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Um analista de marketing pode atuar tanto no âmbito digital quanto offline e em diversos setores, entre eles: atendimento ao cliente (CRM), e-commerce, marketing de influência, marketing estratégico, no ponto de venda, marketing de produto ou serviço, etc. Para conquistar uma vaga em um desses ramos, é essencial criar um currículo que reflita claramente seus conhecimentos, habilidades e experiências específicas em cada área.
Que bom que você nos encontrou! Aqui, você aprenderá a destacar seus diferenciais competitivos e sua trajetória profissional. No entanto, se você for um candidato em busca do primeiro emprego, precisará adotar outra abordagem, focando em suas habilidades transferíveis.
Está preparado para criar um currículo de analista de marketing que pode mudar os rumos do seu futuro profissional?
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Exemplos de currículo de Analista de Marketing
Veja exemplos de currículos de profissionais de sucesso para saber quais outras informações adicionais podem valorizar o seu perfil!
Ana Louise Thorsen
Presidente Prudente, São Paulo
(18) 2116-3646
al.thorsen@brmail.com
Perfil e Portfólio
linkedin.com/alt
behave.net/alt
Perfil Profissional
Experiência de dez anos como Analista de Marketing, planejando e executando ações de marketing em diferentes canais. Criativa e analítica, colaborando para a criação de campanhas que ajudassem a aumentar o engajamento da marca com o público-alvo tanto no on-line quanto no off-line.
Histórico Profissional
Dezembro 2020 – Atual
Casas Bahia – Presidente Prudente, SP
Analista de Marketing Sênior
- Organização dos eventos da empresa, desenvolvendo promoções, convenções e encontros de vendas para clientes internos ou externos, buscando aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com parceiros e clientes.
- Análise de KPIs, métricas e tracking de todas as ações de marketing executadas, propondo estratégias para obter novas fontes de tráfego e planos de ação para melhores resultados.
- Realização de pesquisas de disponibilidade de locais, recomendando os espaços disponíveis para eventos e garantindo a seleção, negociação e gerenciamento dos fornecedores e prestadores de serviço.
Julho 2017 – Novembro 2020
Magazine Luiza – Presidente Prudente, SP
Analista de Marketing
- Criação de relatórios que permitissem o acompanhamento da performance na geração de leads qualificados de venda (SQL), realizando análises de dados com foco na melhoria de resultados, tendo alcançado um aumento de 25% nas vendas.
- Coordenação de equipes multidisciplinares, incluindo designers, redatores e analistas de dados.
- Desenvolvimento e implementação de estratégias de mídia, incluindo planejamento de veiculação e otimização de investimentos.
Fevereiro 2015 – Junho 2017
Pontofrio – Presidente Prudente, SP
Analista de Marketing
- Consultoria em branding e posicionamento de marca, oferecendo insights estratégicos.
- Conferência e aprovação de materiais criativos, assegurando qualidade e alinhamento com a estratégia de marca.
- Coordenação de eventos promocionais e de lançamento de produtos, organizando a logística e execução.
Formação Acadêmica
2009 – 2013
UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista – Presidente Prudente
Graduação em Marketing
Habilidades
- Facilidade com a segmentação de clientes;
- Criatividade com conteúdos em redes sociais;
- Capacidade de interpretação de métricas de marketing;
- Conhecimento de funil de vendas para estratégias;
- Bom relacionamento e comunicação com clientes e colegas;
- Trabalho em equipe multidisciplinar;
- Proatividade, dinamicidade e flexibilidade na rotina corporativa;
- Comunicação eficiente no contato com os consumidores.
Idiomas
Alemão – C2
Proficiente
Inglês – B2
Intermediário
Ferramentas e Tecnologias
- Google Ads para publicidade online;
- Sistema SAP para administrar dados;
- SEO e SEM para otimização de campanhas online;
- Corel Draw, Photoshop, Illustrator e InDesign;
- Pacote Office, com ênfase em Word, Excel e PowerPoint;
- Google Analytics para estratégias de marketing digital;
Modelos de currículo de Analista de Marketing
Você sabe muito bem que criar e manter uma boa imagem empresarial é a alma do negócio. Por isso, ao enviar seu currículo, priorize modelos que valorizem a apresentação das suas informações de forma clara e profissional.
Em nosso gerador, você encontrará modelos de currículos que podem transmitir sua imagem profissional da melhor maneira. Se você é um analista de marketing digital ou estratégico, escolha modelos originais e modernos. Mas se o seu foco é no marketing tradicional, opte por modelos mais clássicos e formais.
Escolha o que melhor represente sua personalidade, inclua suas informações, edite e baixe no formato de sua preferência. Confira esses modelos abaixo, são todos editáveis!
Escolha o formato ideal de currículo para Analista de Marketing
O seu nível de experiência é fator determinante na hora de escolher o formato do seu currículo.
Analistas com uma longa trajetória podem optar pelo formato “cronológico reverso” para enfatizar o histórico de “Experiências Profissionais” mais recente para as mais antigas. Enquanto isso, aqueles que ainda não possuem experiência destacam as “Habilidades e Competências” com o formato “funcional”.
Como escrever um currículo de Analista de Marketing
A partir de agora, vamos lhe mostrar a melhor maneira para um analista de marketing apresentar seus detalhes profissionais de forma eficaz e objetiva. Para o recrutador ter a certeza de que você é o candidato ideal para a vaga, siga estas dicas de redação que tornarão seu texto claro, convincente e impactante.
Informação de contato
A primeira seção do currículo deve ser preenchida com muito cuidado para evitar problemas de comunicação entre você e a empresa. Certifique-se de deixar bem visíveis, no início do currículo, as mesmas informações impressas no seu cartão de visita, ou seja:
- Nome completo;
- Local de residência (cidade e estado);
- Telefone celular;
- E-mail (use um que transmita profissionalismo e seriedade);
- Perfil no LinkedIn ou portfólio digital (opcional).
Exemplo de informação de contato para analista de marketing
Ana Louise Thorsen
Presidente Prudente, São Paulo
(18) 2116-3646
al.thorsen@brmail.com
Perfil e Portfólio
linkedin.com/alt
behave.net/alt
Perfil e objetivo profissional
Todo mundo sabe que a primeira impressão é a que fica. Por isso, é fundamental apresentar-se ao recrutador da melhor forma, não é mesmo? Então, inclua um perfil profissional de 3 a 4 linhas, enfatizando sua carreira, realizações e ética, destacando suas conquistas e habilidades.
Entretanto, os recém-formados podem incluir seus objetivos profissionais futuros no setor de marketing, permitindo que o recrutador conheça um pouco da sua vontade de crescer nessa profissão.
É extremamente importante ler a descrição da vaga para incluir informações pertinentes, como áreas de atuação, conhecimento em processos administrativos, organização de eventos, marketing digital ou produção de conteúdo. Isso ajudará a mostrar que você se encaixa nas necessidades da empresa e está alinhado com suas expectativas.
Quando escrever o seu perfil lembre-se de:
- Não ultrapassar 60 palavras;
- Escrever na terceira pessoa do singular;
- Usar um tom formal;
- Destacar o domínio de funções e habilidades específicas da área.
Exemplos de perfil profissional para analista de marketing
- Experiência de dez anos como Analista de Marketing, planejando e executando ações de marketing em diferentes canais. Criativa e analítica, colaborando para a criação de campanhas que ajudassem a aumentar o engajamento da marca com o público-alvo tanto no online quanto no off-line.
- Analista de marketing com doze anos de atuação. Proativa, ágil e com facilidade para analisar métricas, segmentar públicos e otimizar campanhas, contribuindo para o crescimento da empresa por meio de insights baseados em dados.
Experiência profissional
Você já trabalhou no setor de marketing de alguma empresa ou organização? Ou atuou como analista em uma agência de marketing, publicidade ou propaganda? Agora é o momento de mencionar isso no seu currículo.
Mesmo que você tenha muitos anos de experiência, foque apenas nas experiências mais relevantes ou recentes. O recrutador não está interessado em todo o seu histórico, então inclua no máximo três experiências, descrevendo-as da mais recente para a mais antiga.
No entanto, se você acabou de se formar ou mudou de área de atuação, a estratégia ideal é focar nas experiências práticas, como estágios, voluntariado ou trabalhos supervisionados. Além disso, inclua experiências profissionais relacionadas à área de marketing, como assistente ou funções que envolviam atividades de comunicação e promoção de produtos ou serviços.
Essas são as informações que você deve incluir nessa seção:
- Cargo ocupado;
- Período do seu contrato;
- Nome da empresa ou instituição para qual trabalhou;
- Localização do trabalho (apenas a cidade);
- Lista com 2 ou 3 bullet points com as principais atividades, ou responsabilidades no cargo.
Ao preencher suas responsabilidades, não deixe de ler atentamente a oferta de emprego para incluir palavras-chave que ajudem a alinhar suas experiências com as expectativas do empregador. Por exemplo, se a vaga for para um Analista de Marketing Digital, é fundamental destacar suas experiências em acompanhar o desempenho de campanhas digitais, desenvolver estratégias de inbound marketing e otimizar conteúdo para mecanismos de busca (SEO).
Use uma escrita marcante que desperte o interesse do empregador. Adjetivos positivos como “experiente”, “criativo” e “eficaz” ajudam a destacar suas qualidades. Além disso, utilize verbos de ação, como “liderar”, “conduzir” e “criar”, que conferem um tom de proatividade e impacto ao seu histórico profissional.
Exemplo de experiência profissional para analista de marketing
Dezembro 2020 – Atual
Casas Bahia – Presidente Prudente, SP
Analista de Marketing Sênior
- Organização dos eventos da empresa, desenvolvendo promoções, convenções e encontros de vendas para clientes internos ou externos, buscando aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com parceiros e clientes.
- Análise de KPIs, métricas e tracking de todas as ações de marketing executadas, propondo estratégias para obter novas fontes de tráfego e planos de ação para melhores resultados.
- Realização de pesquisas de disponibilidade de locais, recomendando os espaços disponíveis para eventos e garantindo a seleção, negociação e gerenciamento dos fornecedores e prestadores de serviço.
Julho 2017 – Novembro 2020
Magazine Luiza – Presidente Prudente, SP
Analista de Marketing
- Criação de relatórios que permitissem o acompanhamento da performance na geração de leads qualificados de venda (SQL), realizando análises de dados com foco na melhoria de resultados, tendo alcançado um aumento de 25% nas vendas.
- Coordenação de equipes multidisciplinares, incluindo designers, redatores e analistas de dados.
- Desenvolvimento e implementação de estratégias de mídia, incluindo planejamento de veiculação e otimização de investimentos.
Fevereiro 2015 – Junho 2017
Pontofrio – Presidente Prudente, SP
Analista de Marketing
- Consultoria em branding e posicionamento de marca, oferecendo insights estratégicos.
- Conferência e aprovação de materiais criativos, assegurando qualidade e alinhamento com a estratégia de marca.
- Coordenação de eventos promocionais e de lançamento de produtos, organizando a logística e execução.
Formação acadêmica
Para atuar como um analista de marketing, é exigido do candidato um diploma de nível superior acadêmico ou tecnológico em Marketing, ou áreas afins, como Comunicação, Publicidade e Propaganda, etc. Se você possuir uma especialização ou pós-graduação, isso será um importante diferencial competitivo no seu currículo.
Assim, inclua sua formação mais recente e vá retrocendo. Não esqueça de adicionar o nome e o local da instituição de ensino superior, o nome do curso e o ano da formatura. Se você ainda não terminou os estudos, pode informar o semestre ou ano de conclusão.
Exemplo de formação acadêmica para analista de marketing
2009 – 2013
UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista – Presidente Prudente
Graduação em Marketing
Habilidades ou competências
Como sua profissão exige um trabalhador multitask, será necessário incluir uma série de habilidades, tanto técnicas quanto interpessoais. No entanto, é importante ressaltar que, como a área de marketing é muito ampla, cada setor e ramo de atuação de produtos ou serviços exigirá do candidato diferentes habilidades.
Por isso, lembramos da importância de ler atentamente a oferta de trabalho para personalizar seu currículo da melhor maneira, adicionando habilidades relevantes para o cargo a ser preenchido. Um Analista de Marketing de Relacionamento (CRM) precisará adaptar suas habilidades de forma diferente de um Analista de Marketing Estratégico ou de um Analista de Marketing de Mídia Paga.
Inclua entre seis e dez habilidades. As técnicas são aquelas que você adquiriu por meio de experiências de trabalho ou formação educacional. Podem ser a participação da criação e execução de campanhas, monitoramento e análise de métricas de desempenho das campanhas ou realização de pesquisas de mercado e análise da concorrência.
Já as interpessoais estão relacionadas aos seus traços de caráter e à forma como você se relaciona com colegas, superiores e clientes. Por exemplo, capacidade de liderança, negociação, criatividade, proatividade, trabalho em equipe e colaboração.
Veja mais alguns exemplos abaixo:
Habilidades técnicas
- Facilidade com a segmentação de clientes;
- Criatividade com conteúdos em redes sociais;
- Capacidade de interpretação de métricas de marketing;
- Conhecimento de funil de vendas para estratégias.
Habilidades interpessoais
- Bom relacionamento e comunicação com clientes e colegas;
- Trabalho em equipe multidisciplinar;
- Proatividade, dinamicidade e flexibilidade na rotina corporativa;
- Comunicação eficiente no contato com os consumidores.
Idiomas
Para que seu currículo de analista de marketing tenha um diferencial competitivo, use nosso gerador para incluir uma seção de idiomas e demonstrar suas habilidades linguísticas. Elas serão essenciais para você conduzir seu trabalho em uma empresa multinacional ou colaborar com equipes, ou clientes estrangeiros.
Exemplo de idiomas para analista de marketing
Alemão – C2
Proficiente
Inglês – B2
Intermediário
Seções adicionais
Além de idiomas, nosso gerador oferece, ainda, uma série de seções adicionais editáveis que podem ajudá-lo a potencializar ainda mais o seu currículo. Insira cursos, certificados, workshops, prêmios, ferramentas de trabalho ou softwares que você domina, além de outras informações relevantes.
Se você é recém-formado, pode também incluir hobbies e interesses pessoais, trabalhos voluntários, intercâmbios, entre outros, permitindo que o recrutador conheça um pouco mais sobre sua personalidade.
Exemplo de ferramentas e tecnologias para analista de marketing digital
- Google Ads para publicidade online;
- Sistema SAP para administrar dados;
- SEO e SEM para otimização de campanhas online;
- Corel Draw, Photoshop, Illustrator e InDesign;
- Pacote Office, com ênfase em Word, Excel e PowerPoint;
- Google Analytics para estratégias de marketing digital;
Como fazer uma carta de apresentação para Analista de Marketing
Para atuar no setor de marketing e vendas, é essencial dominar a técnica de persuasão. Utilize sua habilidade em persuadir e escreva uma carta de apresentação. Com ela, você pode detalhar suas qualidades e trajetória profissional, impressionando o recrutador com suas conquistas, habilidades e experiências.
Para candidatos inexperientes, a carta de apresentação é ainda mais importante. Através dela, você pode demonstrar seu interesse pela oportunidade de emprego, sua vontade de aprender e crescer na empresa. Aproveite um de nossos modelos prontos para destacar suas habilidades transferíveis, ou seja, aquelas que podem ser aplicadas em diferentes áreas e funções. Por exemplo: comunicação, liderança, gestão de tempo, organização, entre outras.
Leia mais informações como essas em como fazer um currículo!
Dicas para fazer um currículo de Analista de Marketing
Atenção aos detalhes
Ao enviar seu currículo, use os recursos de correção ortográfica do nosso gerador para realizar uma revisão completa de gramática. Verifique também a formatação do arquivo e se não há palavras repetidas. Um currículo bem escrito demonstra profissionalismo e atenção aos detalhes, qualidades muito valorizadas em sua profissão.
Faça um currículo de uma página
Tenha em mente que os recrutadores têm muitos currículos para analisar. Se você enviar um currículo de uma página, resumindo todas as suas informações, terá mais chances de ser chamado para a entrevista. Inclua também links para o seu LinkedIn ou portfólio digital, onde o recrutador poderá acessar mais informações, se necessário.
Use o filtro ATS a seu favor
O sistema de triagem de currículos ATS está sendo amplamente utilizado por muitas empresas. Por isso, ao enviar seu currículo, procure personalizá-lo ao máximo para a vaga de trabalho, incluindo palavras-chave que aparecem na descrição da oferta. Desta forma, você aumentará suas chances de passar pela triagem, garantindo que seu currículo chegue nas mãos dos responsáveis pela seleção dos candidatos.
Dê ao seu currículo o seu toque pessoal
Use um dos nossos modelos como referência e faça todas as alterações necessárias para o seu currículo de analista refletir a sua personalidade. O nosso gerador de currículos permite que você remova ou inclua novas seções, todas editáveis.
Use o nosso gerador de cartas
Incluir uma carta de apresentação a sua candidatura ajudará o recrutador a conhecê-lo melhor e ter a certeza de que você é um candidato com potencial. Se você não tem experiência, mostre como pode contribuir com o seu conhecimento para a futura equipe que você integrará. Use todos os recursos do nosso gerador de cartas e não perca mais tempo.
Perguntas frequentes sobre os currículos de Analista de Marketing
Como faço para adaptar meu currículo de analista de marketing a cada oferta de emprego?
Para começar, estude bem cada oferta de emprego para selecionar as palavras-chave que aparecem. Você pode encontrá-las nas seções “Responsabilidades e Atribuições”, “Requisitos e Qualificações”, “Informações Adicionais”. Ou simplesmente onde estiver escrito algo como “O que esperamos do funcionário”.
Estas palavras são as qualidades e os requisitos básicos que as empresas procuram em um candidato e, portanto, decisivas no momento de contratar um analista de marketing. Você pode incluí-las ao longo do seu currículo, mas precisamente no seu Perfil ou Objetivo Profissional, nas Habilidades e Competências.
Preciso incluir uma foto em meu currículo de analista de marketing?
Uma foto no currículo não é obrigatória. Você pode incluir se achar necessário, mas é proibido, pela Constituição Federal, discriminar um candidato com base na sua aparência física. Se for incorporar a foto ao seu currículo, escolha uma atual, de boa resolução e iluminação e com fundo neutro. Você deve usar roupas apropriadas e sorrir levemente para transmitir a ideia de pessoa acessível e amigável. Foque no rosto e ombros e use o corte de busto.
Não tenho experiência como analista de marketing, o que devo mencionar em meu currículo?
Está tudo bem, todo mundo já passou por essa fase antes de se tornar um analista em cargo sênior. Por isso, o seu currículo será diferente de um candidato experiente. No seu caso, a táctica é compensar a falta de experiência com outras informações relevantes.
Destaque suas experiências práticas adquiridas durante os estudos, assim como sua formação acadêmica. Inclua também a participação em conferências e oficinas em seções adicionais. Não se esqueça de enfatizar suas competências na seção de “Habilidades” e de incluir uma carta de apresentação que demonstre seu interesse pela vaga e sua motivação para aprender e crescer na área.
Exemplos de currículo
Seja contratado com um Currículo de Analista de Marketing imbatível
O setor de marketing é altamente competitivo, e você não pode entrar nesse jogo sem um currículo de Analista de Marketing que evidencie todo o seu potencial, habilidades e experiência na área. Use o nosso gerador e os conselhos dos nossos especialistas para alcançar seu objetivo profissional!
* Bold não é associada à essas empresas.