizado.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Antropólogo
Assim como em uma boa revisão teórica, onde você revisita clássicos da antropologia como Darcy Ribeiro, Roberto DaMatta, Lévi-Strauss e Clifford Geertz, seu currículo também deve refletir essa profundidade e rigor.
Explore nossa biblioteca com muitos exemplos de currículos e veja como profissionais de sucesso destacam sua formação acadêmica e habilidades.
:: Tiago Ribeiro Almeida ::
Juiz de Fora, Minas Gerais
(32) 4488-4795
tiago.almeida@brmail.com
lattes.cnpq.br/123123123
Perfil Profissional
Antropólogo com experiência de quinze anos em desenvolvimento de artigos e elaboração de questionários sociais para coleta de informações sobre opiniões. Organizado e comunicativo para realizar entrevistas e apresentações de resultados.
Histórico Profissional
Dezembro 2021 – Atual
Universidade Federal de Juiz de Fora – Juiz de Fora, MG
Antropólogo Pesquisador
- Criação de projetos de pesquisa detalhados para solicitação de financiamento, informando o objetivo e os referenciais teóricos e metodológicos utilizados.
- Desenvolvimento de artigos, utilizando a escrita acadêmica e seguindo normas de formatação e citação adequadas para publicações científicas.
- Apresentações orais e visuais de pesquisas e estudos, comunicando resultados eficientemente.
Julho 2017 – Novembro 2021
TV Integração – Juiz de Fora, MG
Antropólogo
- Análise de dados históricos e tendências sociais, objetivando o entendimento da evolução de comportamentos e estruturas sociais.
- Negociação e estabelecimento de parcerias com instituições e comunidades, facilitando o acesso a informações e recursos necessários para a pesquisa.
- Coleta e registro de dados em campo para avaliação e análise posteriores.
Janeiro 2015 – Junho 2017
Editar Gráfica e Editora – Juiz de Fora, MG
Antropólogo
- Interpretação de dados sociais complexos, identificando relações e tendências relevantes para compreensão de fenômenos sociais.
- Elaboração de questionários sociais para coleta de informações sobre opiniões, atitudes e características da população, buscando informações completas para a pesquisa.
- Participação em reuniões de departamento, registrando informações detalhadas dos planos, decisões e opções discutidas.
Formação Acadêmica
2008 – 2010
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte
Mestrado em Antropologia Social
2002 – 2006
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte
Graduação em Antropologia
Habilidades
- Pensamento crítico sobre os dados coletados;
- Proatividade para identificar tendências sociais;
- Visão analítica para dados qualitativos;
- Conhecimento em pesquisa de campo etnográfica;
- Comunicação eficaz com os entrevistados;
- Gentileza no trato com os entrevistados;
- Flexibilidade para trabalhos em equipe;
- Persuasão para conduzir negociações.
Idioma
Espanhol – C1
Avançado
Softwares
- Pacote Microsoft Office;
- Análise Qualitativa: Atlas.ti e MAXQDA;
- Estatística e Análise de Dados: SPSS.
Informação Adicional
Pesquisador associado ao Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) da UFMG.
Modelos de currículo de Antropólogo
Mil palavras não te descreveriam tão bem quanto um modelo certo de currículo. Os “modelos modernos” passam a imagem de um antropólogo inovador e flexível, que se adapta bem à esfera corporativa.
Já um “modelo clássico” é mais adequado aos ambientes acadêmicos e de ensino, ao transmitir seriedade e profundidade intelectual. Por outro lado, o “modelo minimalista” é ideal para o antropólogo do setor de consultorias e editoriais, ao sugerir objetividade e clareza na comunicação.
Agora, escolha um dos nossos modelos de currículo, inclua suas informações, edite e baixe no formato de sua preferência. Qual desses modelos se adequa melhor a sua imagem profissional?
Escolha o formato ideal de currículo para Antropólogo
Você sabia que é o seu nível de experiência que determina o melhor formato a seguir? Os antropólogos experientes se beneficiam do formato “cronológico reverso” para listar suas “Experiências Profissionais” da mais recente para a mais antiga. No entanto, os recém-formados valorizam suas “Habilidades” e “Formação Acadêmica” com o formato “funcional”.
Como escrever um currículo de Antropólogo
Para escrever um artigo impecável, você precisa seguir à risca as direções do seu orientador, que consegue ter uma visão completa do seu trabalho. Da mesma forma, se você quiser ter um currículo de antropólogo sem erros, continue aqui! Vamos te mostrar quais são as seções obrigatórias e o que incluir em cada uma delas, conforme o seu nível de experiência.
Informação de contato
Inclua seus dados pessoais de contato, no topo do seu currículo, para o recrutador entrar em contato com você.
São eles:
- Nome completo;
- Local de residência (cidade e estado);
- Telefone celular;
- E-mail (use um endereço que transmita profissionalismo e seriedade);
- LinkedIn ou o Currículo Lattes (opcional).
Exemplo de informação de contato para antropólogo
Tiago Ribeiro Almeida
Juiz de Fora, Minas Gerais
(32) 4488-4795
tiago.almeida@brmail.com
lattes.cnpq.br/123123123
Perfil e objetivo profissional
Antes de ler um texto científico, você verifica se o resumo traz informações relevantes. O mesmo acontece quando o recrutador recebe um currículo, ele inicia pelo resumo profissional de 3 a 4 linhas para saber se o candidato possui as qualificações mínimas para realizar o trabalho.
Se você for um antropólogo experiente, fale de sua trajetória profissional, habilidades e formação acadêmica através do perfil profissional. Porém, se você é recém-formado, será mais interessante descrever os seus objetivos profissionais.
Leia a descrição da vaga e adapte o seu resumo aos requisitos do trabalho para aumentar suas chances de captar a atenção do recrutador. Um perfil de qualidade:
- Não deve ultrapassar 60 palavras;
- Ser escrito na terceira pessoa do singular;
- Possuir um tom formal;
- Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Exemplos de perfil profissional para antropólogo
- Antropólogo com experiência de quinze anos em desenvolvimento de artigos e elaboração de questionários sociais para coleta de informações sobre opiniões. Organizado e comunicativo para realizar entrevistas e apresentações de resultados.
- Antropóloga com experiência de 15 anos em desenvolvimento de artigos e elaboração de questionários sociais para coleta de informações sobre opiniões. Organizada e comunicativa para realizar entrevistas e apresentações de resultados.
Experiência profissional
Você já atuou lecionando como antropólogo? Fazendo trabalho de campo, realizando análises sociais, pesquisas e relatórios para instituições sociais, governamentais ou corporativas? Chegou o momento de mencionar isso! Liste seus três últimos trabalhos, do mais recente para o mais antigo, e descreva suas principais atribuições.
Mas você acabou de se formar ou continua estudando e está em busca do primeiro emprego? Sem problemas! Pode incluir nesta seção suas experiências práticas adquiridas durante os treinamentos, como estágios, tirocínio docente, trabalhos voluntários ou projetos acadêmicos.
Quando for preencher essa seção, inclua essas informações:
- Cargo que você ocupou;
- Período do seu contrato;
- Nome da empresa ou instituição (pública ou privada). Para os autônomos (use “autônomo” ou “consultor”);
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Quando for preencher suas atividades, tente alinhá-las com a descrição das atribuições da vaga de emprego para garantir o interesse do empregador.
Por exemplo, um instituto de pesquisa ambiental busca um Analista de Pesquisa. Neste caso, a instituição buscará um candidato que saiba conduzir entrevista, organizar e executar atividades de campo, coletar, organizar e analisar dados. Além de participar de publicações acadêmicas com os resultados da pesquisa. Se você já realizou alguma dessas atividades, inclua isso na sua descrição.
Exemplo de experiência profissional para antropólogo
Dezembro 2021 – Atual
Universidade Federal de Juiz de Fora, MG
Antropólogo Pesquisador
- Criação de projetos de pesquisa detalhados para solicitação de financiamento, informando o objetivo e os referenciais teóricos e metodológicos utilizados.
- Desenvolvimento de artigos, utilizando a escrita acadêmica e seguindo normas de formatação e citação adequadas para publicações científicas.
- Apresentações orais e visuais de pesquisas e estudos, comunicando resultados eficientemente.
Julho 2017 – Novembro 2021
TV Integração – Juiz de Fora, MG
Antropólogo
- Análise de dados históricos e tendências sociais, objetivando o entendimento da evolução de comportamentos e estruturas sociais.
- Negociação e estabelecimento de parcerias com instituições e comunidades, facilitando o acesso a informações e recursos necessários para a pesquisa.
- Coleta e registro de dados em campo para avaliação e análise posteriores.
Janeiro 2015 – Junho 2017
Editar Gráfica e Editora – Juiz de Fora, MG
Antropólogo
- Interpretação de dados sociais complexos, identificando relações e tendências relevantes para compreensão de fenômenos sociais.
- Elaboração de questionários sociais para coleta de informações sobre opiniões, atitudes e características da população, buscando informações completas para a pesquisa.
- Participação em reuniões de departamento, registrando informações detalhadas dos planos, decisões e opções discutidas.
Formação acadêmica
Aqui é o local para você incluir sua graduação em Antropologia, suas especializações ou pós-graduações (mestrado e doutorado). Comece pela formação mais recente e retroceda. Não esqueça de incluir o nome e o local da universidade, o nome do curso e o ano de formação. Veja o exemplo abaixo:
Exemplo de formação acadêmica para antropólogo
2012 – 2014
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte
Mestrado em Antropologia Social
2002 – 2006
Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte
Graduação em Antropologia
Habilidades ou competências
Apesar de você possuir uma série de habilidades, é um grande erro incluí-las aleatoriamente. Você precisa listar entre seis e dez competências técnicas e interpessoais que sejam pertinentes para a vaga de emprego.
Um pesquisador genealogista de documentos, por exemplo, precisa ter habilidade com transcrição de documentos antigos, leitura de certidões de nascimento, conhecer outros idiomas e se relacionar bem com clientes. Mas, um antropólogo que trabalha com o patrimônio arqueológico precisará realizar pesquisas de campo, capacitar equipes de pesquisa e levantar os bens antigos a serem pesquisados.
Veja mais alguns exemplos de habilidade técnicas e interpessoais para um currículo de antropólogo:
Habilidades técnicas
- Pensamento crítico sobre os dados coletados;
- Proatividade para identificar tendências sociais;
- Visão analítica para dados qualitativos;
- Conhecimento em pesquisa de campo etnográfica.
Habilidades interpessoais
- Comunicação eficaz com os entrevistados;
- Gentileza no trato com os entrevistados;
- Flexibilidade para trabalhos em equipe;
- Persuasão para conduzir negociações.
Idiomas
Falar outro idioma é um diferencial competitivo no campo da antropologia, tanto no meio acadêmico quanto nos setores corporativos e institucionais. Enquanto algumas vagas de emprego exigem um profissional com habilidades linguísticas, em outras isso pode ser um fator decisivo entre os candidatos. Por isso, inclua os idiomas que você fala e o seu nível de proficiência.
Exemplo de idioma para antropólogo
Espanhol – C1
Avançado
Seções adicionais
Agora que você concluiu todas as seções obrigatórias, pode adicionar mais informações em seções adicionais. Com o nosso gerador você encontra opções editáveis que podem te ajudar a se destacar de outros candidatos. Entre elas, certificações, informações adicionais, cursos, etc.
Exemplo de softwares para antropólogo
- Pacote Microsoft Office;
- Análise Qualitativa: Atlas.ti e MAXQDA;
- Estatística e Análise de Dados: SPSS.
Exemplo de informação adicional para antropólogo
- Pesquisador associado ao Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) da UFMG.
Como fazer uma carta de apresentação para Antropólogo
Se você é do ambiente acadêmico, sabe da importância das cartas de recomendação, de apresentação e de intenção. Para os departamentos de recursos humanos, uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença.
A carta será sua aliada para descrever os motivos que o levaram a optar pelo cargo em determinada empresa ou instituição. Se você não tem experiência, mostre como pode contribuir com o seu conhecimento para a futura equipe que você integrará. Escolha um dos nossos modelos prontos e adapte às suas necessidades.
Você encontrou todas as informações que estava procurando? Se precisar de mais ajuda, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Antropólogo
Não deixe escapar nenhum erro
Você está muito acostumado a revisar todas as suas produções textuais quando termina de escrevê-las. O mesmo cuidado é preciso ter com o seu currículo de antropólogo. Um currículo sem erros gramaticais e de formatação tem mais chance de avançar no processo seletivo. Por isso, não perca tempo e use os recursos de correção ortográficos de nosso gerador.
Faça um currículo de uma página
Com a alta demanda de trabalhos, os recrutadores examinam muitos currículos por dia. Por isso, inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação e tente fazer um currículo de no máximo uma página. Inclua o link para o seu Currículo Lattes ou seu perfil no LinkedIn com todas as suas informações profissionais.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo genérico não se destacará na corrida por uma vaga de trabalho. Tente ao máximo adaptar o seu currículo de antropólogo à oferta que está se candidatando. Busque e inclua palavras específicas que aparecem na descrição da vaga para ter mais chances de avançar no processo da seleção de candidatos.
Dê ao seu currículo o seu toque pessoal
Assim como cada ser humano é diferente do outro, o seu currículo também será. Use um dos nossos modelos como referência e faça todas as alterações necessárias para o seu currículo refletir a sua personalidade. O nosso gerador de currículos permite que você remova ou inclua novas seções, todas editáveis. Você tem total liberdade para escolher as cores e a tipografia que desejar.
Use o nosso gerador de cartas
Incluir uma carta de apresentação a sua candidatura ajudará o recrutador a conhecê-lo melhor e ter a certeza de que você é um candidato com potencial. Use os recursos do nosso gerador para descrever com mais detalhes suas qualificações, experiências, habilidades e demonstrar o seu interesse pela vaga. Em poucos minutos você baixará uma carta completa com conteúdo escrito por especialista. Experimente agora mesmo!
Perguntas frequentes sobre os currículos de Antropólogo
Preciso ter mais de uma versão de meu currículo de antropólogo?
Sim, é muito importante ter mais de uma versão do seu currículo, especialmente porque sua área de atuação pode ser bastante especializada. Um antropólogo pode atuar em estudos e pesquisas sociais, gestão territorial, preservação do patrimônio histórico e cultural, políticas públicas, entre outros. Ter apenas uma versão do currículo para se candidatar a vagas em setores tão distintos pode ser um grande erro.
Portanto, não desperdice oportunidades. Sempre crie um currículo personalizado para cada vaga, mesmo que elas tenham algumas similaridades. Dessa forma, você tem mais chance de passar pelo sistema de rastreamento ATS e garantir que seu currículo seja avaliado pelo recrutador, aumentando as chances de ser chamado para a entrevista.
Que formato eletrônico devo usar para meu currículo de antropólogo?
Se não for especificado na descrição da vaga, é melhor escolher o formato em PDF. O arquivo em PDF pode ser aberto em qualquer computador usando uma variedade de programas e manterá intacta a formatação original. Além disso, é o mais seguro e evita que alguém altere suas informações. Por último, um documento em PDF demonstra profissionalismo com a apresentação de dados, algo muito valorizado na sua área de atuação.
Devo mencionar todos os empregos que tive em meu currículo de antropólogo?
Seu currículo de antropólogo deve ter uma página, mas para cargos seniores, os recrutadores podem aceitar até duas páginas. Eles esperam que os candidatos possam sintetizar sua trajetória profissional, destacando apenas as informações mais relevantes para o empregador.
Se você possui muitos anos de experiência, a melhor estratégia é selecionar até três trabalhos e detalhar suas principais funções. À medida que sua carreira avança, os recrutadores darão mais importância às experiências recentes, em vez de focar nos primeiros empregos.
Exemplos de currículo
Faça um Currículo de Antropólogo que seja impactante e relevante
Coloque em prática os conselhos dos nossos especialistas que você acabou de aprender. Não perca a oportunidade de usar nosso gerador de currículos para destacar suas habilidades, experiências, além de seus treinamentos acadêmicos e de campo, essenciais para você conquistar a vaga que tanto sonhou. O momento de transformar os rumos da sua vida profissional é agora. Boa sorte!
* Bold não é associada à essas empresas.