- Nossos usuários foram contratados por: *Foot Note
O mercado de trabalho para analista de sistemas é tão vasto que ele pode escolher em qual setor da economia quer atuar. Desde empresas de tecnologia da informação (TI), organizações de saúde, instituições financeiras, até em empresas de logística e transporte, etc. Devido ao seu avançado conhecimento técnico computacional, ele arquiteta e desenvolve soluções para resolver os problemas enfrentados por diversas instituições, públicas e privadas.
Com ou sem experiência, você pode se beneficiar das diversas vagas de emprego no mercado de TI, telecomunicações e IA. Basta fazer hoje o seu currículo de analista de sistemas júnior, ou sênior, destacando o seu potencial técnico para se diferenciar da concorrência.
Busque aqui
Exemplos de currículo de Analista de Sistemas
Veja esses exemplos de currículos pronto para preencher:
Yukihito Murayama
Ponta Grossa, Paraná
(42) 2238-2031
y.murayama@brmail.com
Perfil e Portfólio
linkedin.com/ym
behave.net/ym
Perfil Profissional
Analista de sistemas com oito anos de experiência na criação e implementação de soluções informatizadas para Instituições Financeiras e Organizações de Saúde. Hábil na identificação das necessidades do cliente e das tendências do setor a fim de oferecer um serviço personalizado, com foco na eficiência e segurança dos dados.
Histórico Profissional
Janeiro 2022 – Atual
Banco Bradesco S.A – Ponta Grossa, PR
Analista de Sistemas
- Realização de testes funcionais no sistema, detectando possíveis problemas de interface, comportamento e desempenho, de modo a garantir o funcionamento correto de determinados comandos.
- Participação em reuniões com outros membros da equipe para analisar requisitos e discutir soluções aos problemas apresentados, prestando apoio na criação de estratégias para a execução dos trabalhos.
- Levantamento e especificação de requisitos para o desenvolvimento de um sistema, identificando as necessidades junto aos clientes que o utilizariam para que o trabalho fosse feito com confiança e eficiência.
Março 2018 – Janeiro 2022
Banco Santander – Ponta Grossa, PR
Analista de Sistemas
- Documentação dos projetos desenvolvidos, possibilitando o entendimento do funcionamento dos sistemas por profissionais da área de tecnologia e usuários.
- Análise do desempenho dos sistemas, avaliando a necessidade de mudanças para garantir a desempenho conforme o esperado.
- Criação de projetos de sistemas, definindo a arquitetura do software e a melhor linguagem de programação para o desenvolvimento do trabalho.
Junho 2017 – Fevereiro 2018
Hospital Geral Unimed – Ponta Grossa, PR
Analista de Sistemas Web
- Participação em treinamentos na área a fim de atualizar os conhecimentos e impulsionar o desenvolvimento profissional.
- Gestão da equipe de funcionários, atuando no recrutamento, treinamento e liderança diária.
- Análise de documentos e notas fiscais, providenciando a correção em caso de discrepâncias.
Formação Acadêmica
2015 – 2017
Universidade Federal do Paraná – Curitiba
Mestrado em Gestão da Informação
2012 – 2015
Universidade Federal do Paraná – Curitiba
Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Habilidades & Competências
- Boa redação para desenvolvimento de documentação técnica;
- Capacidade de interpretação de linguagens de softwares;
- Conhecimento em diferentes sistemas operacionais;
- Conhecimentos avançados de infraestrutura de TI;
- Organização para definir os critérios de sistemas;
- Habilidades de relacionamento e trabalho em equipe;
- Iniciativa para propor ideias e melhorias à equipe;
- Proatividade para tomar a frente de projetos;
- Facilidade para resolução de problemas;
- Segurança na tomada de decisões.
Idiomas
Inglês
C2
Proficiente
Japonês
C2
Proficiente
Alemão
B1
Pré-intermediário
Certificações
- PMP (Project Management Professional), PMI, 2019;
- Microsoft Certified: Azure Fundamentals, 2018;
- ITIL Foundation, Udemy, 2017.
Expertise Técnica
- Linguagens de Programação: Java, Python, C#, SQL;
- Ferramentas e Tecnologias: Docker, Kubernetes, Jenkins, Git;
- Bancos de Dados: MySQL, PostgreSQL, Oracle;
- Análise de Sistemas: UML, BPMN;
- Integração de Sistemas: SOAP, RESTful APIs.
Modelos de currículo de Analista de Sistemas
Precisa atualizar ou fazer um novo currículo? Mas não sabe qual modelo usar? Veja um modelo de currículo para analista de sistemas personalizado em nosso gerador. Preencha com suas informações, edite e baixe no formato que desejar. Você pode ter um currículo profissional como estes, em poucos minutos!
Escolha o formato de currículo ideal para Analista de Sistemas
Você sabe qual é o formato certo para o seu currículo de analista de sistemas? Conforme os profissionais de recrutamento, o formato ideal dependerá, exclusivamente, do seu nível de experiência.
Quem precisa de um currículo de analista de sistemas sênior deve apostar no formato “cronológico reverso”. Você destaca sua evolução profissional, dando ênfase a seção de Experiências Profissionais. Aqui você listará suas experiências da mais recente para a mais antiga.
Ao contrário, um currículo de analista de sistemas júnior precisa ter o formato “funcional”. Estudantes ou recém-formados realçam a seção de Habilidades, seguida do Resumo Profissional. O objetivo deste formato é enfatizar as habilidades, formação acadêmica, e conhecimentos específicos na área, para compensar a inexperiência profissional.
Quer ter sucesso na seleção dos candidatos e garantir a sua vaga na entrevista? Então, faça um currículo de analista de sistemas seguindo essa formatação técnica:
- Uma fonte com ou sem serifa de fácil leitura, (como Helvetica, Times New Roman, Arial ou Calibri etc.);
- Fonte no tamanho 10, 11 ou 12 para textos e, proporcionalmente, maiores para títulos;
- Utilização de elementos gráficos que deem um toque especial ao seu currículo (formas geométricas, linhas, etc.);
- Uso de bullet points para diminuir os textos e facilitar a leitura;
- Adoção de até duas cores para o layout.
Como escrever um currículo de Analista de Sistemas
Você que entende os processos de negócios dos seus clientes para identificar problemas e oportunidades de melhoria, conseguirá fazer um currículo de analista de sistemas sem problemas.
Vamos te ajudar a conquistar seus objetivos profissionais através desse guia completo e atualizado de como fazer um currículo de analista de sistemas com ou sem experiência. Veja quais são as seções obrigatórias e saiba como destacar suas qualidades, habilidades e conhecimento específico na área.
Informação de contato
Preciso incluir CPF, RG, título de eleitor no currículo de analista de sistemas? Não, aqui você só precisa dessas seguintes informações:
- Seu nome completo;
- Local de residência (apenas cidade e estado);
- Telefone (o celular será mais fácil para te contatar);
- E-mail (use um endereço que transmita profissionalismo e seriedade);
- Sites, portfólio, ou perfil em rede social relacionada a sua prática profissional (opcional).
Como você é da área tecnológica, seria uma boa ideia incluir o link do seu perfil profissional no LinkedIn. Além de permitir que o recrutador tenha acesso às informações completas e adicionais sobre você, isso ajudará a manter o seu currículo corporativo mais resumido. Outra excelente maneira de mostrar o seu potencial e talento é incluir um portfólio digital. Nele você destaca os projetos significativos na sua carreira e demonstra suas habilidades com evidências concretas de seu trabalho.
Exemplo de informação de contato para analista de sistemas
Yukihito Murayama
Ponta Grossa, Paraná
(42) 2238-2031
y.murayama@brmail.com
Perfil e Portfólio
linkedin.com/ym
behave.net/ym
Perfil e objetivo profissional
Quer convencer o responsável pela seleção de que você é o candidato ideal? Faça isso através do resumo profissional. Mostre sua capacidade de usar diferentes linguagens de programação que atendem às necessidades exclusivas da futura empresa. Escreva um texto resumido, consolidando suas qualidades, habilidades e aspirações no seu currículo de analista de sistemas e considere:
- Não ultrapassar 100 palavras;
- Escrever na terceira pessoa do singular;
- Usar um tom formal;
- Evidenciar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Ler a descrição da vaga e buscar o perfil do analista de sistemas mais adequado para o trabalho pode te ajudar. Por exemplo, a vaga é para um Analista de Sistema Protheus com conhecimento em manutenção e atualização do ERP Totvs Microsiga Protheus. Se você domina esse sistema integrado de gestão empresarial, coloque essa informação no seu texto.
Os profissionais experientes podem escrever um perfil profissional. Você destaca sua evolução e ética profissional, formação acadêmica, especializações e treinamentos, conquistas e principais qualidades. Mas, aconselhamos aos inexperientes, como estudantes e recém-formados, a fazerem um objetivo profissional. Você poderá dizer quais desejos quer conquistar e como o seu trabalho contribuirá para a empresa contratante.
Veja abaixo, exemplos de perfil para o currículo de um analista de sistemas.
Exemplos de perfil profissional para analista de sistemas
- Analista de sistemas com oito anos de experiência na criação e implementação de soluções informatizadas para instituições financeiras e organizações de saúde. Hábil na identificação das necessidades do cliente e das tendências do setor a fim de oferecer um serviço personalizado, com foco na eficiência e segurança dos dados.
- Profissional eficiente e com boas habilidades de relacionamento interpessoal, que contribuem para a prestação de um serviço de excelência e para o suporte à equipe em tarefas diversas, visando colaborar efetivamente com a rotina de trabalho.
Experiência profissional
O mercado de trabalho para analista e desenvolvedor de sistemas é muito exigente. Conforme a sua área de atuação, a experiência profissional se torna valiosíssima para os candidatos com uma trajetória laboral maior. São exigidos mais de cinco anos de experiência para arquiteto de soluções, enquanto os analistas e desenvolvedores de sistemas precisam de apenas dois anos.
Estes profissionais mais experientes devem incluir, no currículo de analista de sistemas, três experiências. Você decide: ou as últimas, ou as mais importantes da carreira. Liste-as da mais recente para a mais antiga. Pode ser um trabalho como autônomo, com carteira assinada, como consultor, etc.
Você é estudante ou recém-formado? Não se preocupe! Sabia que o mercado da tecnologia está cheio de oportunidades para candidatos em processo de formação? Tem vagas para analistas de sistemas júnior, trainees, estágios supervisionados, etc. Foque nas experiências práticas ou em algum trabalho, mesmo que não remunerado na área de TI, AI, ou afins. Como freelancer, estágio, voluntariado, participação em projetos acadêmicos, bolsista, etc.
Preencha essa seção incluindo essas informações no seu currículo de analista de sistemas sênior ou júnior:
- Título profissional (qual cargo você ocupou?);
- Período de ocupação deste cargo;
- Nome da organização onde trabalhou (instituição pública, privada ou sem fins lucrativos). Para os autônomos (use “autônomo” ou “consultor”);
- Localização do local de trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Destaque informações pertinentes à vaga quando descrever suas atividades. Quer trabalhar como Analista de Sistemas Pleno, com um nível intermediário de experiência? Dê ênfase a sua experiência comprovada em sistemas integrados ERP Protheus, SQL, ADVPL. Ou como Desenvolvedor de Sistemas Júnior? Foque nos trabalhos em desenvolvimento e manutenção de API’s e microsserviços.
Exemplo de experiência profissional para analista de sistemas
Janeiro 2022 – Atual
Banco Bradesco S.A – Ponta Grossa, PR
Analista de Sistemas
- Realização de testes funcionais no sistema, detectando possíveis problemas de interface, comportamento e desempenho, de modo a garantir o funcionamento correto de determinados comandos.
- Participação em reuniões com outros membros da equipe para analisar requisitos e discutir soluções aos problemas apresentados, prestando apoio na criação de estratégias para a execução dos trabalhos.
- Levantamento e especificação de requisitos para o desenvolvimento de um sistema, identificando as necessidades junto aos clientes que o utilizariam para que o trabalho fosse feito com confiança e eficiência.
Março 2018 – Janeiro 2022
Banco Santander – Ponta Grossa, PR
Analista de Sistemas
- Documentação dos projetos desenvolvidos, possibilitando o entendimento do funcionamento dos sistemas por profissionais da área de tecnologia e usuários.
- Análise do desempenho dos sistemas, avaliando a necessidade de mudanças para garantir o desempenho conforme o esperado.
- Criação de projetos de sistemas, definindo a arquitetura do software e a melhor linguagem de programação para o desenvolvimento do trabalho.
Junho 2017 – Fevereiro 2018
Hospital Geral Unimed – Ponta Grossa, PR
Analista de Sistemas Web
- Participação em treinamentos na área a fim de atualizar os conhecimentos e impulsionar o desenvolvimento profissional.
- Gestão da equipe de funcionários, atuando no recrutamento, treinamento e liderança diária.
- Análise de documentos e notas fiscais, providenciando a correção em caso de discrepâncias.
Formação acadêmica
É preciso ter nível superior, bacharelado ou tecnológico para atuar no mercado. Para um analista de sistemas, faculdades de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Software, ou áreas afins são importantíssimas.
Para manter-se competitivo no mercado, você precisa de constante atualização. Os cursos de capacitação, especialização, pós-graduação ou, até mesmo, certificações são bastante valorizadas na sua área. A formação educacional mais ampla dará um upgrade no seu currículo de analista de sistemas.
Liste sua formação, da mais recente para a mais antiga e depois cite a instituição onde estudou, o nome do curso e o ano de formação. Quem continua estudando, pode indicar o ano de conclusão. Se você busca pelo primeiro emprego ou estágio, vale indicar participações em minicursos, eventos ou oficinas relevantes ao trabalho que está se candidatando. Essas informações tornam-se desnecessárias, à medida que sua carreira avança.
Exemplo de formação acadêmica para analista de sistemas
2015 – 2017
Universidade Federal do Paraná – Curitiba
Mestrado em Gestão da Informação
2012 – 2015
Universidade Federal do Paraná – Curitiba
Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Habilidades ou competências
Como sua área de atuação é abrangente e diversificada, suas habilidades variam segundo o campo de especialização e o seu papel desempenhado em uma empresa. Mas, todos precisam se manter em atualização contínua pela natureza dinâmica da área de TI e IA. Tente ao máximo, acompanhar as novas tendências e tecnologias emergentes.
Para inserir habilidades relevantes ao seu CV de analista de sistemas, leia a descrição da vaga e busque o perfil do analista de sistemas ideal. Depois faça uma lista com habilidades técnicas e interpessoais.
As técnicas são necessárias para o seu trabalho prático, como executar testes e homologações de sistemas, conhecimento em Power BI e T-Cloud, implantação e sustentação de sistema ERP, etc. As interpessoais para interação em grupos, como demonstrar capacidade de proatividade, resiliência, contornar situações adversas, etc.
Ambas são importantes para os empregadores e fundamentais para incluir em um currículo. Veja alguns exemplos de habilidades técnicas e interpessoais para um currículo profissional de analista de sistemas:
Habilidades técnicas
- Boa redação para desenvolvimento de documentação técnica;
- Capacidade de interpretação de linguagens de softwares;
- Conhecimento em diferentes sistemas operacionais;
- Conhecimentos avançados de infraestrutura de TI;
- Organização para definir os critérios de sistemas.
Habilidades interpessoais
- Habilidades de relacionamento e trabalho em equipe;
- Iniciativa para propor ideias e melhorias à equipe;
- Proatividade para tomar a frente de projetos;
- Facilidade para resolução de problemas;
- Segurança na tomada de decisões.
Idiomas
Falar inglês é quase que obrigatório para trabalhar no ambiente da TI, AI e telecomunicação. Um candidato que não apresenta habilidades linguísticas pode sair em desvantagens, mesmo tendo um bom treinamento. Por isso, é importante investir em línguas estrangeiras por uma série de motivos.
Você pode colaborar com equipes internacionais, acessar recursos de informação e qualificação, realizar atendimento e suporte técnico para clientes internacionais. Além de ser um grande diferencial no seu currículo de analista de sistemas. Ter algum nível de conhecimento em mais de um idioma, demonstra sua capacidade de comunicação para uma audiência mais ampla. Finalmente, isso pode aumentar suas chances de competir pelas melhores vagas no mercado nacional e internacional. Assim, inclua os idiomas e o nível de proficiência.
Exemplo de idiomas para analista de sistemas
Inglês
C2
Proficiente
Japonês
C2
Proficiente
Alemão
B1
Pré-intermediário
Seções adicionais
Aqui é sua chance de continuar mostrando ao recrutador outras informações adicionais que complementam o seu perfil profissional. Você pode incluir hobbies e interesses pessoais, caso tenha pouca experiência na área. Pode ser uma boa ideia adicionar cursos livres, certificações, ferramentas e linguagens de programação, etc., sempre considerando os requisitos da vaga.
Exemplo de certificações para analista de sistemas
- PMP (Project Management Professional), PMI, 2019;
- Microsoft Certified: Azure Fundamentals, 2018;
- ITIL Foundation, Udemy, 2017.
Exemplo de expertise técnica para analista de sistemas
- Linguagens de Programação: Java, Python, C#, SQL;
- Ferramentas e Tecnologias: Docker, Kubernetes, Jenkins, Git;
- Bancos de Dados: MySQL, PostgreSQL, Oracle;
- Análise de Sistemas: UML, BPMN;
- Integração de Sistemas: SOAP, RESTful APIs.
Agora que você terminou de ler este guia completo de como fazer seu Currículo de Analista de Sistemas e ainda tiver dúvidas, saiba mais em como fazer um currículo.
Dicas para fazer um currículo de Analista de Sistemas
A seguir algumas dicas para você fazer um currículo de analista de sistemas perfeito.
Revise todo o seu currículo com atenção
Evite erros de gramática e de formatação quando terminar de fazer seu currículo de analista de sistemas. Erros ou frases mal-escritas deixam uma má impressão e diminuem suas chances de ser chamado para a entrevista.
Aumente suas chances incluindo uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação pode fazer toda a diferença no momento de ser chamado para uma entrevista. Se você não tiver muita experiência profissional, essa pode ser a sua melhor chance de convencer o empregador a te considerar para o trabalho. Se não souber por onde começar, confira os nossos modelos de carta de apresentação.
Faça um currículo de uma página
Inclua todas as seções obrigatórias sem exagerar na quantidade de informação, lembre-se que com tantos currículos para avaliar, o recrutador dará preferência aos que são concisos e objetivos.
Adapte seu currículo para cada oferta
Um currículo genérico não se destaca na corrida por uma vaga. Tente ao máximo adaptá-lo à oferta que está se candidatando. Busque e inclua palavras específicas que aparecem na vaga.
Use o nosso gerador de currículos
Para facilitar seu trabalho na hora de fazer seu currículo de analista de sistemas, use o nosso gerador de currículos. Com ele, você só precisa escolher um modelo, preencher e baixar. O gerador inclui ainda textos pré-escritos para você usar no seu perfil profissional e também descrições de atribuições para incluir na seção dedicada à experiência profissional.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Analista de Sistemas
Que detalhes pessoais devo incluir em meu currículo de analista de sistemas?
Mesmo não sendo obrigatório, você pode incluir hobbies ou interesses pessoais na seção “Informações Adicionais”. Fale sobre detalhes relevantes para a vaga em questão que sejam úteis para o seu no currículo de analista de sistemas. Por exemplo, se você pratica esportes, isso demonstra que você está disposto a enfrentar desafios. Caso faça trabalhos voluntários no final de semana, ensinando informática a turma da terceira idade, isso mostra um grau de humanização e engajamento social.
Que tipo de educação adicional devo incluir em meu currículo de analista de sistemas?
Como a grande parte dos concorrentes possui a mesma formação acadêmica que você, foque em cursos onlines, treinamentos específicos ou certificações relevantes para profissionais da sua área. Alguns certificados que podem enriquecer o seu currículo de analista de sistemas são: certificações Oracle Certified Professional (OCP), Microsoft Certified: Azure Administrator Associate, Certified Information Systems Auditor (CISA), Cisco Certified Network Associate (CCNA). Lembre-se de incluir o ano da certificação para mostrar a atualidade dos seus treinamentos.
Posso incluir a minha experiência como freelancer em meu currículo de analista de sistemas?
Sim! Muitos freelancers trabalham assim, ou porque gostam, ou para se manterem ativos enquanto procuram algo mais fixo. Se esse é o seu caso, mencione o período atuando como freelancer em seu currículo de analista de sistemas e destaque os projetos relevantes que você realizou desta forma.
Exemplos de currículo
Consiga a vaga certa com um currículo de Analista de Sistemas impecável
O momento de conseguir o emprego que você está buscando é agora. A sua experiência e as suas habilidades técnicas, combinadas com os conselhos dos nossos especialistas, te possibilitarão conseguir o trabalho que você deseja mais cedo do que você imagina. Não espere mais e experimente o nosso gerador de currículos para fazer um currículo de analista de sistemas perfeito!
* Bold não é associada à essas empresas.